Produtividade Arata! A internet nos permite trabalhar em casa e várias empresas estão flexibilizando os contratos de trabalho pra que os funcionários tenham a possibilidade de passar alguns dias da semana trabalhando em home office. Sem contar as pessoas que estão abrindo seu negócio próprio totalmente digital e também trabalham em casa.
A ideia de home office parece muito atraente, entretanto, muitos destes profissionais que trabalham em casa sentem dificuldade em se concentrar em realizar algum trabalho com qualidade.
1. Você é responsável pelo ambiente de trabalho
Está difícil de se concentrar? A responsabilidade é sua! Escolha um canto da sua casa onde exista pouco movimento. De preferência, tenha algum ambiente exclusivo para trabalhar. De longe, esta é a dica que mais vai trazer resultados para você.
Se você tentar trabalhar na mesa da cozinha ou no meio da sala enquanto outras pessoas estão passando por perto, crianças correndo, cachorro latindo, sua avó pedindo para você ir até o supermercado, será praticamente impossível você ter capacidade de concentração.
Crie um espaço apenas seu que você respeita e que outras pessoas também respeitarão entendendo claramente que é de um espaço de trabalho. Quando você está neste espaço, você não quer ser interrompido pois está realizando algo importante.
O equipamento de trabalho tem que ser bom. Invista em mesas e cadeiras ergonômicas. Você vai passar a maior parte do seu tempo sentado na frente do seu computador. Cerca de 90% dos adultos um dia vai sofrer com dor nas costas em algum momento da vida.
Escolha a mesa de trabalho certa e a cadeira que esteja apropriada para você.
No escritório, muitas vezes nós não precisamos pensar a respeito pois existem profissionais encarregados de comprar as mesas e cadeiras ergonômicas para trabalharmos durante longas horas. Entretanto, a maior parte dos móveis que compramos para o nosso lar são escolhidos pelo design e aparência estética, mas nem sempre são apropriados para ficar trabalhando por longas horas. Por isso, profissionais de saúde qualificados da sua confiança que poderão fazer o devido ajuste da altura em que o monitor deve estar com relação os olhos e posicionamento do teclado, assim como a cadeira ideal para você trabalhar.
No meu caso, eu tenho dois espaços para trabalhar em casa: uma mesa confortável com cadeira na altura ideal e também tenho uma mesa de trabalho para trabalhar em pé. E assim costumo alternar momentos em que trabalho sentado e momentos que trabalho em pé. Os alunos do curso produtividade ninja tem acesso ao projeto de mesa para trabalhar em pé que eu utilizo. Caso você seja aluno, faça seu login agora no site das aulas e vá para a aula número 18 e faça o download do projeto da mesa para trabalhar em pé.
2. A dificuldade de trabalhar em casa não é um problema de motivação.
Tem gente ainda com uma mentalidade atrasada e pensa que o funcionário que trabalha em casa vai produzir menos porque vai querer tirar vantagem, que vai ficar acomodado, vai ficar o dia inteiro de cueca ou de pijama, vai dormir até tarde. Sim, é verdade que em todo lugar existem os bons e maus profissionais. Mas pense aqui comigo: a possibilidade que a empresa te dá para trabalhar em casa é um voto de confiança. E muitas vezes o que temos é o contrário:
Muitos funcionários que começam a trabalhar em casa ficam muito felizes e estão cheios de motivação. A conquista de poder ter flexibilidade e trabalhar em casa representa maior qualidade de vida. Existe um entusiasmo grande e a vontade de fazer o melhor possível para poder continuar com a liberdade de trabalhar em casa.
Entretanto, o problema é justamente o excesso de liberdade que se revela um obstáculo para o trabalho.
A ausência de ritmos e de horários predefinidos pode destruir as estruturas de planejamento de um dia de trabalho.
O profissional que trabalha sozinho em casa precisa de ter controle e estrutura do que acontece ao redor.
Sem estrutura, sem uma clareza sobre quais são as tarefas prioritárias e como proteger nosso tempo, acabamos apenas reagindo diante das diferentes pressões que temos ao nosso redor, dos pedidos de outras pessoas. Isso vai corroendo a nossa capacidade criativa.
3. Cuidado em trabalhar demais e ter resultados de menos
Curiosamente, os profissionais sérios e responsáveis acabam trabalhando mais horas em casa do que se estivessem trabalhando no escritório. E infelizmente tem casos em que eles produzem menos, apesar de ficar mais horas diante do computador.
Isso acontece principalmente quando se trata de um trabalho que depende de criatividade e capacidade intelectual. Se estamos distraídos e sem foco, não será possível atingir o máximo da produção intelectual. Acabamos com aquele sentimento de pequenez, de que não estamos atingindo as expectativas e isso gera a ansiedade de não sabermos se o trabalho está bom suficiente.
Por isso, na dúvida, trabalhamos mais do que gostaríamos. Continuamos tentando explorar outros caminhos para melhorar o trabalho. Na dificuldade de traçar a linha divisória entre o horário de trabalho horário e o de descanso, acabamos trabalhando mais horas do que o normal.
A mesma tecnologia que nos liberta para trabalhar em casa em vez de ir pro escritório é a tecnologia que nos mantém conectados por tempo todo. Fica ainda mais difícil quando os colaboradores trabalham em horários diferentes ou estão distribuídos em diferentes fusos horário. Não há mais horário de descanso.
Algumas pessoas ficam tão ansiosas a ponto de acordar no meio da madrugada para checar se chegou algum e-mail novo. Acha exagerado? Então diga aqui nos comentários se você não é daqueles que olha o email antes de dormir e confere o e-mail como primeira coisa depois de acordar. Se for o seu caso, faça uma pausa do vídeo agora e escreva “eu também leio email toda hora” e daí vamos identificar quem são vocês, hehehe.
Tudo bem? Caso você não seja do tipo de pessoa que lê o email toda hora, tudo bem. Agora, caso você tenha feito a pausa para deixar o comentário de que é do tipo de pessoa que lê email compulsivamente, eu deixo a pergunta pra você, e peço que você responda com toda a sinceridade do mundo.
– Você acha de verdade que esse seu comportamento está agregando valor para seu trabalho? Você se torna um funcionário mais valioso para a sua organização ao estar constantemente à disposição? Será que faria uma diferença muito grande se deixasse pra ver seus emails de trabalho só quando chegasse no escritório? Agora vem a pergunta matadora: existem colegas de trabalho seu que apenas lêem o email quando estão dentro do escritório, e eles são tão valiosos para a sua empresa quanto você, talvez até MAIS bem pagos do que você?
Tem funcionários que tentam ser mais valiosos sacrificando a vida pessoal e ficando à disposição vinte e quatro horas. Tem outros funcionários que tentam ser mais valiosos fazendo um trabalho de maior qualidade. E eles conseguem deixar bordas divisórias claras sobre a hora que não estão disponíveis. Inclusive a gente nem mesmo tenta telefonar pra eles no fim de semana, a gente nem mesmo perde tempo enviando email pra eles no meio da noite pois nós já sabemos que eles não vão olhar.
Veja: existem sim alguns raros casos de profissionais que realmente precisam estar o tempo todo disponíveis pois a natureza do trabalho é cuidar de emergências. Mas para a maior parte de nós, acabamos escolhendo ficar conectados o tempo todo por gostarmos da ideia de sermos importantes e necessários.
Você que acompanha a série Produtividade Arata já me viu falando muito de foco. E quando falamos de foco, isso significa principalmente saber qual é a próxima atividade de valor que deve ser realizada.
Não queremos passar muito tempo dedicados em tarefas erradas que vão levar para um caminho ineficiente. Queremos fazer melhor uso possível do nosso tempo.
O home office apresenta uma série de vantagens. Gastamos menos tempo e dinheiro no deslocamento de um lugar para outro. Temos um maior conforto trabalhando em casa. Mas isso representa também o desafio de sermos produtivos.
Se você já é aluno do nosso curso Produtividade Ninja, então eu tenho mais uma surpresa. Temos mais uma aula bônus fresquinha que acabou de ser adicionada na área de alunos. É só você fazer o login no site (se você tiver perdido sua senha basta entrar em contato usando o formulário oficial de suporte – por favor não escreva pedidos de suporte aqui nos comentários do youtube pois a nossa equipe não terá como ajudar. Sempre que você precisa de qualquer resposta, escreva pra gente usando o link aqui .
E fazendo seu login na área de alunos você vai encontrar uma aula bônus em que vamos falar sobre
– não misturar a vida pessoal com trabalho
– quais são as mudanças que você pode implementar no seu ambiente para conseguir maior concentração no home office
– quais mudanças você deve realizar imediatamente no seu computador para conseguir ter foco no trabalho em casa
– quais são as mesas e cadeiras que você precisa para evitar problemas nas costas e garantir sua produtividade no longo prazo
– o tipo de iluminação que vai garantir melhores resultados (eu vou inclusive dar o link de um tipo especial de lâmpada que vai diminuir a sua sonolência e aumentar a sua eficiência no trabalho)
– softwares de colaboração que vão ajudar você a ter o máximo de produtividade junto com a sua equipe
– uma técnica minimalista que vai te surpreender e você vai perceber como menos é mais
Se você quer acesso a todas estas dicas adicionais, então é fácil: se você já é aluno do curso Produtividade Ninja faça o login na área de alunos. Se tiver qualquer dificuldade técnica, entre em contato com a nossa equipe de suporte em o link aqui.
Se você ainda não é aluno, então você precisa se matricular no curso Produtividade Ninja que é o curso avançado de produtividade da Arata Academy. É um curso com vinte aulas extremamente profundas e detalhadas. Se você digitar “produtividade” no google você verá que uma das primeiras recomendações é justamente “Produtividade Ninja” e isso não é por acaso, é o curso que tem o maior índice de aprovação para quem deseja aumentar a produtividade. Pra se matricular hoje é simples, é só você visitar o link que vai aparecer aqui na tela e seguir as instruções. Nos vemos no curso!