Oi! Seiiti Arata. Como é que você pode criar INEVITAVELMENTE a sua vida ideal? Através de um ritual diário perfeito. Mas o que seria uma vida ideal? Tudo depende do que você deseja para você mesmo. Use os comentários para compartilhar conosco o que é uma vida perfeita para você… e você verá como cada pessoa tem sonhos completamente diferentes. Algumas pessoas querem viver uma vida tranquila no campo e ter a própria horta. Outras pessoas querem mais luxo em uma casa grande e confortável. Tem pessoas que preferem uma vida minimalista num apartamento pequeno e fácil de fazer limpeza.
Portanto, não existe vida perfeita para todos. O que existe é a vida perfeita para você. E para isso, você precisa cultivar um ritual diário que seja alinhado com esse seu sonho. E você só poderá ter esse ritual diário caso tenha a clareza do que deseja para seu futuro.
Para isso, hoje trago para você um exercício chamado Dia Médio Perfeito (Average Perfect Day), que foi criado pela Arina Nikitina. Esse exercício pode ser um divisor de águas na sua vida, fazendo com que você entre em ação hoje mesmo para conquistar os seus maiores objetivos ao mesmo tempo em que aproveita a vida.
A sua vida ideal é composta por uma série de dias ideais. Mudando os seus dias, você muda a sua vida.
Veja o episódio 139 da série Oi! Seiiti Arata em que começamos a desenvolver a ideia de que uma vida boa é feita de dias bons. É aqui que entra o exercício do Dia Médio Perfeito. Você precisa entender que uma vida melhor nada mais é do que uma sequência de dias melhores. Quanto melhor for a sua qualidade de vida nos dias comuns, melhor será a sua satisfação em relação à sua vida como um todo.
Acredito que você já ouviu a recomendação de que você deve definir metas SMART. No curso Planejando Sua Vida nós ensinamos como você pode usar metas SMART para definir objetivos grandiosos para diferentes áreas da sua vida como saúde, finanças e relacionamentos.
Mas antes mesmo de definir essas metas de vida, você deveria pensar em como gostaria que os seus dias médios fossem.
Importante: o seu foco não deve ser na imaginação de um dia especial em que você atinge uma meta grandiosa. Em vez disso, imagine como seria o seu dia médio, o seu dia comum, a sua rotina. O objetivo é conseguir fazer com que a sua rotina comum seja alinhada com a sua vida ideal.
O modo como você vive os seus dias é o modo como você vive a sua vida.
Dificilmente a sua vida muda do dia para a noite. Para a maioria dos nossos objetivos, a mudança só vem com uma série de pequenas ações realizadas ao longo do tempo. É assim que você aprende coisas novas, que muda o seu corpo, que economiza dinheiro… Pequenas mudanças ao longo de muitos dias normalmente geram resultados mais consistentes do que tentar fazer grandes mudanças de um modo intenso.
Por isso o exercício do Dia Médio Perfeito é tão eficiente.
O segredo para criar seu ritual diário perfeito é usar sua imaginação e usar alguma ferramenta de anotação para escrever quais são os elementos que compõem uma vida ideal para você.
Para responder, pense em um dia médio, um dia regular, algo que você consegue imaginar fazendo parte de uma rotina, um ritual diário. Não é o dia do seu casamento, não é o dia que você ganha na loteria nem o dia em que você realiza a viagem dos seus sonhos.
Como seria esse seu Dia Médio Perfeito? Deixe sua criatividade fluir e esqueça por um momento das limitações financeiras, das suas obrigações e falta de tempo.
A que horas você acordaria? O que faria logo depois de acordar? Será que você faria jejum e meditação em uma casa simples e minimalista? Ou será que você seria servido um bom café da manhã à beira da piscina de uma casa luxuosa?
E depois? Como é a sua rotina de trabalho? Vai para a sua própria empresa, comandar uma grande equipe? Fica em um ateliê particular para fazer sua arte? Ou trabalha em casa atendendo seus patrões ou clientes?
No meio do dia, onde e com quem você almoça? O que gostaria de comer regularmente? Como descansaria depois do almoço?
Como seriam as suas tardes? Mais trabalho? Exercícios físicos? Buscar os filhos na escola?
E à noite? Onde e com quem você gostaria de jantar regularmente? O que faria depois para relaxar?
Estou trazendo aqui diversos exemplos apenas para soltar a sua imaginação. Cada pessoa tem uma rotina diferente, obrigações diferentes, desejos diferentes. O exercício é exatamente sobre isso. É sobre definir como seria o SEU Dia Médio Perfeito, de forma detalhada, passo a passo.
Aproxime o dia ideal do seu dia real. Trabalhando com o que você tem hoje, é possível construir um presente melhor.
O seu Dia Médio Perfeito mora no mundo das ideias. Esse dia perfeito é um ideal, uma rotina que você seria capaz de viver e reviver centenas de vezes sem ficar entediado, exausto ou sobrecarregado. O seu dever é tirar esse dia perfeito do mundo das ideias e trazer para o seu mundo real.
Algumas das ações do seu Dia Médio Perfeito vão estar bem distantes da sua realidade atual. Outras vão estar mais próximas. O importante é que agora você tem uma visão clara de como gostaria que os seus dias fossem. E pode começar a trabalhar para se aproximar dessa meta, nem que seja um passinho de cada vez.
Por exemplo, vamos imaginar que no seu Dia Médio Perfeito você se dedica à leitura de um bom livro. Então, a leitura idealmente faz parte do seu ritual diário.
Depois de ter usado sua criatividade para imaginar este componente do seu dia perfeito, pergunte-se qual é o horário ideal em que a atividade acontece. Por exemplo, no dia perfeito você lê algumas páginas todos os dias antes de dormir. Agora é hora de ser mais prático e identificar quais são os ajustes que você precisa implementar na sua vida real para viabilizar essa prática.
Você pode revisar cada item que listou no seu Dia Médio Perfeito para ver como pode se aproximar um pouco do seu dia ideal hoje mesmo, na prática, partindo com o que você tem no momento.
Dilua as suas grandes metas no seu Dia Médio Perfeito. Grandes mudanças são conquistadas com pequenas atitudes diárias.
O seu Dia Médio Perfeito precisa estar alinhado com as suas grandes metas de vida. Por exemplo, digamos que no seu planejamento de vida existam metas como ser fluente em um segundo idioma, emagrecer dez quilos e reduzir o uso de redes sociais.
Nesse exemplo, você precisa ter certeza de que no seu Dia Médio Perfeito exista um tempinho para estudar o idioma no qual você quer ser fluente. Para emagrecer, seu estilo de vida e alimentação devem ser coerentes com o objetivo. Para reduzir o uso de redes sociais, você precisa medir quanto tempo está reduzindo. Todas essas informações aproximam você da verdade. E se a verdade te mostrar que o seu desejo não está coerente com a realidade, você terá uma valiosa informação que ajudará a fazer melhores escolhas.
Boa parte das grandes metas que traçamos muitas vezes parecem inalcançáveis. Mas essas metas podem ser conquistada se estiverem diluídas ao longo dos dias. Você não vai se tornar fluente em um idioma em pouco tempo. Mas se dedicar um pouco do seu tempo a cada dia, logo logo vai cumprir a sua meta.
Com o exercício do Dia Médio Perfeito, você tem uma espécie de modelo com as atitudes que precisa tomar diariamente para ter a vida que você deseja ter.
O Dia Médio Perfeito é um excelente exercício para você começar a mudar a sua rotina hoje. Sempre que você se encontrar com dificuldades, a verdade vai ajudar a identificar o que precisa ser mudado.
Para que este exercício funcione de modo eficiente, você precisa de um plano de vida completo, que cubra desde os seus mais altos valores pessoais até o próximo passo prático que você precisa dar nos seus dias para alcançar os objetivos que você quer alcançar.
É exatamente isso que você aprende a fazer no curso Planejando Sua Vida. Você pode ver agora mesmo uma aula sobre como começar a montar o seu plano de vida definindo com clareza quais são os seus valores pessoais. Veja essa aula especial acessando https://arata.se/planejandosuavida