Como mudar de profissão (sem perrengue)

Oi! Seiiti Arata. Se você sente tristeza no domingo de noite por ter acabado o fim de semana, se você não gosta do seu trabalho atual e sonha em mudar de profissão, o que está acontecendo de verdade na sua vida? 

Perceba que existe uma incoerência, uma separação entre quem você é… e quem você gostaria de ser.

Para entender este processo psicológico, deixe a sua imaginação livre para poder explorar quais são seus sonhos, aspirações, objetivos. 

Talvez exista o desejo de viver uma vida diferente, mas ainda falta algo. Pode faltar dinheiro, faltar um certo tipo de relacionamento, faltar saúde, faltar habilidade e treinamento. De todos os elementos necessários, existe um que é especial. Com este elemento na sua mão, tudo fica mais fácil: dinheiro. Com dinheiro, você pode mudar de profissão sem passar por perrengue, sufoco, dificuldade.

É por isso que se você não está contente com seu trabalho atual e quer fazer uma transição de carreira com tranquilidade, primeiro é importante cuidar da sua reserva financeira.

Você precisa aprender a cuidar bem do seu dinheiro. Tem gente que até sente um arrepio quando ouve a palavra dinheiro. Ontem a gente publicou aliás o primeiro episódio de uma nova série, chamada Dinheiro Arata. Você viu? E quando anunciei o nome da série ser Dinheiro Arata, teve gente que tentou me alertar dizendo que talvez ficasse mais elegante dizer “Finanças Arata” ou “Economia Arata”… como se a palavra “dinheiro” fosse uma palavra feia. Existe muito tabu e muito sentimento conflitivo com dinheiro. Por um lado todo mundo precisa de dinheiro, mas por outro lado parece feio valorizar o dinheiro.

Parece óbvio dizer, mas é necessário tomar cuidado para não se transformar numa pessoa que odeia dinheiro. Dinheiro é uma ferramenta útil que pode e deve ser usada para melhorar a sua qualidade de vida.

O discurso de que devemos trabalhar com a nossa paixão é muito bonito na teoria, mas na vida real, longe das frases motivacionais das redes sociais, as contas continuam chegando. Você tem que pagar pelas compras de supermercado, pelo aluguel, eletricidade, e todos os outros gastos normais. Por isso é um erro enorme ignorar a importância do dinheiro no seu planejamento.

Antes de colocar em prática o seu sonho de mudar de carreira, você precisa pagar a si mesmo primeiro. Então vamos juntos criar um plano organizado e detalhado para transformar o seu sonho em realidade.

Para mudar de profissão do jeito certo, você deve seguir em velocidade otimizada. Não pode postergar muito, mas também não deve ser imprudente.

No tempo da geração dos seus avós e talvez até dos seus pais, o normal era começar uma profissão aos dezoito anos de idade e continuar fazendo este mesmo trabalho até se aposentar. 

Mas hoje em dia, o normal é ver pessoas que passam por duas, três ou mais profissões diferentes durante a carreira.

Isso acontece tanto pelo dinamismo do mercado quanto pela vontade que as pessoas têm hoje em dia de experimentar coisas novas. 

Então, vamos fazer uma atividade simples de autoconhecimento. Faça uma pausa no vídeo e pergunte a si mesmo: você fica sonhando com a chegada do final de semana para finalmente praticar o seu hobby? Você passa o tempo todo sofrendo com seu trabalho e queria já estar aposentado? Você deseja trocar a sua profissão por uma carreira diferente?

[pausa]

Estes são apenas alguns dos diferentes sinais de que você não está mais tão satisfeito com seu trabalho atual. É como se houvesse uma lacuna não preenchida.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

A boa notícia é que essa insatisfação pode ser resolvida com um planejamento simples. Para trocar de carreira profissional, você precisa de preparo. Por isso é que o setor de educação continuada tem prosperado tanto. A Arata Academy iniciou atividades de educação online para adultos no ano de 2007 e desde então tem acontecido um aumento gigantesco neste setor.

O motivo do aumento de demanda por educação continuada é que hoje existe uma abundância de informações, diferente de uma geração atrás. Hoje em dia, você pode ter acesso online aos recursos educativos para adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias para mudar de profissão. Muitos deles inclusive são gratuitos, basta você pesquisar e dedicar tempo.

Se por um lado existe bastante informação, existe também um problema. O tempo passa rápido. Por isso, você não pode ficar anos só estudando e planejando sem agir. É impossível consumir todas as informações existentes e por isso você precisa de um plano que otimize o seu tempo. Se você demorar muito, pode ser tarde demais para mudar de carreira e realizar seus sonhos. 

Um dos maiores arrependimentos que você pode ter ao final da vida é não ter seguido os próprios sonhos. Imagine viver uma vida inteira detestando o próprio trabalho. Que desperdício.

Apesar de ser importante agir para alcançar seus objetivos, você não pode agir de qualquer jeito. Seria imprudente largar o seu trabalho atual para se arriscar em uma nova área sem ter um bom plano. O planejamento responsável é especialmente necessário se você cuida do bem estar da sua família e é quem paga pelas despesas dos seus filhos ou pais, por exemplo.

Por isso, quando o assunto é mudança de carreira, a sua velocidade precisa ser otimizada. Não pode ser nem muito rápido nem muito devagar. E como é que você alcança a velocidade otimizada? Formando uma reserva financeira. 

A reserva financeira dá tranquilidade e coragem para você mudar de profissão sem perrengues.

A melhor maneira de mudar de profissão sem perrengues é formar uma reserva financeira e organizar um planejamento com os passos que você precisa dar.

Para esse planejamento, o primeiro passo é você calcular com precisão quais são os seus gastos mensais essenciais. Aluguel, energia elétrica, internet, educação… calcule todas as contas que vão continuar chegando e que você não pode eliminar ou negociar. Inclua também uma reserva de emergência para lidar com situações inesperadas.

Esse é o valor mínimo que você precisa ter guardado para sobreviver por um mês se abandonar o seu emprego hoje para se arriscar em uma nova carreira.

É bem provável que a sua transição de carreira não leve apenas um mês. Então o segundo passo do plano é você estimar quanto tempo vai levar para você sair do seu trabalho atual e conseguir um emprego na nova área de atuação.

Com isso, basta você multiplicar um pelo outro para chegar ao valor ideal da sua reserva financeira.

Imagine o exemplo de Lucas, um bancário que trabalha no mesmo banco há dez anos e que não aguenta mais ter a mesma rotina. Ele detesta o chefe e os colegas que ficam o dia inteiro fazendo política de escritório.

Imagine que Lucas gosta muito de cozinhar e que sonha em ser cozinheiro profissional em algum bom restaurante. O problema é que Lucas é pai de família e tem uma série de compromissos financeiros já assumidos. Ele fez as contas e viu que gasta todo mês pelo menos dez mil.

Analisando o mercado e conversando com cozinheiros conhecidos, ele viu que leva pelo menos seis meses para um cozinheiro sem experiência conseguir um trabalho na região onde ele mora. 

Multiplicando um pelo outro, Lucas chegou à conclusão que precisa de uma reserva financeira de pelo menos sessenta mil para fazer a transição de carreira com tranquilidade, sem prejudicar as contas da família.

Use o tempo de formação da reserva financeira para se capacitar para a nova carreira.

Enquanto não consegue juntar o valor que precisa para formar a sua reserva financeira, você não deve ficar parado. Pelo contrário. Você deve aproveitar esse tempo para se capacitar para a nova carreira enquanto ainda mantém o seu trabalho atual.

Esse tempo também precisa ser planejado. Imagine que você calculou que vai levar doze meses para formar a sua reserva financeira. Veja então quanto tempo por dia ou por semana você consegue se dedicar a estudar a sua nova profissão e planeje o que é possível para aprender nesses doze meses.

O seu plano precisa ser realista e tem que cobrir todas as áreas da sua vida, não apenas as finanças. Por exemplo, um plano incompleto e desequilibrado poderia apenas priorizar as finanças, economizando ao máximo. E qual é o problema de um plano desequilibrado que só valoriza finanças? É que este é um cenário que pode levar a problemas de saúde, de relacionamentos, ou falta de lazer e entretenimento. 

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Entende que é importante ter um plano que cubra todas as áreas da vida? Não enxergar a vida como um todo é o principal motivo pelo qual planos desse tipo fracassam.

Na parte da reserva financeira, os pontos que não podem ficar de fora do seu planejamento são: o cálculo do seu gasto mensal, o tempo estimado para conseguir um emprego na nova área de atuação, o quanto você consegue economizar por mês para formar a sua reserva financeira e quanto tempo você vai levar para formar essa reserva.

Mas além disso, o seu planejamento também deve considerar quanto tempo você consegue se dedicar a aprender a nova profissão enquanto mantém o seu trabalho atual e quais são as outras obrigações que você precisa manter nas outras áreas da sua vida, como família, saúde e lazer.

Pode até parecer muita coisa, mas ter um planejamento assim é muito melhor do que o estresse de arriscar uma mudança drástica sem reserva e sem organização. E também é muito melhor do que o arrependimento de ter passado a vida toda com o sonho não realizado de experimentar uma nova profissão.

Para mudar de profissão sem perrengues, você não pode esperar muito nem ir rápido demais. Existe um meio termo e ele está diretamente ligado a formar uma reserva financeira e planejar os passos que precisam ser dados para sair do seu trabalho atual e conseguir um emprego na nova área de atuação.

Essa reserva financeira precisa ser calculada com base nos seus gastos atuais e no tempo que você espera levar para conseguir mudar de carreira. Enquanto junta esse dinheiro, você deve ir aprendendo as habilidades necessárias para atuar na nova profissão.
Esse planejamento todo deve estar incluído em um plano maior, um plano que cubra desde os seus mais altos valores pessoais até as próximas tarefas que você tem para executar em todas as áreas da sua vida. Você pode aprender na prática a fazer um plano de vida assim no curso Planejando Sua Vida, que você pode conhecer agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/planejandosuavida