Como quebrar um ciclo vicioso

Oi! Seiiti Arata. Todo ciclo vicioso pode ser quebrado com uma interrupção de padrão. Antes de explicar a técnica da interrupção de padrão, vamos primeiro entender o que é um ciclo vicioso. O ciclo vicioso acontece quando você está passando por alguma fase de falta de motivação, de falta de organização, de uma preguiça que paralisa. 

No lado psicológico, os seus pensamentos são repetitivos. É como se um tipo de obsessão tomasse conta do seu cérebro. Você somente pensa naquela coisa desagradável, apesar de saber que isso claramente faz mal pra você. E quando alguém tenta conversar sobre algum outro assunto, você não tem interesse, pois a sua mente está repetindo de forma cíclica aquela mensagem que faz você se sentir mal.

Existem diferentes eventos que podem servir como gatilho inicial do ciclo vicioso. Por exemplo, ficar inconformado com alguma decisão política, ser abalado pelo falecimento do seu animal de estimação, descobrir que você foi traído por quem você mais amava ou ter sido demitido de maneira injusta no seu trabalho. São apenas alguns exemplos para ilustrar.

O que todos os exemplos possuem em comum é um evento negativo indesejado que já aconteceu. O evento surpreendeu você naquele momento que já passou… porém, mesmo depois de vários dias, você ainda continua pensando naquilo repetidamente e continua sentindo emoções negativas. 

Essas emoções afetam você de uma maneira tão forte que acaba se tornando difícil realizar tarefas simples do dia-a-dia, como cuidar da casa, fazer exercícios físicos, estudar e ter conversas agradáveis com as pessoas que fazem parte da sua vida. Apesar de não querer se manter neste estado negativo, você sente dificuldade de mudar. 

O ciclo vicioso é diferente de um quadro de depressão clínica, que precisa ser diagnosticada e tratada por um profissional de saúde. O ciclo vicioso é uma fase temporária que acaba passando naturalmente. Pode demorar um pouco, mas eventualmente você volta para um estado mental mais produtivo e positivo. Então, se é uma fase temporária, qual é o problema? O problema é sentir que você desperdiçou todos esses dias dentro do ciclo negativo sem ser produtivo, sem aproveitar a vida, sem cuidar de você mesmo.

Por isso é que vale a pena conhecer maneiras de escapar do ciclo vicioso de forma mais rápida. Hoje você vai conhecer a técnica de interrupção de padrão. Com essa técnica, que é bem simples, você vai conseguir sair dessas fases negativas com mais facilidade, sem ter que perder muito tempo da sua vida se sentindo inútil.

Consegue entender a vantagem prática de ter domínio desta técnica? É como ter um botão no seu cérebro que é capaz de sempre fazer você voltar ao comando quando você começa a se desviar dos seus objetivos. Quando você aprende a quebrar um ciclo vicioso, você pode retomar o foco sempre que necessário. Imagine como ficaria a sua vida quando você desenvolver essa capacidade. Gostou? É justamente o que vamos aprender a fazer agora.

Sua vida sempre terá fases positivas e fases negativas. Por isso, você deve aprender a sair das fases negativas de forma mais rápida.

Tente se lembrar de uma fase positiva da sua vida. Numa fase positiva, você está se alimentando bem, dormindo bem, lendo livros, fazendo exercícios, mantendo bons relacionamentos, produzindo muito no trabalho.

Tudo parece ir bem, até que alguma coisa acontece. Um novo chefe chega ao trabalho e impõe regras que não fazem o menor sentido para você. O partido político que você mais odeia toma conta do poder e parece levar o país à ruína. Uma lesão no joelho impede você de praticar os seus exercícios físicos. O investimento que você fez acaba despencando e você praticamente perde boa parte do seu dinheiro. Seu animal de estimação foi atingido por um carro ao atravessar a rua. Seja qual for o evento inicial, você entra na fase negativa.

Quando alguma coisa ruim acontece na vida, você pode entrar em um ciclo vicioso. Já que não consegue fazer mais exercícios, você perde a motivação de se alimentar bem. Como resultado, sente também preguiça de ler. Fica assistindo televisão até de madrugada. Isso prejudica o seu sono e aí você perde a concentração durante o dia, passando a produzir menos no trabalho…

Por isso é que este é um ciclo. Uma coisa leva a outra. E então de repente a sua vida ficou completamente bagunçada. Você perde toda a sua motivação. Você sabe muito bem que deveria implementar mudanças, mas sente dificuldade. Os dias e semanas vão se passando e você fica com um sentimento de conflito interno. Por um lado, gostaria que as coisas fossem diferentes. Por outro lado, não tem a motivação para mudar.

Essas fases ruins acontecem na vida de todo mundo. A vida é cíclica. Ninguém vive uma vida sem problemas. Por isso, não faz sentido lógico tentar evitar o surgimento de problemas ou eventos indesejados que possam dar início a uma fase ruim. Cedo ou tarde, os problemas vão aparecer inevitavelmente. A nossa sabedoria está em ter um preparo para sairmos desses ciclos negativos o mais rápido possível.

A melhor maneira de quebrar rapidamente um ciclo vicioso é usando a técnica da interrupção de padrão.

Já que as fases ruins são inevitáveis, vamos aprender uma técnica prática para você sair dos ciclos negativos mais rapidamente.

Essa técnica é chamada de interrupção de padrão. A interrupção de padrão não vai substituir uma terapia nem vai resolver todos os seus problemas do dia para a noite. Porém, a interrupção de padrão traz clareza para que você perceba que está em um ciclo vicioso e que é possível mudar.

A interrupção de padrão significa você tomar alguma atitude que esteja na direção contrária das ações que você está fazendo no momento.

Por exemplo, em um ciclo vicioso você pode estar fazendo ações negativas como dormir pouco, comer mal, procrastinar, não limpar a casa… ou exagerar no tempo que passa diante da televisão, videogame ou redes sociais. Essas ações negativas vão alimentando umas às outras, mantendo você em um padrão de negatividade.

Felicidade Seiiti Arata, Arata Academy

Então para quebrar o ciclo vicioso, o que você tem a fazer é interromper um desses padrões e tomar uma atitude radicalmente contrária, mesmo sem motivação.

Vamos dar um exemplo de alguém que está completamente desmotivado e há semanas sem fazer nada direito. A vida dessa pessoa está uma bagunça e isso se reflete na casa dela. Há dias que a louça não é lavada e o chão não é limpo.

Então de repente essa pessoa decide interromper o padrão. Ela poderia tentar voltar para a academia, voltar a ler livros, voltar a dormir melhor. Mas em vez disso ela decide simplesmente lavar a louça para interromper o padrão.

Do mesmo jeito que uma ação negativa leva a outra, basta uma ação positiva para interromper o padrão de um ciclo vicioso.

Neste exemplo, ao fazer uma ação relativamente pequena como lavar a louça, estamos interrompendo um padrão que faz parte do ciclo vicioso. 

Ao prestar atenção no ato de lavar a louça, estando cem por cento presente, podemos nos dar conta que estamos iniciando a quebra do ciclo. Não adianta lavar a louça enquanto seus pensamentos continuam repetindo as mensagens que aprisionam você no ciclo vicioso. É necessário estar presente. Para te ajudar com a presença plena, você pode ver o episódio 160 da série Oi! Seiiti Arata que fala sobre mindfulness.

Quando você se dá conta de que realizou uma ação positiva, ainda que simples, como lavar a louça, você pode dar o próximo passo. E então limpa a casa. A casa organizada dá vontade de organizar também os emails. O que dá motivação para retomar um antigo trabalho. Mas para ter concentração no trabalho é preciso dormir melhor. E dormindo melhor, você tem mais energia para voltar a fazer exercícios. E isso te inspira a se alimentar melhor…

Uma interrupção de padrão simples pode fazer com que você saia rapidamente de uma fase negativa, sem desperdiçar dias ou até semanas da sua vida em um ciclo vicioso. 

A única barreira que você tem que superar é a desmotivação de fazer mesmo essa pequena coisa. Quando nós estamos em um ciclo vicioso, até mesmo pequenas atitudes como lavar a louça parecem desafiadoras.

Por isso você deve interromper o padrão com o que for mais fácil para você. Escolha uma coisa pequena que quebre o seu padrão de comportamento negativo e faça essa coisa, mesmo que não tenha vontade nenhuma de fazer aquilo naquele momento. O segredo para a interrupção de padrão funcionar é esse: entrar em ação mesmo sem motivação.

Você não precisa de motivação para agir. O que você precisa é agir para ter motivação.

Se você conseguir agir, você sai da inércia. E precisa agir mesmo sem motivação. Você pode agir fazendo algo simples, como lavar a louça ou fazer uma caminhada. Você quebra o piloto automático e começa a se movimentar.

Essa pequena ação positiva alimenta outra e logo você começa a retomar a motivação que tinha antes. Não fique esperando a motivação aparecer para começar a agir. Em vez disso, você simplesmente age agora. E assim a motivação aparece.

A interrupção de padrão inverte a ordem esperada. Em vez de ter motivação para agir, você age para gerar motivação.

E se você acha que sempre é preciso motivação primeiro para depois entrar em ação, pense novamente. Você já faz todo dia várias coisas sem motivação. Você não precisa estar inspirado para escovar os dentes, colocar uma roupa, almoçar. Você simplesmente faz.

Então você também pode decidir simplesmente fazer uma ação que seja oposta ao padrão de comportamento vicioso. Uma ação pequena, mas que interrompa o ciclo de negatividade. Essa é a atitude mais difícil, porém uma vez que você se coloca em movimento, a tendência é seguir em movimento.

Celebre as suas pequenas atitudes. A sua felicidade é construída por pequenos blocos de contentamento.

Lembre-se de celebrar as suas pequenas atitudes. Você pode inclusive se recompensar por ter agido de maneira positiva.

Nós costumamos pensar na felicidade como essa coisa grandiosa, que acontece quando realizamos grandes feitos na vida. Mas a psicologia positiva mostra que essa felicidade geral e contínua não é o que acontece na prática. Na verdade, a felicidade é construída por pequenos blocos de contentamento, que estão nas pequenas coisas da vida.

Quando você está em um ciclo vicioso, o seu estado mental acaba vendo só negatividade em tudo. Por isso, celebrar pequenas atitudes e ficar contente por ter entrado em ação é uma parte importante da técnica de interrupção de padrão.

Felicidade Seiiti Arata, Arata Academy

Fazendo isso, você satisfaz tanto o lado mais racional quanto o lado mais emocional do seu cérebro. Afinal, mesmo durante um ciclo vicioso, o seu lado racional sempre sabe o que você deveria estar fazendo. O problema é que o lado emocional está tão negativo que mesmo sabendo o que você tem que fazer, você acaba não fazendo.

Por isso é importante se recompensar pelas pequenas vitórias. Ficando contente por cada pequeno passo, você começa a montar os pequenos blocos que formam um estado maior de felicidade. E isso permite a você dar passos maiores, escalando as suas ações até estar de volta ao seu melhor estado de produtividade e positividade.

Todos nós vivemos altos e baixos. Mas você pode intencionalmente manipular as suas ações para que as fases negativas durem o menor tempo possível, para que você possa rapidamente voltar ao seu melhor estado mental.

Para fazer isso, você precisa interromper o padrão de negatividade. Precisa tomar uma pequena atitude que seja radicalmente oposta aos padrões de comportamento que você tem durante uma fase ruim.

Essa pequena atitude vai colocar você em movimento, trazer motivação e deve ser celebrada como uma pequena vitória. A junção dessas pequenas vitórias vai trazer você de volta para o estado de produtividade e felicidade que você merece.
A Arata Academy te convida para conhecer o curso Felicidade. Neste treinamento online, você aprende várias técnicas comprovadas pela psicologia positiva para manter o estado de positividade pelo maior tempo possível, evitando os ciclos viciosos. Você pode participar do projeto Felicidade agora mesmo. Basta acessar o endereço https://arata.se/felicidade