Produtividade Arata! O hábito de produtividade pode ser instalado.
Pra você que deseja aprender sobre o poder do hábito de produtividade, eu sou Seiiti Arata e trago para você um dos conceitos mais poderosos do trabalho do professor de psicologia Roy Baumeister e dos pesquisadores Andrew Hargadon e Kimberly Elsbach.
Neste vídeo você vai aprender dois conceitos chave que são os Hábitos Complementares e os Hábitos Intercalares.
1. Hábitos complementares
Os Hábitos Complementares explicam o motivo de algumas pessoas não conseguirem ter foco em uma atividade e porque outras conseguem.
O auto controle não é algo genético, é algo comportamental e portanto nós podemos mudar. Essa é a boa notícia.
Como nós podemos mudar? Vou passar agora pra você a solução.
Sabe quando você em vez de ir pro seu escritório decide trabalhar em casa, e daí acorda na mesma hora de sempre, só que em vez de tomar a ducha, fazer a barba e colocar a roupa de trabalho, você continua de camiseta e já vai direto pro computador e começa a enrolar? O que está acontecendo?
Neste caso, as coisas poderiam ser melhores se tivéssemos feito todas as rotinas, incluindo fazer a barba e até colocar a roupa social de trabalho. O motivo é que existem hábitos complementares, hábitos suporte, que são ganchos mentais.
Quando eu consigo realizar os hábitos complementares, todo o resto que está associado a esse hábito também se fortalece. Eu acordei cedo, eu tomei banho, fiz a barba, troquei de roupa, tudo indica que é dia de trabalho. Mas se eu acordo tarde, minha rotina é toda diferente, fico de pijama e abro o computador pra trabalhar, fica mais difícil.
De algum nível mais inconsciente, quando ficamos de pijama e queremos abrir o computador pra trabalhar, alguma coisa não sai corretamente. Estão faltando os hábitos complementares.
A mesma coisa vale para a coerência dentro de um programa de vida saudável. Eu posso fazer tudo direitinho, observar as minhas escolhas alimentares com rigor, fazer exercícios, mas no dia em que eu piso na jaca existe curiosamente uma tendência a abandonar todo o programa saudável.
2. O hábito complementar amplifica a minha coerência
O que nós queremos é encontrar coerência nas nossas vidas e no nosso comportamento. Coerência.
Por isso, se está muito difícil por exemplo ter a disciplina para sentar na frente da escrivaninha durante horas pra conseguir completar todos os exercícios daquela apostila difícil de estudos, talvez eu possa fazer algumas atividades mais simples de aquecimento ou intercalando.
Por exemplo, organizar a mesa. É um pequeno gesto, que vai consumir cinco, talvez dez minutos. Mas, que, ao final, isso gera um sentimento de coerência que me prepara para o próximo passo. Lembre sempre da palavra: coerência.
3. Hábitos intercalares
Além da coerência pelos hábitos complementares, muitas vezes eu preciso de hábitos intercalares.
Dizemos hábitos intercalares pois são aquelas atividades que se intercalam, que são colocadas no meio de uma atividade e outra, igual um sanduíche.
O melhor exemplo de hábito intercalar é atividade física e mental. A atividade mental pesada e intensa pode e deve ser intercalada com atividades físicas simples e leves.
Na pesquisa de Elsbach e Hargadon, as atividades simples como por exemplo colocar papel na impressora, fazer a limpeza de equipamento de laboratório ou qualquer outra atividade simples como abrir caixas e colocar objetos na prateleira acabou sendo um tipo de atividade física que descansava o cérebro e melhorava o desempenho.
Cuidado com os hábitos intercalares! Existe uma maneira certa pra fazer isso, pois da forma errada nós acabamos procrastinando.
Muito cuidado se você começar a só fazer as atividades dos hábitos complementares e dos hábitos intercalares… mas não colocar a mão na massa na tarefa principal. Isso seria usar errado o hábito complementar e intercalar como forma de enrolar, deixar de lado a verdadeira atividade que tem que ser realizada.
Por isso é que eu convido você pra aprender mais visitando o link aqui.