Oi! Seiiti Arata. Se você já ouviu a frase “informação é poder”, perceba que ela já não é mais verdadeira. Informação NÃO é poder. O mundo mudou. Todo mundo hoje já tem acesso a praticamente toda informação do mundo na palma da sua mão, no celular. Se você tem tanta informação, por que ainda não conseguiu atingir os seus objetivos financeiros?
Em primeiro lugar, porque às vezes o excesso de informação atrapalha mais do que ajuda. Você fica preso a um ciclo infinito de buscar mais e mais informação, querendo sempre saber mais um pouco.
E em segundo lugar, porque não basta apenas o acesso à informação. Você precisa implementar a informação rápido, remover bloqueios de aprendizado e parar de procrastinar.
Existe uma sabedoria tão antiga que é transmitida em latim: “scientia potentia est”, significando que informação é poder, conhecimento é poder. Essa era uma frase que se dizia desde o século um até uns quinze anos atrás, quando o lançamento do iPhone acelerou a era dos smartphones.
Porém, hoje informação é commodity, é produto básico, é algo que pode inclusive estar atrapalhando o seu processo de enriquecimento.
Você tem aí no seu bolso acesso a todo tipo de informação que desejar. Com alguns toques na tela do celular, você tem mais informação do que os grandes líderes da humanidade, do que os reis mais poderosos de todos os tempos, do que os homens mais ricos do mundo até o fim do século vinte.
Falando especificamente sobre finanças, você pode rapidamente ter acesso às informações de todas as empresas listadas em bolsa. Pode filtrar dados, gerar gráficos, comparar números. Pode tirar dúvidas sobre os termos que não entende. Pode assistir de graça vídeos explicativos de praticamente qualquer operação financeira. Porém, não basta ter acesso à informação. É necessário usar corretamente.
Para ganhar mais dinheiro, a informação é uma condição necessária, mas não suficiente.
Até a internet se popularizar, conseguir informação para tomar boas decisões financeiras era caro, demorado e trabalhoso.
Para olhar o balanço das empresas listadas em bolsa, por exemplo, você precisava esperar a publicação em um jornal. Comprar o jornal. Olhar e anotar os números. Depois comparar com os balanços de outras empresas e ir fazendo contas para decidir em qual ação investir.
Depois que decidisse, você precisava ligar por telefone para o corretor, que anotava a sua oferta, ia tentar comprar a ação gritando na bolsa e, se conseguisse, te dar um retorno pelo telefone.
Pode parecer que isso faz muito tempo, mas estamos falando de pouco mais de vinte anos. Nesse tempo relativamente curto, a internet se popularizou, os smartphones foram para o bolso de milhões de pessoas e as informações financeiras se tornaram baratas, rápidas e fáceis de se conseguir.
Como resultado, todo mundo ficou milionário, certo? Claro que não. Primeiro porque as informações financeiras estão competindo com fotos no Instagram, dancinhas no TikTok e joguinhos viciantes.
Mais uma vez vale a pena lembrar: informação não é poder. Apenas existe poder na informação organizada, filtrada e implementada.
Diante de um mundo de informações, você precisa separar aquilo que é realmente útil e de qualidade.
Se a escassez de informações era um problema até bem pouco tempo atrás, hoje o problema é justamente o contrário: o excesso de informação pode confundir, paralisar e levar você a tomar decisões erradas.
Por isso, o primeiro passo para transformar informação em riqueza é saber filtrar o que é útil e de qualidade.
Para atingir os seus objetivos financeiros, você tem que bloquear informações de baixo valor e se concentrar em consumir informação de alta qualidade e voltada especificamente para os seus objetivos financeiros.
Na internet, todo mundo publica o que quiser. Então fazendo buscas você vai encontrar desde informações financeiras de altíssima qualidade até conteúdos perigosos. Você vai achar de pessoas que querem dar golpes, vender esquemas de pirâmide ou simplesmente caçar cliques com informação de baixa qualidade mas com potencial de viralizar.
Quando você encontrar uma boa fonte de informação, salve nos seus favoritos, cadastre seu email, siga nas redes sociais. Mas mesmo entre as fontes de qualidade, tenha cautela para não exagerar na quantidade.
Quantos vídeos sobre o mesmo assunto você precisa ver? Quantos autores que falam as mesmas coisas você precisa acompanhar? Será que acrescentar mais uma fonte de qualidade está aproximando você do seu objetivo ou está ocupando um tempo que você poderia usar para implementar o que já sabe?
Essa última pergunta é essencial. Depois que você selecionar as fontes de informação de qualidade e na quantidade ideal para o seu caso, é hora de parar de consumir informação e partir para a ação.
Informação de qualidade pode acelerar seu processo de enriquecimento, desde que seja implementada.
Não basta ter acesso a informações financeiras de alta qualidade, você precisa implementar essas informações. E não basta implementar de qualquer jeito. A implementação também precisa ser de qualidade.
O elemento que diferencia os resultados que você vai colher é o tipo de ação que você implementa com base nas informações que você tem.
Afinal, de nada adianta ter acesso a informação de qualidade se você não implementa nada, ou se você implementa inadequadamente.
Nossos resultados dependem diretamente de nossas ações. Da mesma forma que nenhum canal sobre surfe pode te ensinar a surfar se você nunca for à praia, nenhum canal de investimentos pode multiplicar o seu dinheiro se você não partir para a prática e colocar o seu dinheiro em jogo.
Se os resultados somente são percebidos quando implementamos bem as informações de qualidade, por que a maior parte das pessoas que acompanha canais YouTube, redes sociais e sites de finanças não consegue enriquecer como gostaria?
Existem três respostas para essa pergunta: hábito de não implementar rapidamente, bloqueio de aprendizado e procrastinação. Vamos ver cada uma delas.
Velocidade importa. O hábito de não implementar rapidamente informações de qualidade faz você perder dinheiro.
Você está aqui acompanhando conteúdo Arata Academy. Nosso lema é “Você melhorando sempre”. E essa melhoria é em todas as áreas: se comunicar melhor, ter mais concentração e organização, aprender mais rápido, ter melhores relacionamentos, ser mais feliz e realizado, ter sucesso financeiro. Por isso o conteúdo da Arata Academy é tão variado, já que todos esses conceitos estão relacionados. Quer dizer, você faz parte de um grupo especial de pessoas que está constantemente buscando formas de aperfeiçoar sua qualidade de vida.
Infelizmente, nessa busca você pode entrar em uma espiral de constante busca de informações. Você vê um post com boas dicas na rede social, clica em “gostar” e daí logo o algoritmo está te mostrando outros dez posts parecidos. Você vê um vídeo de qualidade e logo no final já aparece outro. Você compra e baixa um ebook e antes de terminar já está buscando outro.
Quando isso acontece, o seu processo de implementação fica muito lento. Você demora para colocar em prática o que aprendeu porque está preso ao hábito de querer sempre mais e mais informação.
O que precisamos entender é que esse é um hábito formado em parte pelo seu desejo de aprender mais e mais e em parte pelos algoritmos que querem que você passe cada vez mais tempo na internet.
Assim como acender um cigarro após a refeição é um hábito que caracteriza o fumante, o fato de não fumar em nenhuma circunstância também é um hábito, que caracteriza o não-fumante. Quanto mais forte o hábito, menor é a influência de fatores externos.
Quem tem o hábito de prática esportiva bem instalado vai continuar se exercitando mesmo nos dias de frio e chuva. Por outro lado, o novato que ainda não abraçou esse hábito vai precisar de um dia especial em que todas as condições estejam favoráveis.
Uma das formas de alcançar a consistência desejada de hábitos é a prática consciente, entendendo os resultados que poderemos colher no longo prazo. No treinamento A Classe Alta, por exemplo, uma das atividades que realizamos é entender que tipo de resultados prováveis poderemos colher sem mudança de hábitos.
Depois, determinamos quais são os resultados desejados e descobrimos quais hábitos que são positivos para facilitar e acelerar o processo.
Quando você resolver o problema de acelerar a boa implementação das informações de qualidade, o passo seguinte é remover os seus bloqueios de aprendizado.
Não adianta ter acesso à melhor informação financeira do mundo se você não consegue aprender nada.
Bloqueio de aprendizado é uma trava que impede você de aprender adequadamente o conhecimento trazido pelas informações a que você tem acesso.
Um dos maiores obstáculos cognitivos para o processo de maestria é dominar conceitos introdutórios sobre qualquer assunto. Quanto mais conhecimento você tem, maior é a tendência de se deparar com novas informações e buscar encaixar a nova informação dentro da sua bagagem.
Isso acontece quando estamos assistindo a um vídeo ou lendo um ebook e pensamos “ah, mas isso eu já sei!”
Quando esse tipo de percepção é ativada, nossa atenção é dissipada e, portanto, recusamos a implementar aquele conceito. Para muitos, ao implementar um conceito que já era sabido é como ter que admitir que o conceito é novo. Mas como o conceito já era conhecido, a melhor forma de manter coerência é evitar implementar a ideia.
Portanto, caso você tenha realizado acessado alguma informação e identificado que alguns de seus investimentos atuais não são interessantes por baixa rentabilidade ou altas taxas de administração ou tributação, o convite para reflexão é implementar o que é possível hoje, independentemente se você já sabia dessa dica antes.
No nosso processo de educação financeira, o que realmente importa é ver nossas economias e investimentos crescendo e aumentando a nossa qualidade de vida.
Não estamos realizando uma competição para premiar quem é mais original em conceitos financeiros. Portanto, se você se deparar com ideias que já são conhecidas, ótimo! Esta é uma grande ocasião para um teste de realidade. Use esta oportunidade para ser honesto. Lembre-se que informação não é poder. Então, você não precisa encontrar novas informações. O que você tem que fazer é verificar, sinceramente, se você está implementando tudo o que já sabe.
E uma vez que você remova os bloqueios e aprenda de verdade, você deve evitar a tendência de deixar para depois.
A procrastinação faz você perder boas oportunidades de enriquecer. Nunca deixe para implementar depois o que você pode implementar hoje.
No mundo das finanças, o timing é essencial. Uma ação pode estar muito barata nesta semana, mas não na semana seguinte. O bitcoin pode ter caído dez por cento e estar em promoção hoje, mas não amanhã. Uma boa oportunidade de negócio pode ser apresentada a você, mas o prazo de validade da proposta é curto.
Por isso, se você procrastinar e deixar para depois, pode acabar perdendo as chances de enriquecer. Não é que nenhuma dessas oportunidades sozinha fosse te deixar rico, mas se você vai procrastinando e deixando cada pequena oportunidade passar, no longo prazo isso pode ter um impacto muito grande no seu resultado financeiro.
Existem ótimas justificativas para não implementarmos certas estratégias de investimentos agora. Pode ser que para acesso a certos produtos financeiros seja necessário primeiro abrir a conta na corretora. Para comprar bitcoin e armazenar suas chaves você precisa instalar uma wallet. Pode ser que existam outras prioridades.
Um dos motivos pelos quais muitas pessoas não implementam boas estratégias de investimentos é pensar que ainda não possuem dinheiro suficiente. Quem tem valores mais modestos tem a tendência de fazer o cálculo dos juros esperados e julgar que o retorno esperado não compensa.
Nesse processo decisório, a gente pensa que primeiro vai acumular mais. Ou aguardar um aumento de salário. E só então finalmente se tornar um investidor mais sério.
O que esse processo ignora é que o que mais tem valor é a rápida implementação do hábito. A rentabilidade absoluta pode ser pequena, mas a experiência de separar um dinheiro que não será gasto com despesas e enviar para uma aplicação de longo prazo é algo que tem um valor enorme. Principalmente se conseguirmos transformar isso em um hábito que será mantido por muitos anos.
Se você remover bloqueios de aprendizado e adquirir o hábito de implementar rapidamente, reduzindo a procrastinação, pode usar o acesso que tem hoje para transformar informação de qualidade em dinheiro no seu bolso.
Você tem hoje no seu bolso acesso a praticamente qualquer informação financeira que queira. Com alguns toques na tela, pode acessar de graça um conhecimento que as pessoas mais poderosas do mundo não tinham até bem pouco tempo atrás.
Para fazer bom uso desse acesso, você precisa consumir apenas informação de qualidade, na quantidade certa, e principalmente colocar em prática o conhecimento adquirido. Para isso, precisa ter o hábito de agir rapidamente, removendo bloqueios de aprendizado e reduzindo a procrastinação.
Para você que tem interesse em transformação informação em dinheiro no seu bolso, eu te convido a assistir a uma aula especial do nosso curso de enriquecimento financeiro A Classe Alta acessando agora mesmo o endereço https://arata.se/aclassealta