Hoje eu quero compartilhar com você uma técnica bem simples e prática pra melhorar a sua comunicação.
Em especial sua comunicação com uma pessoa amada, que pode ser alguém da sua família, pode ser a sua cara-metade. E com um pouco de criatividade, dá inclusive pra melhorar relacionamentos com colegas de trabalho ou outras pessoas.
O nome que eu dou pra esta técnica é “VOLTA A FITA”, é fácil de entender e é uma técnica de comunicação que pode salvar relacionamentos e você já vai descobrir por que.
Eu sou Seiiti Arata, da Arata Academy e na nossa empresa nós oferecemos treinamentos online pra atender diferentes necessidades dos nossos clientes. Este aqui é um vídeo grátis que fica no nosso canal youtube.com/ArataAcademy como uma forma de agradecimento ao apoio de todos vocês. Se este for seu primeiro contato conosco, aproveita pra cadastrar seu email em www.ArataAcademy.com pra você receber mais materiais.
Pra que você aproveite a técnica “VOLTA A FITA”, eu só peço que você tenha aí um caderno e caneta pra fazer algumas anotações. Se precisar, faça a pausa do vídeo pra pegar o material de anotação.
Pronto? Muito bom. A técnica “VOLTA A FITA” funciona igual aqueles aparelhos antigos de música com fita cassete: quando alguém queria escutar de novo, bastava apertar o botão pra voltar a fita e ouvir novamente.
Aqui pra nós, Voltar a Fita é uma forma de respeito, ouvindo atentamente a outra pessoa.
Muitos desentendimentos e problemas de comunicação iniciam quando alguém diz A e eu escuto B. Isso é escutar mal. É aplicar uma interpretação distorcida sobre o que foi dito.
Aliás, o pior tipo de escuta é quando estou no meio de uma conversa apenas esperando a outra pessoa parar de falar pra chegar a minha vez de dizer o que eu penso. Quando eu não escuto, o foco está totalmente em mim, eu quero falar mas não tenho muito interesse em ouvir com atenção plena. Na verdade, estou escutando sim, mas não estou escutando pra entender a outra pessoa: eu estou escutando pra encontrar FALHAS no argumento da outra pessoa, pra provar que ela está errada e eu estou certo. A minha fala geralmente começa com “Tá bom, mas…” e daí pra frente é uma sequência de pedrada que eu atiro pra que eu saia vitorioso da conversa.
Voltar a Fita é de um valor inestimável na nossa comunicação. Quando eu volto a fita, eu faço um esforço consciente de ficar quieto, de deixar minhas ideias pra depois. Primeiro, eu faço questão de demonstrar o meu respeito e ouvir o que a pessoa diante de mim está dizendo. E assim que ela termina de falar, eu repito o que acabei de escutar. Eu volto a fita.
Então anote aí no seu caderno algumas formas de fazer isso:
– Fulano, obrigado por ter me explicado o que você sente. Então quer dizer que… (repita o que você ouviu)
– Ah, acho que entendi. Em outras palavras, pra você … é isso mesmo? Me corrige por favor se não for isso?
– Me ajuda a entender o que você falou? O que eu entendi foi que …
– Pra mim é muito importante ter certeza que consegui te entender. Tudo bem de eu te contar o que foi que consegui entender? É verdade que …. ?
Repare em todas as frases de exemplo que existem duas partes. A primeira parte demonstra o seu genuíno desejo em ter uma boa comunicação, de compreender a pessoa. E a segunda parte é uma repetição daquilo que você ouviu, daquilo que você entendeu.
Voltar a Fita vai ajudar a fortalecer seu relacionamento com a pessoa diante de você. Ela vai se sentir inclusive mais estimulada a contar coisas que antes estava guardando só pra ela. Quando ela percebe seu interesse em ouvir é que ela solta tudo aquilo que estava acumulado e talvez prestes a explodir. E nos momentos mais agitados, eu sempre quero me lembrar do propósito da comunicação: quero manter o respeito, quero primeiro ouvir e me certificar que entendi direito. Só depois é que eu vou falar.
Antes de eu começar a me abrir, eu primeiro pergunto o que mais a pessoa deseja me dizer. Dou tempo pra ela. Só depois que ela me confirma que ela falou tudo o que queria, daí então eu digo que tenho vontade de também me abrir. Pergunto se ela tem interesse em me ouvir.
Se ela quiser me ouvir, então eu procuro me expressar com bastante clareza e daí uso a técnica de Voltar a Fita, só que ao contrário: quando eu termino de falar, eu peço que ela me conte o que foi que ela ouviu. Aqui vão alguns exemplos:
– Fulano, tenho um enorme respeito por você e quero muito ter a certeza de que eu fui compreendido. Você pode por favor me contar o que foi que entendeu que eu disse?
– Não tenho certeza se escolhi as palavras certas pra me expressar. Me ajuda a verificar se consegui compartilhar com você o que penso? O que foi que você ouviu?
– Vamos verificar se a gente está se entendendo? Me diz o que você entendeu desta conversa nossa?
Entendeu o que estamos fazendo aqui? É a técnica de Voltar a Fita, mas é ao contrário. É a outra pessoa quem vai te contar o que foi entendido. Por que? Nós não queremos falar A e deixar a outra pessoa entender B. Ao usar a técnica reversa, você terá como perceber se houve algum problema de comunicação e poderá esclarecer o que é necessário.
Antes de encerrarmos este vídeo, quero também passar pra você duas dicas adicionais. Mas antes vamos revisar o que vimos até agora.
– Muitos problemas de comunicação acontecem quando a gente diz uma coisa e a pessoa do outro lado escuta outra coisa
– Também acontece o contrário: as pessoas dizem uma coisa pra gente, só que nós é que interpretamos errado
– Um primeiro passo pra melhorarmos é dedicar atenção plena, escutando o que o outro está dizendo. Sem ficar com aquela ansiedade de “chegar a nossa vez” pra falar. Primeiro, eu vou escutar
– Pra ter certeza que eu escutei corretamente, eu uso a técnica de Voltar a Fita: eu repito o que eu entendi e pergunto se é isso mesmo e peço que eu seja corrigido se eu não tiver compreendido direito
– Somente depois que eu termino de ouvir tudo o que a outra pessoa tem pra dizer, eu pergunto se ela tem interesse em me ouvir. Caso ela queira me escutar, eu falo e ao final eu uso a técnica Voltar a Fita ao contrário: eu peço que ela diga pra mim o que ela escutou. E me ofereço pra fazer os ajustes e correções se eu não tiver sido bem entendido
Pronto? Só com isso eu espero que você tenha conversas maravilhosas, mas eu tinha prometido duas dicas adicionais.
1) Cuidado quando a outra pessoa diz “tá bom, já entendi”.
Quando você faz a técnica de Voltar a Fita ao contrário, e pede pra que a outra pessoa te conte o que ela ouviu, é muito provável que ela só abaixe a cabeça e te diga “tá bom, tá bom, eu entendi”.
Neste momento, com muito carinho, eu posso insistir: “Eu não perguntei se você entendeu. A minha pergunta foi diferente. Eu pedi que você me contasse, com suas palavras, O QUE foi que você entendeu”.
– Sim, sim, eu te entendi
– O que é que você entendeu? Por favor, me diga com suas palavras o que foi que eu tentei passar pra você
Entende? A técnica de Voltar a Fita só vai ser plenamente aplicada quando a outra pessoa realmente repete corretamente a mensagem que você desejou transmitir.
2) Cuidado pra não perder a calma
Se você perder a calma no meio dessa conversa, fica difícil continuar escutando. Fica difícil ser escutado. Neste vídeo rápido de hoje nós ainda não vamos entrar muito nesta área, mas basicamente o que nós queremos é compreender que a pessoa diante de nós não tem o desejo de nos ofender, de nos machucar ou ser injusta conosco. Ela está apenas se comunicando do jeitinho dela, ela está apenas se abrindo e foi isso o que nós pedimos. Nessa conversa nós pedimos pra escutar.
Portanto, eu não quero nesta conversa ficar retrucando, me defendendo, contra-atacando ou tentando provar quem está certo ou errado.
O que realmente vai ajudar é o meu respeito em ouvir, em compreender.
E eu sei que este vídeo provavelmente despertou muitas dúvidas em você. E isso é bom. Sempre que nós questionamos, isso permite refletir, permite usar a nossa criatividade pra fazer as coisas de forma diferente.
Mas vamos um passinho de cada vez. Se você apenas conseguir colocar em prática a técnica de Voltar a Fita como eu procurei passar pra você neste vídeo, eu acho que você já vai conseguir resultados muito bons. Por favor fique à vontade pra contar pra gente nos comentários como foi que você aplicou a técnica de Voltar a Fita e contar pra gente o que aconteceu.
Se você chegou até aqui, eu acredito que você tem interesse em técnicas de comunicação. A Arata Academy tem um curso específico sobre comunicação inteligente, que você pode usar agora o link aqui.