Oi! Seiiti Arata. Você alguma vez já viu nas redes sociais algum influenciador se gabando de que lê dois livros por semana, oito livros por mês ou até mesmo um livro por dia?
Se você já viu algo do tipo e ficou com vontade de também ler um livro por semana, pense um pouco. Quantidade não significa qualidade. Apenas o fato de ler um livro por semana é inútil caso os livros não sejam bons ou se a leitura for de baixa qualidade.
Em primeiro lugar, examine a qualidade dos livros. Só para dar um exemplo extremo, você acha que aprendeu mais quem leu quatro livros repletos de ideias erradas ou quem leu um clássico como Guerra em Paz no mesmo tempo? Por que alguém que leu oito livros medianos de cem páginas é de alguma forma melhor do que alguém que leu um excelente livro de oitocentas páginas?
Em segundo lugar, por que o que importa não é a quantidade de livros que você lê e sim o que você vai fazer com aquilo que leu. Você está aplicando os conhecimentos na sua vida? Você realmente entendeu os livros que leu? Ou apenas está acumulando números de livros lidos para depois ficar se exibindo nas redes sociais?
Nessa nossa conversa de hoje, eu quero te mostrar como você pode ler mais e melhor sem ficar preso a essa ideia de “tenho que ler dois livros por semana” ou algo semelhante. Você vai ver que quando se liberta desse tipo de meta, a sua leitura vai ser bem melhor.
Não trace metas de quantos livros ler por semana. Em vez disso, coloque como meta reservar blocos de tempo para a leitura.
Dizer que vai ler um livro por semana é inútil. Você precisa ir além disso.
Existem livros de cinquenta páginas e livros de cinco mil páginas. Existem livros de leitura fácil e de leitura complicada. Existem épocas em que você está mais relaxado e a leitura flui e épocas em que você está mais estressado e tem dificuldade em avançar.
Por causa disso, criar metas de quantidade de livros não funciona a longo prazo. É muito melhor focar em criar o hábito de ler do que ficar traçando metas de quantidade de livros.
Aliás, esse tipo de meta de “ler um livro por semana” é uma moda nova que se popularizou com a internet. Pense em algum intelectual mais antigo e imagine: será que esse intelectual fez promessa pros amigos dizendo que iria ler um livro por semana?
Não. O que esses intelectuais mais tradicionais faziam? Eles simplesmente criavam o hábito de ler.
Os leitores que conseguem estar sempre lendo, durante toda a vida, simplesmente criaram um espaço de tempo dentro de suas rotinas para se dedicar à leitura.
Se você quer ler mais e melhor, esse é o segredo. Crie blocos de tempo para focar exclusivamente na leitura e encaixe esses blocos de tempo dentro da sua rotina, com gatilhos para começar e terminar de ler.
Encaixe seus blocos de tempo dentro de uma rotina existente. Trate a leitura como uma de suas tarefas diárias.
Imagine alguém que consegue separar trinta minutos na sua manhã ou no horário de almoço ou no final do dia para a leitura. Se essa pessoa conseguir ler cerca de vinte páginas nesses trinta minutos, ao final de uma semana de trabalho ela leu cem páginas somente nos dias úteis.
Se essa mesma pessoa conseguir encaixar mais um bloco de trinta minutos, por exemplo, antes de ir dormir, ela consegue ler duzentas páginas por semana de segunda a sexta-feira.
Aproveite ao máximo seus blocos de tempo de leitura criando gatilhos, rotinas e recompensas.
Um hábito é formado por três etapas: gatilho, rotina e recompensa.
O seu gatilho deve ser alguma coisa que já existe na sua rotina e que vai significar o momento em que você vai começar a ler.
Se você decidiu dedicar trinta minutos para a leitura logo pela manhã, o seu gatilho pode ser por exemplo escovar os dentes. Assim que terminar de escovar os dentes de manhã, você pega o seu livro, vai para o seu lugar de leitura, coloca um timer de trinta minutos e simplesmente começa a ler.
A leitura em si é a segunda etapa do hábito, é a rotina.
Quando o timer disparar depois de trinta minutos, você fecha o seu livro e segue com a sua rotina diária. Você pode estabelecer uma recompensa, como tomar uma xícara de café logo que terminar a leitura, ou pode usar a própria sensação de ter lido um bom livro como recompensa.
Existem alguns detalhes que você pode fazer que ajudam na criação do hábito da leitura. Por exemplo, se você puder, leia sempre no mesmo lugar. Se gosta de ler com música instrumental, ouça sempre o mesmo estilo de música. Se gosta de medir o seu progresso, use sempre o mesmo aplicativo para contar quantas páginas leu.
Esses detalhes ajudam a criar a rotina, a transformar o seu bloco de tempo de leitura em um hábito tão automático quanto escovar os dentes ou checar as redes sociais.
Seja indistraível durante o seu bloco de tempo de leitura. A qualidade da sua leitura é mais importante do que a quantidade.
Ler um livro por semana não adianta de nada se você não está realmente absorvendo aquilo que está lendo. Por isso, mais importante do que a quantidade de páginas que você lê por dia é a qualidade da sua leitura.
Durante os seus blocos de tempo dedicados à leitura, você deve desligar todas as distrações. Deixe o seu celular longe de você, ou virado de cabeça para baixo, ou no modo avião. Desligue a televisão. Fique em um ambiente isolado, se puder. Se não puder, use fones de ouvido com música instrumental ou cancelamento de ruído.
Quando estiver lendo, procure se concentrar na leitura. Se a sua mente começar a viajar, gentilmente traga de novo o foco para a leitura.
Uma boa dica é você ter sempre papel e caneta ao lado do livro. Assim, se durante a leitura você lembrar que precisa comprar leite, pagar uma conta ou ligar para um amigo, simplesmente anote nesse papel e continua a leitura.
Por que papel e caneta? Não seria mais fácil usar o celular? Sim… e você de propósito vai evitar usar o celular para anotar. O motivo é que se você abre o celular para anotar, é possível que acabe vendo alguma notificação, uma mensagem não lida, um email recebido… e aí o seu bloco de tempo de leitura corre um sério risco.
É também por causa disso que o seu bloco de tempo não deve ser muito longo. É difícil manter o foco por longos períodos. Por isso, experimente usar blocos de vinte a trinta minutos.
Mesmo que você tenha uma hora para ler, experimente fazer dois blocos separados de vinte e cinco minutos, com um intervalo de dez minutos entre eles. Nesse intervalo, você pode levantar, tomar uma água, olhar o celular. E depois voltar para a leitura com foco total.
Se você não está conseguindo de jeito nenhum se concentrar no livro, talvez o problema seja o próprio livro. Pode ser que você tenha escolhido um livro de baixa qualidade. Ou talvez seja um livro com um estilo que não se adapta à sua leitura. Ou até mesmo um livro complexo demais para o seu nível atual de conhecimento.
Se esse for o caso, o melhor caminho pode ser simplesmente desistir do livro. Deixar para depois. Tente outro autor, outro assunto, outra abordagem. A leitura deve ser algo prazeroso. Não existe nenhuma lei que obrigue você a continuar lendo um livro que não está gostando. Existe tanta coisa boa para ler que simplesmente não faz sentido você ficar se forçando a ler algo que não está te trazendo benefícios.
Se você é daquelas pessoas que vivem dizendo que gostaria de ler mais livros, hoje você aprendeu que não deve ficar apenas pensando na quantidade. Um livro por semana é bobagem. Existe algo muito melhor, que é a qualidade da leitura e a criação de hábitos. E a simplicidade é o melhor caminho para isso.
Olhe a sua rotina. Encontre pelo menos um ponto no seu dia a dia em que dá para encaixar um bloco de tempo de vinte a trinta minutos. Todo dia, nesse ponto da rotina, ligue um timer, elimine as distrações e simplesmente comece a ler.
Quando o timer tocar, feche o livro e siga adiante com o seu dia. Isso é tudo. Esse simples hábito vai fazer com que você leia mais e melhor, sem nenhuma complicação. Lembre que a leitura não é uma competição para ver quem lê mais livros por semana. O que você quer é entrar em contato com outras ideias, expandir a sua mente, aumentar o seu conhecimento. E para isso tudo o que você precisa é de um tempinho por dia dedicado à leitura.
Se você quiser melhorar a qualidade da sua leitura, entendendo os diferentes tipos de leitura que você pode praticar, conheça o curso Como Ler Melhor da Arata Academy acessando https://arata.se/comolermelhor