Produtividade Arata! Hoje vamos examinar em detalhes o exemplo real de um empresário que tem sido admirado cada vez mais no círculos de negócios. Elon Musk é um empresário que acumulou ao mesmo tempo funções de liderança em uma empresa de exploração espacial (a SpaceX), uma empresa automotiva inovadora (Tesla) e também de energia solar. Ele é pai de cinco filhos e tem várias outras responsabilidades.
1. A multitarefa certa aumenta a produtividade
Você que acompanha o trabalho da Arata Academy faz tempo deve saber que o nosso curso Produtividade Ninja existe por muitos anos e tem milhares de clientes satisfeitos. Aliás, se você digita a palavra PRODUTIVIDADE no Google, uma das primeiras sugestões é produtividade ninja, o que é muito bacana!
E por todos esses anos, um dos conceitos que nós trabalhamos no Produtividade Ninja é a capacidade de adquirir um grande poder de concentração e isso nós fazemos juntos com atividades para diminuir a multitarefa. Mais especificamente, nós controlamos o que é a multitarefa prejudicial. Ou seja evitamos realizar muitas coisas ao mesmo tempo porque desta maneira nós ganhamos mais qualidade do que realizamos.
No episódio da semana passada da nossa série nós vimos que também existe a multitarefa certa, usada para alcançar grandes resultados. E nas diferentes entrevistas e materiais que documentam o estilo de trabalho de Elon Musk, nós percebemos que ele também usa a multitarefa certa. É aceitando o preço de realizar múltiplas atividades que você terá como desenvolver vários projetos.
2. Você precisa pagar o preço das suas escolhas
Pra quem diz que também gostaria de ter a condição de tocar múltiplos projetos grandes como o Elon Musk, a primeira pergunta a se fazer é: você aceitaria pagar o preço para isso?
Para dar conta das grandes responsabilidades entre a empresa espacial e a empresa de automóveis, Elon Musk utiliza várias técnicas de multitarefa. Ele envia e-mails enquanto vai caminhando pro banheiro ou dentro do carro, devora o almoço em cinco minutos ao mesmo tempo que faz uma reunião e até mesmo responde e-mails enquanto está brincando com os próprios filhos.
E esse aspecto foi bastante criticado pelo público e inclusive por fãs de seu trabalho. Nas redes sociais, as pessoas começaram a atacar Musk perguntando qual é o motivo de ele ter filhos se pra ele é mais interessante responder email enquanto está com eles.
Apesar de admitir que não vê os filhos o suficiente, ele diz que se sente capaz de trabalhar enquanto brinca com as crianças e inclusive diz que filhos são incríveis e que todos deveriam ter filhos. Musk acha que seus filhos já estão numa idade que não precisam de receber uma atenção plena e por isso ele consegue responder e-mails enquanto brinca com as crianças.
Se ele não trabalhasse ao mesmo tempo em que está com os filhos, ele não teria como dar conta do trabalho. Ou seja, ele sabe que existe um sacrifício pessoal e resolveu pagar o preço para chegar onde chegou.
O sacrifício também acontece no nível pessoal e de saúde. Em alguns momentos difíceis, Elon Musk trabalhava tanto e de forma tão intensa que a sua esposa achou que ele poderia ter um ataque cardíaco a qualquer momento. Diz ela que ele estava com um rosto que lembrava a morte.
3. Sacrifício de horas de sono
Lendo a biografia de Elon Musk nós vemos que uma maneira de enfrentar tantos desafios era reduzindo a quantidade de sono. Em épocas mais difíceis em que as empresas dele passaram por crises, era normal trabalhar mais de cem horas por semana, o que dá quase quinze horas de trabalho todos os dias. Hoje ele tem um ritmo mais leve: 80 a 90 horas semanais.
Isso seria aproximadamente 45 horas dedicadas para cada uma das duas empresas o que não é não opinião dele o suficiente não é muita coisa.
Elon Musk confessa que na época que trabalhava 100 horas por semana era algo muito doloroso. A dificuldade e a dor de trabalhar tantas horas aumentava exponencialmente. Não era um desconforto linear. Quando ele passou pelo pior momento que foi a crise financeira de 2008 e 2009, todos os dias eram horríveis: ele trabalhava absolutamente todas as horas acordado, sete dias por semana e sonhando com trabalho.
Hoje as empresas estão em uma melhor condição e ele aproximadamente seis horas a seis horas e meia por dia.
4. É necessário ter motivação
Obviamente pra seguir esse caminho é necessário ter motivação e energia.
De um lado ele dizia usar bastante cafeína para conseguir dar conta do dia-a-dia. Antes ele dizia consumia oito latinhas de Coca-Cola diet por dia junto com várias xícaras de café. Chegou momento em que ele ficou tão elétrico que ele começou a sentir que estava perdendo a visão periférica. Em entrevistas mais recentes ele diz ter reduzido para no máximo duas latas de Coca Cola diet e dois cafés.
Mas o que os amigos próximos dizem é que a motivação verdadeira de Elon Musk para fazer tantos sacrifícios e assumir tantos riscos é em salvar a humanidade. Pela SpaceX ele está avançando a exploração espacial, encontrando novos lares para a raça humana. E a missão da Tesla é acelerar a transição do mundo para a energia sustentável.
Aqui temos um conceito de propósito que nós já abordamos tanto dentro do Produtividade Ninja e também em alguns vídeos grátis no nosso canal YouTube que você pode ver neste link.
5. É necessário ter uma mentalidade que deseja buscar realizações.
Vou te dar dois exemplos extremos: um tipo de mentalidade pensa que ao realizar coisas nós gastamos energia ficando cansados. É pensar “Que dia terrível, cansativo, trabalhei demais!”
O outro tipo de mentalidade é aquele que busca realizações para se sentir bem, para sentir que estamos fazendo algo que vale a pena de acordo com plano maior. Se passar um único dia sem sentir que uma grande realização foi realizado haverá insatisfação. A energia e a motivação vem justamente de realizar coisas. E para isso, é necessário ter uma visão bastante clara sobre o que se deseja realizar, qual a importância disso, como você se sente bem realizando isso e é exatamente essa conjunto que vai fazer com que você siga adiante. Outras pessoas vão desistir. Elas vão se sentir miserável e se você sentir vítimas vão se sentir exploradas vão sentir que elas merece um descanso.
5. Você melhorando sempre.
É importante buscar a melhoria continuada. Sem isso não existe crescimento.
A dica mais importante que ele dá até um mecanismo de receber um retorno crítico sobre o que está realizando. Ele acredita que é importante constantemente pensar naquilo que nós estamos fazendo e o que podemos melhorar as nossas ações. Esta é a de que é mais valiosa: constantemente fique pensando como você pode fazer as coisas melhor e fique questionado.
Será que este estilo serve pra qualquer pessoa? Obviamente não. Como eu sempre gosto de dizer é importante que você tenha desenvolvido o seu auto conhecimento para entender aquilo que é importante para você. É apenas você quem pode avaliar, ponderar qual é o preço das suas escolhas e encontrar a motivação. É só você quem pode fazer uma escolha consciente se faz sentido realizar um grande sacrifício para ir atrás de algo que você acredita.
Por transparência eu preciso dizer que na data de gravação deste vídeo eu tenho investimento em ações da empresa Tesla e qualquer decisão financeira que você realize após assistir este vídeo é de sua inteira responsabilidade.
E para finalizar eu faço o convite para que você conheça o nosso curso Produtividade Ninja em que eu trago para você de forma fácil de entender e aplicar os segredos de produtividade dos mais diferentes perfis e você tem vários exercícios para adaptar de acordo com a sua personalidade, seus objetivos e suas preferências. Você pode ir para o link aqui para assistir a primeira aula agora