Produtividade Arata! Você que é aluno do curso FOCO já sabe que para alcançar resultados excepcionais é necessário ter foco.
E para ter foco, para ter concentração, para alcançar resultados de qualidade em pouco tempo, precisamos concentrar toda nossa atenção fazendo apenas uma coisa de cada vez, fazendo bem feito, e, principalmente, fazendo a coisa certa. Você inclusive pode visitar o link aqui para aumentar seu poder de concentração em uma única atividade de cada vez.
Mas será que isso significa que temos que abandonar completamente a multitarefa, o multitasking de realizar várias atividades ao mesmo tempo? Nada disso!
1. Em situações de grande desafio, a multitarefa será necessária
Não é realista imaginar que você terá foco total o dia inteiro.
Não interessa o que você faz:
– Se você tem um emprego que exige bastante de você…
– se você é empresário e tem a responsabilidade de fazer sua equipe trabalhar de forma eficiente…
– se você cuida dos afazeres domésticos e da família…
…é natural passar por momentos em que várias pessoas apareçam ao mesmo tempo pedindo a sua atenção.
E nestes momentos de grande estresse, não dá para explicar que você está focado e que é a prima donna que só vai resolver uma única coisa de cada vez.
2. Eliminar a multitarefa é um objetivo inatingível
Por isso, você não vai querer definir um objetivo inatingível de eliminar totalmente a multitarefa da sua vida.
Aliás, se recusar a realizar qualquer tipo de multitarefa pode ser uma estratégia de baixa produtividade.
Tente por exemplo cozinhar uma macarronada fazendo só uma coisa de cada vez. Imagine você primeiro olhando para a panela por vários minutos esperando a água ferver. E depois colocar a massa e ficar plenamente concentrado olhando o macarrão cozinhar. E só depois disso começar a preparar o molho. Se você fizer isso, além de demorar muito, o macarrão esfriou e o resultado final não é bom. Obviamente estamos falando de macarronada como exemplo: no seu ambiente profissional eu tenho certeza que você consegue imaginar situações em que evitar a multitarefa não é uma maneira eficiente de trabalho.
3. Não passe o dia inteiro em multitarefa!
Por outro lado, você não deseja uma vida em que você fica o TEMPO TODO em multitarefa. E aqui é que nós começamos a fazer escolhas mais inteligentes.
A maior parte das pessoas não tem o nível de consciência para perceber qual é o modo de trabalho que elas estão executando. Elas simplesmente reagem automaticamente. Elas começam por exemplo a se concentrar em uma tarefa única, tentando ter foco, e de repente aparece alguém com uma interrupção e daí elas mudam para multitarefa. Isso é ser reativo e não ter consciência sobre o que se deseja realizar.
O que você pode fazer para aumentar a sua consciência? Primeiramente, tenha certeza de ter concluído o nosso curso FOCO, que é um curso rápido que você conclui em um único dia e já vai te dar todos os exercícios que você precisa. Visite o link para se matricular agora.
Mesmo se você ainda não é aluno do curso FOCO, aqui vão algumas dicas rápidas que eu compartilho no nosso canal youtube da Arata Academy. Anote aí que é bem simples:
4. Planeje suas interrupções
Não interessa se você é dono de um negócio próprio, se você é estudante, se você cuida da casa, se você é funcionário em uma empresa grande ou pequena. Algo que é certeza absoluta que vai acontecer na sua vida é que você será interrompido. Isso é inevitável. Portanto não faz sentido opor resistência ao que vai acontecer com certeza.
Por isso é que além de aprender como se comportar nos momentos de foco, você precisa aprender como lidar de forma efetiva nos momentos de multitarefa para concluir o que é importante e aumentar a sua produtividade.
5. Separe momentos de concentração e momentos de multitarefa
Defina quais são os momentos do seu dia que você estará concentrado em uma tarefa única e quais são os momentos do seu dia em que você estará propositalmente em multitarefa. Isso faz parte do planejamento das interrupções: você direciona elas para os momentos de multitarefa.
6. Realize várias atividades parecidas no mesmo bloco de tempo
O cérebro tem dificuldade em processar duas informações paralelamente. O que nós fazemos é processar informação uma na sequência da outra, e isso acontece tão rápido que achamos que é multitarefa. O que estamos fazendo é apenas um pensamento sequencial em um mesmo bloco de tempo.
Agrupe tarefas relacionadas no mesmo bloco de tempo.
Quando você trabalha em uma certa atividade, você está utilizando certos canais neurais relacionados àquela atividade.
Imagine que você está no meio de finalizar uma planilha complicada de Excel e eu te interrompo e peço pra você desenhar um logotipo pra um produto novo da empresa. Demora um pouco para sair daquele modo analítico e numérico para entrar em um modo mais criativo e visual.
Quando você muda de atividade, é necessário que o seu cérebro realize um ajuste. Essa mudança pode causar uma perda de eficiência, dificuldade de foco e dificuldade de memória sobre qual é a maneira mais eficiente de lidar com a nova atividade. Quanto mais você fica mudando entre coisas completamente distintas, mais você está sendo ineficiente.
Portanto para ser efetivo nos blocos de multitarefa, você quer realizar atividades parecidas e isso ajuda você a ir mais rápido. Por exemplo, evite responder um email e tentar voltar para aquele relatório que você estava escrevendo e logo depois responder mais um email, voltar pro relatório, responder outro email, voltar pro relatório… pois tanto a resposta de email como a redação do relatório são atividades muito diferentes.
É é melhor passar mais tempo escrevendo o relatório e daí em um outro bloco de tempo responder cinco emails. Pois na hora que você está respondendo emails você está engajado em atividades semelhantes.
7. Aprenda a usar listas de tarefa simples
Veja o nosso episódio 07 da série Produtividade Arata – ali você tem uma dica muito importante se você lida com várias pessoas que tornam o seu trabalho muito caótico. O que você precisa é manter sempre a clareza sobre o que é mais importante que você conclua naquele dia – tendo essa clareza, daí você vai acomodar os demais pedidos pra encaixar o que for possível. Mas nunca perca a visão do que realmente você precisa concluir naquele dia.
Quem realiza muito a multitarefa ao extremo é Elon Musk pois ele tem que cuidar de várias empresas e resposabilidades ao mesmo tempo. E ele também sabe manter o foco nas horas certas. Se interessar para vocês eu posso no futuro gravar um vídeo sobre esse empreendedor – deixe nos comentários se você tem vontade de ver eu analisando um pouco mais do empreendedorismo de Elon Musk e outros.
Enquanto isso, novamente, pra quem ainda não conhece o curso FOCO, fica a dica pois é um dos cursos mais rápidos e simples da Arata Academy que vai ajudar você bastante. Visite agora o link aqui.