Aprender Arata! Se você é do tipo de pessoa que começa a estudar e rapidamente acaba se distraindo, pensando em outras coisas pra fazer, querendo ver as últimas novidades no Facebook, Instagram, Snapchat… esse vídeo é pra você.
Vou te ensinar como ter mais disciplina nos estudos com a técnica dos blocos de tempo.
Começando com os passinhos de bebê
Se você já nos acompanha, deve ter reparado que eu sempre falo disso: passinhos de bebê. Você precisa ter um pouco mais de modéstia e humildade na hora de definir seus objetivos. Comece com o que é fácil e pense no longo prazo.
Você não precisa fazer tudo perfeito hoje. Quando você determina algo com uma dificuldade muito grande, a probabilidade de fracassar e perder a motivação é muito grande.
Por isso, hoje você vai definir, vamos supor… Três minutos de concentração num único assunto na hora de estudar. Você vai pegar o seu celular, abrir o cronômetro e marcar três minutos. Esse é o tempo que você vai dedicar pra esse assunto.
Quando o seu celular apitar, você vai perceber que ficou três minutos estudando um único tema. Dê os parabéns pra você mesmo e defina o próximo objetivo.
Bom, eu acredito que agora a gente já pode colocar 5 minutos para estudar aquele assunto, certo? Então a gente coloca os cinco minutos no cronômetro e estuda. Quando o celular apitar, você pode refletir se realmente estudou por 5 minutos ou se ficou se distraindo com outras coisas.
Se você fracassar, tudo bem: você encontrou o grau de dificuldade adequado pra você. Dê um passinho pra trás e tente estudar por quatro minutos.
Repita o procedimento e veja se o seu nível de concentração atual está entre essa faixa de três e cinco minutos.
A ideia é repetir esse experimento com outros blocos de tempo e com outros tipos de conteúdos.
Algumas pessoas podem sentir facilidade estudando trinta ou quarenta minutos de material mais fácil, ou então mais familiar. Tem gente que sente maior dificuldade com coisas novas, e acaba estruturando blocos de dez minutos para novos conteúdos.
E também pode acontecer algumas situações em que, dependendo do dia, você vai conseguir se concentrar mais ou menos. Se você acabou de almoçar, está com um pouco de sono, e foi estudar, pode ser que precise de um bloco de tempo um pouco menor.
Se você está está extremamente motivado, concentrado, com vontade de estudar e não tem ninguém te atrapalhando – é bem possível que você consiga ampliar o seu bloco de estudos e ficar cinquenta minutos totalmente focado em um só tema.
Algumas pessoas vão comentar que o nome da técnica que eu estou passando é a Técnica Pomodoro; que eu já falei sobre ela aqui no canal. Caso tenha curiosidade, é só clicar aqui neste link [ https://arata.se/5foj ].
Na técnica dos blocos de tempo, existem algumas pequenas diferenças: especialmente nesse vídeo, eu quero que você aprenda a definir o bloco de tempo ideal pra você.
Outra coisa, você também não é obrigado a fazer uma pausa como acontece com a técnica Pomodoro – se você concluiu com êxito um bloco de três minutos, pode continuar. Nessa hora, pode ser muito interessante você já definir qual será o tamanho do próximo bloco de estudos – mais três minutos? Ótimo!
Dica Bônus
Sempre que estou estudando algum assunto, quando chego ao fim do dia, faço uma reflexão sobre como eu me saí. Eu gostaria de compartilhar essa dica com você: se pergunte e tenha consciência de como foi o seu dia de estudos.
Você estava estudando super bem e alguém te interrompeu? Esse assunto é muito complicado porque está faltando algum conteúdo, ou porque é um tema realmente complexo? Seria interessante dar um passo atrás e estabelecer um bloco menor de tempo? Ou eu poderia ter aumentado aqui?
A ideia é refletir para descobrir onde você precisa melhorar. Eu falei um pouco sobre isso no primeiro vídeo da nossa série Aprender Arata.
Ah! É preciso ter atenção em um detalhe nessa dica: só faça essa reflexão ao final do dia. Você não quer se distrair no meio do seu dia de estudos fazendo esse tipo de análise. Você só pode analisar uma vez por dia, ao final.
Dessa forma, você poderá garantir que não está perdendo muito tempo planejando os seus estudos, e vai dedicar o seu tempo para efetivamente se dedicar aos estudos.
Essa é a filosofia que que eu ensino no Como Aprender Mais Rápido: existem muitas técnicas, muitas especulações, e muitas formas e fórmulas para estudarmos melhor.
Muita gente acaba procrastinando o dia todo assistindo vídeos sobre como estudar melhor. Não é isso que eu quero desejar pra você – o nosso curso foi construído, justamente, para ir direto ao ponto, sem enrolação. Você pode concluir o curso em um único dia e começar a aplicar.
Aqui nesse link você poderá conferir mais detalhes sobre o programa.