Oi! Seiiti Arata. Sabe aquela sensação de frustração quando você sai de uma reunião que poderia ter sido resolvida com um simples email? Faltou eficiência. E de maneira parecida, existem livros que você termina de ler e sente que as ideias daquele livro poderiam ter sido explicadas em alguns poucos parágrafos.
Para as pessoas que ainda não possuem o hábito de ler, o maior desafio é simplesmente começar a ler livros. Porém, para o pequeno grupo de quem já tem o costume de ler, o próximo desafio é não desperdiçar tempo com páginas de pouco valor. Existem muitos livros que não merecem ser lidos por completo. Você precisa aprender a pular as partes que estão enchendo linguiça.
Por um lado existem grandes obras da literatura, livros clássicos que realmente merecem ser lidos de capa a capa. Por outro lado, quando nós estamos falando de livros técnicos, livros de não ficção, geralmente não é eficiente você ler o livro do início ao fim. Você precisa aprender a pular páginas que não são relevantes para atender à sua necessidade.
Boa parte desses livros de não ficção que são os bestsellers do momento contém apenas uma ideia realmente importante. Porém, para ter a aparência de livro que pode ser vendido, os editores e autores transformam uma ideia de dez páginas em um livro de duzentas páginas.
Quando você aprende a identificar esse tipo de livro, você pode parar de perder tempo lendo esse tipo de livro de capa a capa.
Aprenda a detectar quando o livro não merece ser lido por inteiro.
Não é eficiente ler alguns tipos de livro sem um planejamento estratégico. Especificamente, os livros que você precisa ter um cuidado extra são os livros de não ficção, geralmente classificados como livros de negócios, desenvolvimento pessoal ou auto-ajuda.
O planejamento estratégico começa entendendo qual é a sua intenção ao ler o livro. Você apenas quer um pouco de lazer e acha que aquele livro vai te proporcionar entretenimento? Ou será que você tem algum problema específico na sua vida que deseja superar, ou algum sonho ou objetivo que deseja alcançar?
A venda de livros de ficção tem diminuído e os de não ficção tem aumentado. Então, nós podemos dizer que cada vez mais as pessoas recorrem aos livros buscando por algum resultado concreto e específico como resultado da leitura.
Se este é o seu caso, você precisa aprender a reconhecer os momentos em que está diante de um livro que não vale a pena ser lido do início ao fim.
A melhoria nos hábitos de leitura é gradual. Primeiro, é necessário desenvolver o hábito da leitura, pois a maioria das pessoas não tem o hábito de ler livros. Então, se hoje você já tem o hábito de ler livros de não ficção do início ao fim, parabéns. E agora é a hora de você dar um passo adiante e adquirir o hábito da leitura INTELIGENTE.
Com a leitura inteligente, você vai perceber rapidamente que muitos livros contém enrolação, especialmente os livros que aparecem na lista de livros mais vendidos. Muitos poderiam ser reduzidos a um artigo de poucas páginas. Por isso, você precisa ler esses livros de forma inteligente, sem perder tempo, indo direto ao ponto.
Preste atenção como esses livros geralmente têm uma ideia central realmente boa. Porém, em diferentes momentos o autor fica contando histórias de como ele descobriu aquela ideia, explicando casos de aplicação para provar que a ideia realmente faz sentido dando diferentes exemplos. É isso que aumenta a quantidade de páginas, transformando aquela ideia em um livro para ser vendido.
Isso não é feito apenas para deixar o livro mais encorpado, querendo impressionar pela quantidade de páginas. Muito do que você encontra nestes livros é um marketing pessoal do próprio autor, que faz questão de mostrar como ele veio de uma infância cheia de dificuldades, que ele enfrentou muitos problemas, e que ele é no fim das contas muito parecido com você.
Essa é uma técnica para tornar o autor carismático, e está arquitetada especificamente para que você se identifique com o autor e acredite que você também pode seguir os mesmos passos e ter os mesmos resultados. Existem treinamentos específicos para que palestrantes e autores aprendam a usar a Jornada do Herói para ganharem mais popularidade.
Preste atenção e você vai perceber que muitos livros não-ficção bestseller sobre uma certa empresa, um produto ou o CEO daquela empresa são publicados um pouco antes do IPO da empresa. Ou seja, existe um processo muito bem planejado de recrutar escritores e editores que escrevam bem e, junto com uma equipe, fazer uma campanha orquestrada de lançamento do livro.
Este tipo de livro é uma das peças de marketing de um projeto maior. Eles adicionam muitos capítulos apenas contando quais são as grandes virtudes únicas da empresa. Isso torna a empresa bastante impressionante na imaginação popular e ajuda a alavancar o preço das ações quando a empresa está disponível ao público geral.
Outros momentos em que livros de negócios recebem páginas extras é quando os editores do livro decidem adaptar as ideias principais para diversas áreas do conhecimento, de modo a tentar fazer o livro ser recomendado para certos cursos de faculdade.
Imagine, por exemplo, um livro que contém uma única técnica prática para ajudar pessoas a serem mais produtivas. A técnica pode ser ensinada em apenas dois capítulos. Porém, o livro contém mais vinte capítulos ensinando como usar a técnica para tornar empresas mais eficientes, ou como melhorar a urbanização de grandes metrópoles, como aumentar a velocidade de transportes públicos, como times de baseball que usam a técnica ganham mais campeonatos, como hospitais podem ser mais eficientes, como é possível evitar o aquecimento global e muito mais.
Até pode ser verdade ser possível usar a técnica de produtividade em tantas áreas diferentes, mas existe um certo exagero. Além disso, talvez você consiga aprender um pouco melhor a ideia principal ao ler sobre a aplicação dela em tantas áreas diferentes… mas o problema é que você não é responsável pela urbanização de metrópoles, nem dos transportes públicos, nem é técnico de time de baseball, diretor de hospital. Ou seja, você está aprendendo muito pouco ao ler sobre todos esses exemplos detalhados que não são relacionados à sua situação.
Você apenas quer aprender uma técnica de produtividade para ser mais eficiente e ter um pouco mais de tempo livre no seu dia a dia. E a ironia é que, ao ler o livro inteiro, você acabou perdendo tempo.
Quando você consegue perceber isso, ganha clareza para extrair o máximo de um livro no mínimo de tempo. Lembre-se sempre de implementar o que leu.
Você está perdendo tempo quando abre o livro sem ter um plano. Fazendo isso, você estará apenas seguindo o plano da pessoa que escreveu o livro. Você precisa ter o seu próprio plano. E todas as vezes que estiver diante de alguma informação que não é útil para você, pode ser melhor acelerar a leitura. A sua leitura fica otimizada quando ela traz ganhos práticos para os seus próprios objetivos.
Uma leitura inteligente proporciona o máximo de ganhos no mínimo de tempo.
Existe uma moda na internet de dizer que leu tantos livros por semana, de postar nas redes sociais pilhas de livros lidos, de aparecer em videoconferências com estantes cheias de livros ao fundo.
Cuidado com a vaidade que confunde e afasta você do verdadeiro crescimento. Em vez de ter orgulho da quantidade de livros que você leu, de quantas páginas consegue ler por minuto ou de quantos likes tem a sua foto com o último livro lido, procure entender qual foi o valor que aquele livro trouxe para a sua vida.
No caso dos livros de não ficção que estamos falando aqui, o valor de um bom livro é o resultado prático na sua vida. É aquilo que você implementa de transformação útil na sua vida.
Vou dar um exemplo exagerado, apenas para ficar bem claro. A maneira ineficiente é apenas ler de capa a capa as quase quinhentas páginas de um livro como Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, mas não implementar nada do que aprendeu e não conseguir ter um ganho de produtividade. O que você leu não interessa. O que interessa é o que você faz com aquilo que você leu.
A maneira eficiente é fazer a leitura de inspeção, ver o índice e anotar quais são os sete hábitos. Isso ajuda a ir direto ao ponto, com uma intenção de compreender rapidamente qual é a ideia central de cada hábito. Assim, você pula tudo o que não era conteúdo prático.
Pense especificamente sobre as mudanças de comportamento que pode fazer para implementar os sete hábitos. Mude a maneira como se comunica com os outros. Modifique o sistema de planejamento de objetivos. Adicione atividades diárias todas as manhãs para se comportar de forma diferente.
E se algo não ficou claro na prática, você pode sempre voltar ao ponto específico do livro para tirar as dúvidas. O livro é, assim, usado como uma ferramenta, como um livro de receitas que você consulta quando precisa. É assim que você consegue obter um ganho de produtividade sem precisar ler todas as páginas.
No Inteligência Arata Academy, nós fazemos um treinamento específico para você aprender a ler melhor, com intenção de retenção, compreensão e aplicação.
Não é você que deve servir aos objetivos do livro. O livro é que deve servir aos seus objetivos.
Tome cuidado para não ter fetiche com livros. Fetiche é quando você atribui poderes mágicos a um simples objeto. Livros de não ficção são instrumentos que devem servir aos seus objetivos pessoais.
Os livros podem ser pulados, riscados, anotados, resumidos e até mesmo descartados. É óbvio que estou dizendo isso quando o livro é da sua propriedade, e não da biblioteca pública ou um livro emprestado de outra pessoa.
Em uma leitura atenta, você pode perceber que o autor está simplesmente enrolando, contando histórias para impressionar você ou repetindo ideias que já foram apresentadas. Nesses casos, não se sinta na obrigação de continuar lendo página por página.
Pule tudo o que não te agrega valor. Se for o caso, até mesmo abandone o livro antes do fim. Em vez de atrasar sua vida querendo ler de capa a capa, use esse tempo para aplicar na prática aquilo que você aprendeu.
No Inteligência Arata Academy nós vamos juntos praticar a pré-leitura para identificar de cara qual é a ideia principal do livro, quais são os pontos principais e qual tipo de leitura deve ser utilizada.
Técnicas como essas vão te ajudar a criar o hábito da leitura inteligente, até mesmo para identificar com clareza quais são os raros livros de não ficção que merecem ser lidos do início ao fim.
A leitura é um dos melhores hábitos que você pode desenvolver. Porém, ler livros de não ficção de capa a capa é um desperdício de tempo que pode estar atrasando a sua vida.
Se a ideia de um livro assim pode ser aprendida em dez páginas, não faz sentido gastar o seu tempo lendo duzentas páginas com histórias, repetições e puro marketing. Em vez disso, use o seu tempo para aplicar na prática o que você aprendeu.
Para você que quer fazer com que os livros sirvam aos seus objetivos, e não o contrário, eu te convido a conhecer o treinamento Inteligência Arata Academy, em que você tem acesso a exercícios curtos e testes para dominar quatro níveis de leitura. Você pode conhecer o curso agora mesmo no endereço https://arata.se/inteligencia