FRUSTRAÇÃO parece algo negativo, mas a frustração faz parte do caminho de quem deseja crescer, deseja progredir em alguma dimensão da vida, deseja se tornar uma pessoa melhor, deseja alcançar algo. Quem tem vontade de qualquer uma dessas coisas boas da vida… cedo ou tarde vai se deparar com FRUSTRAÇÃO.
Aliás, não existe frustração sem VONTADE.
Repare nisso: diante de um obstáculo, aquela pessoa que DE VERDADE diz “mas eu não queria mesmo, não tou nem aí” não tem frustração. Se ela não tinha vontade, então não terá frustração quando não alcança aquilo que ela nunca quis.
Hmmm … então isso significa que a frustração faz parte de um processo de busca. Numa sala de aula, com cem alunos estudando inglês, aqueles dez que ficam no fundão, só bagunçando, só na zuera… eles não estão frustrados ao não aprender. Pois a eles falta o desejo de aprender. Sem desejo, sem vontade, não existe frustração.
Eu sou Seiiti Arata, da Arata Academy e peço licença pra ler aqui pra você um trecho de um email que a Equipe Arata Academy recebeu e que me tocou muito.
Ele começa o email contando que nunca foi um aluno exemplar e algumas vezes era até disperso e sem foco. Depois ele conta alguns detalhes pessoais que obviamente eu não vou ler aqui pra você em respeito à privacidade. Mas aqui um trecho importante do email dele que me tocou muito e me motivou a gravar este vídeo pra todo mundo.
Diz ele:
“Me vi numa situação meio complicada e constrangedora, onde tenho que estudar, focar no meu trabalho.
As vezes me pego frustrado, deprimido e chateado por não entender um determinado assunto de imediato como meus demais colegas de trabalho, para ser sincero me sinto ” Burro ” e isso pra mim é muito complicado.
Não consigo ler um livro sequer, isso me deixa bastante angustiado. Queria muito poder ler um conteúdo da minha área.
No meu ramo de atuação existem muitas certificações e que com estas o céu é o limite. Mas sou limitado e as vezes, quer dizer quase sempre desisto dos estudos. “
Bom. Primeiramente, muito obrigado pela sua confiança em escrever pra nós – inclusive eu reparei que anteontem você se matriculou no nosso curso Como Aprender Mais Rápido e espero de coração que as aulas façam toda a diferença pra você nos seus próximos passos.
Mas eu já quero agora mesmo dar boas notícias. No seu email está muito claro que existe algo valiosíssimo: existe VONTADE, existe DESEJO em aprender e se aperfeiçoar.
Lembrando: sem vontade, não existe frustração. A forma mais fácil de resolver seria dar de ombros pros desafios adiante, não esquentar a cabeça, ir beber cerveja lá na praia e dar risada e abrir mão dos seus sonhos.
Mas no seu email está muito claro que você já visualizou o ganho financeiro e profissional que terá indo atrás das certificações e também está claro que você também entendeu a realização pessoal, a satisfação que você terá ao conseguir aprender melhor, ter mais respeito junto com seus colegas e principalmente diante de si mesmo, sua autoestima agradece.
Pra você e pra todas as pessoas que se identificaram com essa história, eu quero muito inclusive que você anote no seu caderno o seguinte:
“A habilidade que eu vou cultivar e fortalecer é a capacidade de superar a frustração”
A FRUSTRAÇÃO acontece quando nós temos um desejo e não conseguimos superar um obstáculo que está impedindo a concretização dos nossos planos.
E daí neste momento duas coisas podem acontecer. Ou a frustração ganha de você, e você desiste… ou então você vence a frustração e persevera e conquista seu objetivo.
Mas é muito confortável eu chegar aqui pra você e ficar com um papinho motivacional do tipo “não desista dos seus sonhos, acredite em você”. Eu quero mais do que motivar, eu quero te equipar, quero te empoderar. Quero pra isso compartilhar duas dicas práticas que vão ajudar você a superar a frustração.
Dica prática 1: COMPROMETIMENTO
Primeiro vou te dar uma técnica forte, mas que tem que ser usada com cuidado. Quando eu quero superar a frustração, o meu principal objetivo é me colocar numa situação em que eu tenho absoluta certeza que eu não vou desistir. Lembra: eu tenho apenas duas escolhas. Ou eu desisto do meu plano (e daí a frustração vence) ou eu vou continuar na minha jornada e portanto eu venço a frustração.
Portanto, eu quero mais comprometimento. Tem várias maneiras de aumentar o comprometimento. Uma delas é eu ter responsabilidade perante os outros. Por exemplo, vamos supor que eu me matriculei num cursinho e vou de carro. E descubro que tem gente que mora no meu bairro que também estuda lá comigo. Eu posso me comprometer a dar carona pra eles. Desse jeito, mesmo naquele dia que eu estou com preguiça, estou pensando em matar a aula, eu tenho um incentivo a mais pra ir pra aula, pois eu já me comprometi a dar carona pro pessoal.
Se eu preciso aprender alguma nova habilidade que pode ser usada no meu trabalho, eu posso me comprometer diante de toda a equipe, falando pra todos que eu vou resolver aquele assunto em tantos dias. E daí, como eu me comprometi, eu tenho uma pressão maior pra alcançar os resultados.
Eu disse que essa técnica tem que ser usada com cuidado pelo seguinte. Se eu somente me comprometo mas o objetivo é maior do que a minha capacidade, então eu apenas vou ficar estressado. Então eu somente recomendo aplicar o COMPROMETIMENTO em situações que você sabe que você tem a capacidade de executar, porém o que está faltando é apenas um pouquinho de força de vontade adicional do seu lado.
Pros outros casos, em que o objetivo adiante é assustador, muito difícil, muito complexo, daí eu recomendo a próxima dica.
Dica prática 2: PASSINHO DE BEBÊ
Esta é a técnica mais simples de implementar e que mais vai trazer resultados pra quem vive se frustrando. Provavelmente o objetivo atual está complicado demais.
Vamos supor que eu não consiga falar inglês. Será que eu vou pegar um livro com as obras completas do Shakespeare, que tem um inglês todo arcaico e complicado? Lógico que não. Eu vou pegar um gibi, vou pegar um livrinho pra crianças.
Se eu quero aprender a cozinhar, eu vou começar com o que é mais simples. Aprender a fazer omelete.
Em vez de decidir que eu quero ser aprovado em primeiro lugar num concurso público, eu vou estudar apenas um capítulo de uma matéria e daí fazer simulados só daquele capítulo que eu estudei.
Em outras palavras, eu quero continuar alimentando o meu desejo em progredir. O que eu não quero é deixar a frustração me derrubar, me colocar pra baixo, me deixar com raiva, me fazer abandonar tudo.
Se eu abandono tudo, a frustração venceu.
E a maneira de não deixar a frustração vencer é simplesmente definir objetivos mais realistas, mais fáceis de serem concluídos e dai avançar um passinho de cada vez.
Antes de concluirmos, uma palavra final. Não tenha raiva da frustração. Quando nós falamos que eu quero vencer a frustração, pode dar a impressão que ela é um tipo de monstro, um inimigo que tem que ser exterminado. Em vez disso, eu sugiro pensar na frustração como um sinal, um lembrete de que existe uma VONTADE. E isso é bom. A frustração também é um indicador de que nós estamos buscando crescer, estamos diante de situações desconfortáveis. Se eu nunca tenho frustração, isso significa que eu estou pegando leve demais, não estou progredindo de acordo com o máximo do meu potencial.
A vida com crescimento vai cedo ou tarde nos trazer momentos de frustração.
Isso é normal, faz parte e é um saudável indicador de que estamos buscando ampliar os nossos horizontes, que existe uma vontade de alcançar algo que vai nos trazer um bem maior.
Este foi nosso vídeo rápido sobre o tema ‘frustração’. Espero que tenha sido útil para você – se foi, por favor deixe seu sinal pra nós curtindo o vídeo (ou negativando se você não gostou, explicando também o motivo, se quiser). Pra continuar recebendo mais materiais como esse você pode assinar o nosso canal e também se inscrever na nossa lista de emails. Um forte abraço e até o nosso próximo papo!