Pra quem deseja salvar as finanças pessoais, tem dois grupos de monstros que nós temos que enfrentar.
Existem os monstrinhos, que são relativamente fáceis de dominar. Eles representam uma diferença pequenina mas que pode ser acumulada no longo prazo.
E também existem os monstrengos, que representam desafios maiores, porém que quando nós vencemos existe de imediato um impacto bem maior.
Um exemplo clássico de monstrinho é aquele de deixar de tomar um cafezinho por dia. Você já deve ter visto consultores de finanças pessoais explicando contas matemáticas de que a pessoa que passar os próximos cinquenta anos cortando um cafezinho por dia pode acumular um milhão de reais. O problema é justamente que isso demora muito e muitas vezes o amante do cafezinho não deseja abrir mão deste pequeno prazer do dia a dia. Nós estamos ilustrando com cafezinho, mas poderia ser qualquer despesa pequenina, ok?
A ideia basica é que uma pequena economia, feita diariamente, como um hábito, pode representar uma grande soma ao longo dos anos desde que esse valor seja bem investido. Ou seja, eu supero um monstrinho por dia e no fim de várias décadas eu tenho uma grande vitória acumulada.
Mas também existem os grandes monstros, que se forem derrotados, nos trazem ganhos maiores e também em menos tempo.
E o que seria uma atividade que permite um ganho maior com mais rapidez? É por exemplo uma conversa franca com o chefe em que renegociamos as responsabilidades no trabalho e assim somos promovidos.
O aumento de salário é um exemplo de um esforço em alguns minutos de conversa mas que pode render grandes frutos por vários meses adiante.
No curso A Classe Alta nós temos diferentes lições discutindo o conceito de riqueza financeira. Juntos nós vamos eliminar gastos desnecessários e pensar em estratégias para aumentar o valor do nosso trabalho pra colher melhores frutos.
Mas aqui neste vídeo grátis do YouTube, o conceito bastante básico que gostaria de compartilhar com você é essa consciência pra que você tenha clareza do que está fazendo e que tipo de resultado provavel será colhido. Você está enfrentando um monstrinho ou um monstro grande? Ao final do vídeo vou explicar o motivo de ser importante entender a distinção.
Então a pergunta que sempre vale ser feita é se será que a sua iniciativa vai trazer pequenos frutos que se acumulam no longo prazo ou grandes frutos pontuais de curto prazo?
Ninguém alcança liberdade financeira por acaso. Tem que ter um planejamento. E quando você sentar pra revisar as suas finanças, esse olhar pode ser bem útil: onde é que existe algum montante que eu posso economizar? Onde é que existe a possibilidade de fazer algo que aumenta a minha renda?
Mas não basta apenas fazer essa projeção PURA de quanto eu economizo aqui ou quanto posso ganhar ali. Tudo é relativo e existem outros fatores que tem que ser levados em conta:
– quanto tempo isso vai me tomar?
– qual é o grau de incerteza? quais são os riscos?
– quanto de trabalho isso gera?
– qual é o custo de oportunidade? Em outras palavras, o que eu estou deixando de fazer que talvez poderia ser ainda mais recompensador?
Vou dar um exemplo só pra ilustrar: eu posso migrar a minha conta bancária pra um pacote que eu não pago tarifa mensal. É algo simples de fazer, vai me consumir pouco tempo e vai me ajudar a economizar um pouquinho todos os meses adiante. Então é algo que compensa, que pra mim vale a pena. Só que eu poderia também economizar dinheiro caminhando pro trabalho em vez de pegar ônibus ou ir de carro: dependendo da distância pode não compensar. Quando em qualquer análise eu chego à conclusão de que NÃO COMPENSA, então o custo é maior do que o ganho.
Isso de forma alguma significa que as coisas que dão trabalho e levam tempo devem ser evitadas! Por exemplo se hoje eu percebo que uma mudança de carreira vai me trazer maior satisfação e além de tudo uma possibilidade de mais prosperidade financeira, eu posso querer ir atrás. Só que isso pode exigir alguns anos pra que eu obtenha a formação necessária pra essa transição. Demora, mas compensa.
E também existem as atividades que vão me exigir menos tempo porém trazem um grande impacto. Por exemplo, se eu decido mudar pra um lar menor, que tenha um aluguel ou condomínio mais barato, ou se eu decido que não vou me comprometer com o financiamento de um novo carro zero. Isso tudo me poupa uma grande quantia com pouco esforço. Aliás, habitação e automóvel são os lugares onde provavelmente existe maior potencial de contenção de despesas.
Contenção de despesas é especialmente importante pras pessoas que ganham bem porém mesmo assim sentem dificuldade de fechar o mês no positivo.
Eu sei que nessa atividade muita gente pode dizer “poxa vida, eu já vivo uma vida bastante restrita, não dá pra cortar mais do que isso”. Bom, se esse for o seu caso, então é hora de aumentar a sua renda e geralmente isso é feito com avanços na carreira e também com atividades de renda extra (pode ser um projeto simples de empreendedorismo, pode ser um bico).
O que pode trazer mais satisfação é quando essas iniciativas estão alinhadas com os seus objetivos de longo prazo. O que você deseja pra sua carreira no futuro? Como você pode aumentar o valor do seu trabalho?
Se você tem acesso ao curso A Classe Alta, então vá para a aula número 26 que se chama “Excelência e criação de valor” que é lá que nós vamos continuar essa conversa. Se você ainda não está registrado, pode usar este link.
Veja que neste vídeo rápido nós não estamos aqui tirando sarro de quem está só atacando os monstrinhos, economizando todo dia no cafezinho, longe disso. Nós temos que reconhecer que a pessoa que faz um pequeno sacrifício todos os dias tem um mérito, que é o de construção de hábitos e que trazem um resultado acumulado com o passar dos anos. Também é possível ter essas pequenas vitórias em modo automático, definindo uma aplicação automática no banco. Isso vai representar um valor interessante ao longo dos anos e você não precisa sacrificar o cafezinho.
O alerta que acho que é importante entender que cada uma dessas escolhas tem um certo custo e um certo benefício. E é você quem precisa criar a combinação que é ideal pros seus objetivos.
Eu sempre gosto de incentivar você a buscar também vencer os grandes desafios, pois lá nós temos maiores resultados em um período mais curto. Além de aumentar a nossa renda, essas transformações podem e devem estar alinhadas com outros aspectos da vida que nos proporcionam maior realização pessoal. São essas as atividades que merecem uma prioridade no nosso planejamento.
Pense o que é que você poderia transformar na sua vida que traria esse grande ganho. Pensou? Provavelmente é uma grande mudança na sua carreira, no seu estilo de vida, onde você mora, seus círculos de convívio. Não é um cafezinho a mais ou a menos, é algo bem mais profundo.
E nós não chamamos eles de montrengos a toa. Para essas atividades que trazem um ganho alavancado, existe um sacrifício maior, existe um confrontamento com nossos medos, nossas inseguranças. A decisão emocional nem sempre é fácil.
E por isso que eu acredito que a primeira mudança de todas não deve ser técnica em aprender como investir, como abrir conta em uma corretora. Isso é muito fácil, é só jogar no Google que nós encontramos a resposta.
O que nós precisamos aprender é como mudar a nossa mentalidade, a forma como nós encaramos a importância de assumir controle das finanças. Esse autoconhecimento não pode ser deixado de lado e quando nós temos essa base bem firme, daí estamos equipados pra encarar os grandes monstros adiante. Pra isso, você pode contar comigo e com toda a Equipe Arata Academy. Fique à vontade pra mandar um email pra nós em o link aqui contando quais são seus maiores desafios hoje e nós vamos ver juntos uma forma de ajudar. Um forte abraço!