Oi! Seiiti Arata. Vamos conversar com você que várias vezes já traçou metas, mas nunca viu os seus objetivos se realizarem como planejado. Hoje você vai aprender a usar o famoso ciclo PDCA para ajustar suas metas ao tamanho ideal e colher resultados. Daqui a pouco já explico o que é o PDCA e como usar… mas já te adianto que a solução é evitar metas ambiciosas demais e passar a estabelecer mini metas semanais.
Qual é o problema com as metas ambiciosas demais? Pense por exemplo em: Ganhar um milhão abrindo sua própria empresa ou queimar doze quilos de gordura em um mês.
Mesmo que você use o critério SMART para traçar metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido, ainda assim é provável que você não tenha conseguido cumprir essas metas.
Como essas metas são ambiciosas demais, normalmente você tem que definir um prazo muito longo para cumprir os objetivos. E é difícil manter o seu entusiasmo quando o resultado está muito distante e você não tem recompensas imediatas para as suas ações.
Tudo isso pode ser resolvido se você deixar de lado essas metas grandiosas e começar a focar em mini metas semanais.
Mini Metas Semanais são mais fáceis de alcançar, mais estimulantes e dão um feedback mais imediato.
Uma mini meta semanal nada mais é do que uma Meta SMART em que o último componente, a letra T (de “timely”) que se refere ao prazo definido, é sempre de uma semana.
Você vai olhar para os objetivos que você já tem e ver quanto desses objetivos é possível alcançar em apenas uma semana. As vantagens são muitas. Você é obrigado a fazer um planejamento mais prático, a reduzir suas expectativas, a agir rápido. Você também recebe um feedback mais imediato, mantém o entusiasmo e pode ajustar o que não está funcionando.
Vou dar um exemplo para ficar mais claro. Imagine que você tem uma Meta SMART atualmente que é: “Emagrecer doze quilos nos próximos três meses utilizando a Dieta Paleolítica e fazendo calistenia três vezes por semana”.
Essa é uma meta relativamente ambiciosa. Você precisa por noventa dias se concentrar em manter a dieta e fazer exercícios para tentar eliminar o peso que você definiu. Pode ser que no começo você perca mais peso. Pode ser que não perca peso na balança porque diminuiu a gordura ao mesmo tempo em que aumentou a massa muscular. Pode ser que você tenha uma lesão no pulso que te atrapalhe a fazer calistenia.
Vamos então transformar essa meta ambiciosa em uma Mini Meta Semanal. É claro que é impossível você perder doze quilos em apenas uma semana. Então o primeiro passo para traçar a sua Mini Meta Semanal é reduzir as expectativas e se adequar a realidade.
Quanto peso será possível perder em uma semana? Esse é um número difícil de definir com exatidão, mas vamos ver que isso não importa muito. Você deve focar em progresso, não em perfeição.
Digamos que você definiu que sua meta é perder apenas um quilo. Então a sua Mini Meta Semanal com os critérios SMART vai ser: “Emagrecer um quilo nos próximos sete dias utilizando a Dieta Paleolítica e fazendo calistenia segunda, quarta e sexta-feira antes de ir para o trabalho”.
Use o ciclo PDCA para extrair o máximo das suas metas semanais e ver seus objetivos se aproximarem a cada semana.
PDCA é uma técnica de melhoria contínua que significa Plan, Do, Check, Act. Ou seja: Planeje, faça, confira, ajuste. Por isso, o PDCA é perfeito para ser usado junto com as Mini Metas Semanais.
Vamos seguir com o nosso exemplo. Você agora definiu que sua Mini Meta Semanal vai ser “Emagrecer um quilo nos próximos sete dias utilizando a Dieta Paleolítica e fazendo calistenia segunda, quarta e sexta por uma hora antes de ir para o trabalho”.
Esse foi o início da etapa P do PDCA: você começou a planejar. Mas o seu planejamento precisa ser mais detalhado.
Quais as refeições que você vai comer na próxima semana para se manter na dieta? Quais alimentos você vai precisar comprar para ter em casa? Se você tem compromissos que vão te forçar a comer em restaurantes na próxima semana, o que você vai pedir para se manter na dieta? Quais as rotinas de exercícios que você vai fazer segunda, quarta e sexta? Onde você vai praticar esses exercícios?
Todo o seu planejamento e também as demais etapas do PDCA devem ser feitos por escrito, em uma agenda ou outra ferramenta de planejamento e execução. O planejamento não pode ficar apenas na sua cabeça. Quem falha em planejar está planejando falhar. E aqui já fica bem clara uma grande vantagem das mini metas semanais: é muito mais fácil planejar de forma concreta quando o prazo é de apenas uma semana.
Você consegue com certa facilidade planejar suas refeições e exercícios para os próximos sete dias. Você tem uma ideia dos compromissos que terá na próxima semana. Você sabe como está o seu corpo, se está sentindo alguma lesão, se terá que ir a algum aniversário. Se a sua meta fosse de três meses, um semestre ou um ano, seria muito difícil ter clareza sobre tudo isso.
A segunda etapa do PDCA é o D de “Do”, ou seja, de fazer, de entrar em ação. Aqui você precisa passar os próximos sete dias colocando em prática aquilo que você planejou. Você precisa comer as refeições que estão no seu plano e fazer os exercícios que planejou fazer.
Ao final do prazo de uma semana, você vai cumprir a terceira etapa do PDCA: “Check” ou “Confira”. Nesta etapa, você vai comparar o seu plano com a realidade. Por exemplo, você havia planejado fazer calistenia segunda, quarta e sexta por uma hora antes de ir ao trabalho. E aí? Você realmente fez isso? Se sim, como foram os exercícios? Se não fez, o que houve de errado?
É também na etapa Conferir que você vai verificar objetivamente se você cumpriu a Mini Meta Semanal ou não. O seu objetivo era emagrecer um quilo. Então, você tem que se pesar ou medir o percentual de gordura corporal para conferir de forma bem objetiva se você emagreceu um quilo ou não.
Ajuste suas Mini Metas semana após semana até conseguir alcançar o seu objetivo final.
Agora uma semana se passou e você conferiu se conseguiu ou não cumprir a sua meta. O último passo do ciclo de melhoria contínua PDCA é o Act ou Ajuste. Você deve ajustar as suas ações para seguir melhorando semana após semana.
Por exemplo, vamos imaginar que você atingiu a meta de emagrecer um quilo por semana usando Dieta Paleolítica e calistenia. O que pode ser ajustado para melhorar ainda mais os seus resultados na próxima semana? Quais refeições você mais gostou e quais menos gostou? Quais exercícios foram mais prazerosos? Você está com alguma lesão que te force a mudar os exercícios de calistenia para algo diferente, como caminhada ou natação?
Se você não conseguiu atingir a sua mini meta semanal e não emagreceu aquele um quilo que havia planejado, o que deu errado? Será que um quilo em apenas sete dias foi um objetivo muito grande? Será que na próxima semana a meta deve ser de apenas meio quilo? Ou será que a dieta escolhida não está funcionando para você?
O PDCA é um ciclo. Então ao final dessa etapa de Ajustar, você deve retornar para a etapa de Planejar. Com todas as informações que você agora tem em mãos, é hora de traçar uma nova Mini Meta Semanal. Se tudo deu certo, o planejamento pode ser bem parecido ou até igual ao da semana passada. Talvez você até queira se desafiar mais um pouco e tentar incrementar o objetivo em dez ou vinte por cento. Mas se a meta semanal anterior não deu certo, o novo planejamento deve conter os ajustes necessários.
A cada semana, você vai completar um ciclo. As Mini Metas Semanais vão te dar um feedback imediato em um espaço curto de tempo, para que você possa manter o entusiasmo, ver os resultados acontecendo e ter clareza sobre o que está funcionando e o que não está.
E com o efeito acumulado de algumas semanas você estará muito mais próximo daquela sua antiga meta ambiciosa. Entendeu o paradoxo? Ao reduzir o tamanho da sua meta, você poderá acumular mini resultados de verdade a cada semana. E esses resultados acumulados se tornam uma grande meta ao final.
Metas não devem ser confundidas com sonhos. Seja concreto e prático para que as Mini Metas Semanais funcionem bem.
Você deve ter percebido que as Mini Metas Semanais exigem um planejamento muito mais concreto do que as metas ambiciosas de longo prazo.
Muitas vezes quando traçamos metas ambiciosas de longo prazo estamos na verdade expressando alguns dos nossos sonhos.
Quando você diz que quer “Juntar um milhão na conta em cinco anos abrindo uma empresa própria de sucesso”, você pode até se iludir que está traçando uma Meta SMART, mas na verdade está apenas sonhando alto.
Não há nada de errado com sonhos. Você só precisa ter clareza sobre o que é cada coisa para não confundir sonhos abstratos com metas supostamente concretas, mas que nunca se realizam.
Está tudo bem sonhar em ser milionário se isso é importante para você. Mas para que esse sonho se torne realidade, você precisa agir. Pense nos sonhos ou nas metas ambiciosas como uma espécie de guia para onde você quer chegar. E pense nas Mini Metas Semanais como aquilo que define as ações que você vai tomar hoje, amanhã e nos próximos sete dias para se aproximar um pouco desses sonhos.
Para que as Mini Metas Semanais funcionem bem, você precisa ser muito prático. Qual é o objetivo mensurável ao final da semana? Quais as ações necessárias? Que dias e horas você vai fazer essas ações? Isso está marcado no seu calendário? Você gerenciou o seu tempo para realizar essas ações?
Ser prático também é conferir tudo o que funcionou e não funcionou. É aprender a dizer não para outros compromissos. É reduzir os seus objetivos para uma quantidade que você é capaz de realizar. É se comprometer em seguir o que foi planejado.
Claro que isso dá muito mais trabalho do que apenas sonhar em juntar um milhão na conta abrindo uma empresa própria de sucesso. E é por isso que muita gente continua preferindo traçar metas ambiciosas, mas que nunca se realizam.
Então se o seu objetivo é realmente atingir essas metas, na prática, na vida real, de forma concreta… você não pode ter medo do trabalho duro. Você tem que deixar os sonhos no campo dos sonhos e colocar a mão na massa para cumprir suas metas. E faça isso semana após semana, errando e acertando, mas sempre melhorando um pouco a cada sete dias.
Mini Metas Semanais funcionam porque são mais concretas, alcançáveis e com um feedback imediato para você ajustar as suas ações de acordo com as necessidades.
A principal diferença para as metas ambiciosas é o fator tempo. Nas Mini Metas, você tem apenas sete dias para conquistar os seus objetivos e por isso precisa planejar e executar gerenciando o seu tempo da melhor forma possível.
Para você que quer aprender a gerenciar melhor o seu tempo para conquistar os seus objetivos, eu te convido a ver uma aula especial do curso Produtividade Ninja sobre gerenciamento de tempo. Você pode ver essa aula agora mesmo acessando https://arata.se/gerenciamentotempo