Produtividade Arata! Se você está com dificuldades em se organizar, a dica de hoje é usar listas de tarefa. As listas vão ajudar a atingir seus objetivos e principalmente transformarão você em uma pessoa menos estressada, desorganizada e esquecida.
Pense naquele momento em que você recentemente esqueceu de realizar uma tarefa importante. Isso não te gerou uma frustração, um stress, um sentimento de culpa? Pois bem, se você estivesse com uma listinha que pudesse marcar se a atividade está realizada ou não, tudo seria mais suave.
1. A lista de tarefa reduz o nosso stress
Para que o seu cérebro funcione com máximo potencial, você não quer desperdiçar capacidade com nervosismo ou stress desnecessário. Se você usar listas para se organizar, dá pra evitar muita ansiedade em não ter controle das coisas.
Qual é o conselho que nós damos para aqueles amigos afobados que vivem reclamando que tem um milhão de coisas para fazer?
A primeira coisa é ter calma, respirar com tranquilidade e fazer uma coisa de cada vez. A pior coisa que existe é ficar sem foco, tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo e não concluir nada direito.
Isso tudo alimenta o medo de não conseguir dar conta do recado. Mas assim que nós começamos a criar as listas, nossa ansiedade diminui pois agora temos a segurança de que não vamos esquecer de algo importante. Está anotado.
2. A lista de tarefas aumenta as chances de realizar objetivos
A professora Gail Matthews realizou um estudo com 267 participantes e observou que o ato de escrever nossas tarefas aumenta as chances de realização. Isso está ligado ao fato de que ao escrever nós ganhamos maior consciência e comprometimento com a tarefa. Pense bem: se é algo que me dá preguiça de simplesmente escrever uma frase a respeito, será mesmo que eu vou ter motivação pra realizar?
3. A dinâmica entre planejamento e execução
Pra poder deixar de sofrer com ansiedade, precisamos ter a visão do todo, saber quais são exatamente as tarefas prioritárias, saber quais são opcionais, qual é a hierarquia de importância (isso se chama fase de planejamento, que pode ser feita rapidamente) e depois partir para a fase de execução.
Nenhum plano é perfeito quando é concebido. Todo plano precisa ser atualizado conforme é executado. Talvez durante a execução a gente perceba que temos que mudar a ordem hierárquica de algumas tarefas, que podemos eliminar outras tarefas ou mesmo precisamos adicionar tarefas novas. Ou seja, as fases de planejamento e execução não são completamente separadas uma da outra.
Você que acompanha faz tempo o trabalho da Arata Academy seja aqui nos vídeos grátis que nós publicamos no YouTube (assine o canal) seja dentro dos cursos avançados que temos apenas para os alunos dos nossos treinamentos, já percebeu que eu sempre dou ênfase para o valor de colocar a mão na massa, de executar as ações que nos trazem resultados.
Mas ao mesmo tempo, temos que valorizar esta fase de planejamento, pois é ela que permite a boa execução. Repito: Sem bom planejamento não existe boa execução.
4. Como criar suas listas
Primeiro, você vai escrever, não interessa se você vai usar papel e caneta ou se vai usar algum aplicativo digital. Escreva todas as tarefas que precisa realizar. Depois de escrever, está na hora de organizar a lista dividindo os assuntos conforme a dimensão da sua vida (se é algo profissional, se é familiar, se é acadêmico, se é de lista de compras para a casa) e, por fim, qual é a prioridade. Eu já expliquei isso em detalhes no link aqui.
Eu quero muito que você assista o vídeo deste link pra que você entenda a estrutura do gerenciamento de tempo pra se organizar com as listas de tarefa. No próximo vídeo da nossa série Produtividade Arata eu vou continuar o papo, combinado?
O que é mais importante neste processo, pra você que deseja ser mais organizado com as listas de tarefa, é saber quais são as três atividades prioritárias. É nelas que você vai se dedicar. E com relação às outras, você vai ativamente EVITAR. Se não é prioridade, não faça! Conclua a prioridade primeiro.
E se por acaso a sua atividade prioritária demora muitas horas, muitos dias para ser realizada, então reformule. Quebre esta atividade em pedaços menores, pra que você possa concluir a prioridade e daí no tempo que sobra poder dedicar um pouquinho de tempo também naquilo que não é prioritário mas também é importante pra ter equilíbrio na vida. Esse é o foco saudável que vamos alcançar.
A sua lista de tarefas é sempre uma ferramenta para ajudar. Quando você começa a sentir pavor de encostar na lista de tarefas, isso significa que ela está bagunçada e não está fazendo diferença entre diferentes contextos e dimensões da sua vida. Talvez ela não tenha prioridades. Talvez as tarefas não estejam claras ou realizáveis. Visite agora o link aqui para ver um vídeo mais detalhado sobre os principais erros cometidos e o que fazer pra evitar.