Na tentativa de evitar o avanço do coronavírus, as universidades mais prestigiadas no mundo estão migrando seu ensino para o modelo de aulas online. Saiu hoje em O Estado de São Paulo (fonte):
Na Itália, a busca por implementação de ensino online tem sido uma das prioridades (fonte – em italiano) e o mesmo tem acontecido em diferentes lugares do mundo, da China (fonte – em inglês) até Dubai (fonte – em inglês).
A intenção é boa, porém haverá muita dificuldade de implementação.
Desafios do ensino online para as universidades.
As instituições de ensino tradicionais não possuem ainda boa metodologia de produção de audiovisual. Muitas das aulas são gravadas com pobre qualidade de áudio, que torna difícil entender o que é dito. O vídeo é frequentemente gravado com algum tipo de webcam, aproveitando uma aula presencial.
Quando você vai hoje assistir uma aula, muitas vezes existe um serviço de streaming que captura o áudio geral do ambiente e transmite um vídeo de baixa resolução pela web. Esse streaming fica armazenado nos servidores e é reaproveitado para os próximos anos.
Ou seja, em vez de pensar no conteúdo de uma aula originalmente destinada a ser oferecida online, as universidades estão se apressando e improvisando. Elas simplesmente usam a gravação da aula do ano anterior e fazem upload.
Desafios da educação à distância para professores.
Os professores mais tradicionais não estão habituados a falar para a câmera. Não possuem o costume de se comunicar com uma audiência que está vendo os vídeos dentro de casa ou outro ambiente com interrupções e distrações.
É muito frustrante assistir a uma aula online em que o professor perde tempo falando sobre algo que é apenas relevante para quem está na sala de aula.
Outro aborrecimento é quando algum aluno da sala de aula faz uma pergunta, mas que é impossível de entender, pois o aluno estava longe do microfone.
Esses são alguns dos problemas de não criar uma aula pensando na experiência online a partir do conceito inicial.
A audiência que estuda em casa é uma audiência que está em um estado psicológico completamente diferente da que comparece a uma sala de aula. Este é o ponto de maior relevância para quem deseja estudar com sistemas online.
Desafio de aprendizado para você, que é estudante.
Além disso, os próprios alunos terão que enfrentar os desafios de aprenderem sozinhos em casa, usando sua conexão online. E infelizmente não possuem o devido treinamento sobre como aprender.
É por estes motivos que o curso Como Aprender Mais Rápido é cada vez mais atual e necessário. Para acesso aos materiais do Como Aprender Mais Rápido, você pode utilizar este link.