Estes empregos vão desaparecer no futuro próximo

Oi! Seiiti Arata. A tecnologia está evoluindo tão rápido que no futuro próximo, muito antes do que você imagina, nós vamos viver em um mundo sem empregos. E por isso você precisa começar a pensar agora no que você vai fazer quando esses empregos acabarem.

Essa não é uma especulação futurista. A substituição do trabalho humano por máquinas, robôs e algoritmos já está acontecendo hoje e vem crescendo em um ritmo exponencial.

Porém, como nós raciocinamos de uma maneira linear, sentimos dificuldade em compreender o quanto esse mundo sem empregos está perto de acontecer. Para muitas profissões, inclusive, ele já aconteceu. 

Cuidado para não se enganar achando que o seu caso é diferente, que a sua profissão é especial ou que o seu tipo de trabalho não está ameaçado. Em um futuro muito próximo, os robôs vão ser capazes de fazer qualquer trabalho.

E o que você vai fazer da vida quando isso acontecer?

A maioria dos empregos é simplesmente uma rotina. E o risco é que os computadores executam rotinas muito melhor do que seres humanos.

Boa parte dos empregos que existem no mundo são para realizar processos, rotinas e tomadas de decisão com base em algumas premissas. Para cada resultado desejado em um trabalho, existe um passo a passo que deve ser seguido. Nas empresas de sucesso, existem manuais detalhados de procedimento orientando qual é o processo que os empregados devem seguir para uniformizar o resultado. 

O risco é que os computadores são mais eficientes do que os seres humanos em executar procedimentos. Os computadores fazem isso através de algoritmos bem desenvolvidos. Você provavelmente já ouviu falar na palavra algoritmo. Mas você sabe o que um “algoritmo” significa?

Um algoritmo é simplesmente uma sequência de ações necessárias para obter a solução de um problema. Um algoritmo é como uma receita de bolo: o algoritmo lista e executa todos os passos para transformar ovo, farinha, açúcar e fermento em um bolo pronto.

Esses algoritmos estão cada vez mais sofisticados. Em vez de usarem uma receita fixa, eles aprendem alguma coisa cada vez que a receita é executada. 

Imagine por exemplo que o algoritmo que produz bolos está buscando otimizar por quanto tempo o bolo ideal deve assar no forno e a qual temperatura. Alguns bolos saem com um tom de caramelo escuro, outros bolos mais dourados e outros mais claros. E então o algoritmo avalia qual é a nível de sucesso de vendas dos diferentes tons de cor dos bolos. Essa informação é usada para aperfeiçoar o algoritmo, decidindo qual é a coloração ideal. Esse é um exemplo do que se chama de “aprendizado de máquina” e é por causa disso que o seu emprego está ameaçado, seja ele qual for.

No começo, as máquinas substituíram os empregos mais físicos e rotineiros. Por exemplo, os caixas automáticos substituíram parte do trabalho dos bancários. Elevadores modernos tiraram o trabalho dos ascensoristas. Máquinas de autoatendimento substituíram os caixas de supermercado.

Durante muito tempo, quem tinha empregos mais especializados ou mais criativos se sentia seguro contra o avanço das máquinas. Entretanto, o aprendizado de máquina e a evolução em ritmo exponencial acabou com essa segurança. 

Antes as máquinas apenas substituíam nossas tarefas físicas. Agora, as máquinas substituem também as nossas tarefas cognitivas.

Hoje nós já temos robôs realizando cirurgias de alta complexidade e também sendo usados em escritórios de advocacia. E também algoritmos estão começando a escrever livros, compor músicas e até mesmo dirigir filmes. 

Mesmo que o seu trabalho exija muita inteligência, não podemos afirmar que está imune aos processos de automação e inteligência artificial. Os robôs serão capazes de substituir qualquer tipo de empregado. E você precisa se preparar para viver em um mundo sem empregos.

Os empregos vão acabar, mas o trabalho continuará existindo. Quem estiver em melhoria contínua sempre terá trabalho a fazer.

Com uma multidão de pessoas substituídas por máquinas, muitas famílias vão sofrer sem ter a renda necessária para a sobrevivência. Alguns especialistas falam até que os governos vão precisar dar uma renda básica universal para ajudar a população que foi substituída por robôs.

Isso significa que você então pode ficar parado e sonhando com um dia receber dinheiro de graça do governo? Claro que não. Você pode usar sua inteligência para se adaptar a esse novo mundo sem depender de ninguém. 

Você precisa se preparar para se tornar uma das pessoas que será capaz de oferecer trabalhos relevantes mesmo em um mundo com trabalhos dominados por máquinas.

Dependendo da sua idade, dificilmente você vai chegar ao final da carreira ainda tendo um emprego tradicional. Esqueça horas fixas de trabalho, escritório em endereço físico, ou benefícios como transporte, alimentação e seguro-saúde. Esse é um modelo que pertence ao passado.

Inteligência Arata Academy, por Seiiti Arata

O que você vai conseguir nesse futuro próximo não é “emprego”, mas “trabalho”. Você terá trabalho garantido desde que você desenvolva a sua inteligência, se adapte às mudanças e esteja em um processo de melhoria contínua. Somente assim será possível continuar relevante mesmo com o avanço das máquinas.

Para isso, você vai ter que pensar de maneira estratégica. Primeiro, você tem que avaliar o grau de risco da área em que você atua. Quanto mais rotineira for a sua atividade, maiores são as chances de que ela será substituída em breve. Quanto mais criativa e complexa for sua atividade, menor o risco.

Segundo, mesmo que você esteja em uma área com menor risco, ainda assim você precisa pensar adiante para se especializar em trabalhos que vão demorar mais a serem substituídos. E quando você observar que também esse trabalho está em risco, já deve começar a se preparar para fazer outro trabalho.

Aquela ideia de ter uma carreira única ao longo da vida também é um conceito do passado. O normal será que a sua vida tenha diferentes fases, com diferentes tipos de atividade sendo realizada conforme você se adapta ao mercado.

Sim, isso vai exigir muito mais de você do que como era no passado. Antes, as pessoas simplesmente escolhiam uma profissão e seguiam nela pelo resto da vida. Hoje é muito comum a transição completa de carreiras. E a capacidade de aprendizado é essencial para isso. Por isso é que o Inteligência Arata Academy tem sido um dos nossos treinamentos mais populares. Você precisa aprender a aprender.

Além de você fazer transições de carreira, existe também uma outra forma de se preparar para o mundo sem empregos: ser empreendedor, tornando-se o dono das máquinas.

Se você não pode vencer os robôs, junte-se a eles.

Os robôs e algoritmos em breve serão capazes de substituir praticamente qualquer tipo de empregado. Mas existe uma posição que vai continuar sempre existindo: a do empresário que é dono dos robôs.

Em um mundo em que cada vez mais as máquinas fazem tudo, incluindo funções cognitivas e criativas, o fluxo de riqueza vai para os empreendedores.

Por isso, uma das melhores formas de você se juntar aos robôs no futuro sem empregos é sendo dono deles. 

Os empreendedores que terão sucesso são aqueles que vão descobrir como aumentar a eficiência de ofertas de produtos e serviços através da tecnologia. Obviamente você não precisa tentar competir no desenvolvimento dos robôs e algoritmos, pois essa é uma indústria altamente competitiva. Porém, haverá muito espaço para pequenas empresas que ofereçam serviços auxiliares e complementares a essa indústria. 

E mesmo que você não tenha vontade de ser empreendedor, você sempre pode se educar financeiramente e se tornar sócio de empresas de tecnologia, investindo nas ações delas. Assim você garante uma renda passiva, que é um dinheiro que você ganha independentemente de atuar nas indústrias de tecnologia. Investindo em boas empresas, você vai receber dividendos ou poderá vender as ações a um preço mais alto, com ganho de capital.

Se não puder ser o dono das máquinas, pelo menos seja o profissional que alimenta os robôs.

O outro caminho para se juntar aos robôs é sendo a pessoa que programa esses robôs. Você pode escolher um trabalho na área de tecnologia. Por exemplo, existem especializações em programação, robótica, aprendizado de máquina, inteligência artificial ou qualquer outra área que seja essencial para que essas máquinas funcionem.

Ou você pode ser o especialista no trabalho que será aprendido pelas máquinas. Pense por exemplo em um robô que hoje executa uma cirurgia de alta precisão. Este robô teve que ser programado através das boas práticas vindas de médicos especialistas e longas listas de procedimentos comprovados. Antes que as máquinas façam um trabalho, elas precisam aprender a receita, o passo a passo, o algoritmo. E muitas vezes isso vem de um ser humano.

Independente do caminho que você escolher, entenda que este é um futuro inevitável. O avanço das máquinas sobre o trabalho humano vai continuar. Querer lutar contra isso é o mesmo que defender o transporte a cavalo quando os primeiros automóveis apareceram.

Inteligência Arata Academy, por Seiiti Arata

Em vez de adotar uma postura contrária à tecnologia, pense estrategicamente em como você pode se aliar à tecnologia. Busque maneiras para que o seu trabalho seja sempre relevante nesse novo mundo sem empregos. Se você não fizer isso,corre o risco de ser apenas mais um na multidão de desempregados que vai depender de uma incerta renda básica universal do governo apenas para sobreviver.

Os empregos como nós conhecemos vão acabar muito em breve. Não importa qual é a sua profissão, é muito provável que em um curto espaço de tempo ela seja substituída total ou parcialmente por um robô.

Mas apesar de os empregos sumirem, a necessidade de trabalho vai continuar. Você pode suprir essas necessidades se transformando em um profissional adaptável, em processo de melhoria contínua. Ou pode juntar-se aos robôs atuando como empresário, programador ou sendo o profissional que ensina as rotinas de trabalho para as máquinas.
Para fazer tudo isso, você precisa investir na sua inteligência. Precisa pensar estrategicamente, antecipar cenários, estar sempre um passo à frente. Para você que tem interesse em desenvolver a própria inteligência assim, eu te convido a ver uma aula especial do curso Inteligência Arata Academy para liberar o potencial pleno do seu cérebro. Você pode assistir a essa aula agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/inteligencia