Oi! Seiiti Arata. Quando alguém te pede alguma coisa, o seu sim somente tem valor quando você tem a livre escolha para dizer não. Todas as vezes que você diz sim faltando uma genuína vontade, você está mentindo para você mesmo e para os outros. E essa é uma mentira que terá um preço a se pagar adiante.
Por exemplo, quando você diz sim para fazer a festa de Natal da família na sua casa, será que você realmente quer as pessoas dentro da sua casa ou será que está buscando se desculpar pela sua ausência durante o ano?
Quando você faz o favor de ajudar um colega de outro departamento a fazer os slides para uma apresentação, você realmente tem interesse em ajudar ou será que deseja ser reconhecido e mostrar que tem capacidade para ser promovido?
Quando você é a última pessoa a sair do escritório por ficar até tarde trabalhando, você realmente precisa ser o membro da equipe responsável por todas essas responsabilidades? Ou você está evitando compartilhar trabalho com outros com o medo de que eles consigam fazer melhor do que você?
Em todos esses casos, a falta de autenticidade no que você está fazendo pode trazer grandes problemas para a sua vida. Vamos ver como evitar esses problemas adotando uma comunicação mais assertiva.
Você diz sim porque quer ser apreciado, quer evitar um confronto ou não quer magoar os sentimentos de alguém.
O que é que você faz quando está sob pressão para fazer coisas que na verdade você não quer fazer? Como você responde convites para eventos que você não tem tempo para comparecer? Você se sacrifica para ser capaz de lidar com tantas demandas?
A falta de capacidade de dizer não pode gerar ansiedade na sua vida. De repente, você está em um tipo de compromisso indesejado e está deixando de fazer o que realmente gostaria de estar fazendo. Por que fazemos essa escolha irracional?
A resposta pode estar no seu desejo de ser aceito, de ser apreciado. Somos seres sociais. Acima de tudo, queremos estar conectados. Queremos agradar as pessoas. Se você tem medo de conflitos ou associa dizer não com o desapontamento, então será mais difícil recusar pedidos. Esta é uma camada de pressão que você está adicionando para você mesmo.
Não procure por afirmação ou aceitação nos outros ao dizer sim quando na verdade você queria ter dito não. Primeiro, procure pela afirmação dentro de você mesmo. Somente então é que o seu sim será legítimo e autêntico.
Para fazer isso, escute por um momento a conversa que existe dentro da sua cabeça. Perceba que você passa um bom tempo pensando no que deve fazer e no que os outros vão pensar de você dependendo de você fazer ou não fazer determinada coisa.
Esses são os pensamentos que podem te dominar, causar sofrimento, angústia ou até mesmo te deixar com raiva de outras pessoas.
Você não é escravo de ninguém. Você é um ser humano com plena capacidade de escolha. Apenas precisa saber se comunicar bem.
É normal ter a sensação de que devemos cumprir uma série de obrigações que a sociedade parece nos impor. Mas você não é obrigado a dizer sim o tempo todo, nem mesmo para a pessoa que você ama.
Quando você se sente traído, aceita o pedido de desculpas do outro simplesmente para encerrar o conflito? Você mente e diz que está tudo bem, mesmo quando não está tudo bem?
Se você não tiver certeza de algo, diga não. Se você não está muito empolgado com a ideia, diga “agora não”.
Ninguém pode dizer quais atividades específicas você deve realizar para se sentir feliz e realizado na vida. Você é o único que pode fazer isso por si mesmo.
As pessoas ao redor sempre vão te fazer pedidos. Às vezes você será capaz de ajudar; às vezes não. O fato de você conseguir ajudar não muda quem você é.
Quando você condiciona a identidade de ser uma boa pessoa ou uma má pessoa dependendo de dizer sim ou não, você terá um problema para enfrentar.
É um equívoco pensar que ao dizer sim, estar disponível, sempre pronto para outras pessoas, nos torna uma pessoa melhor, pois na verdade faz exatamente o contrário.
Você pode dizer não sem magoar a pessoa que está te pedindo alguma coisa. Tudo depende da forma como você se comunica. Se você explicar para a pessoa de forma assertiva porque você está dizendo não para aquele pedido, existe uma boa chance de ela entender o seu lado e não sair magoada. Isso é muito melhor do que dizer sim, se arrepender e cumprir o pedido com má vontade, deixando os dois lados insatisfeitos.
Você é a pessoa que será mais afetada pelas decisões que toma em sua vida.
Cada escolha que você faz tem consequências. Dizer sim pode deixar você sobrecarregado, estressado e com ressentimentos. Dizer sim pode criar uma imagem na cabeça das pessoas que você sempre é a pessoa com quem elas podem contar. Dizer não pode fechar algumas portas de oportunidades profissionais e chatear pessoas que tinham criado uma certa expectativa sobre a sua ajuda.
O que quer que você faça ou diga, as pessoas irão te julgar da mesma forma. Por causa disso, a opinião dos outros não pode ter um peso muito grande, desproporcional, na sua tomada de decisão.
Estabeleça limites para validar seus próprios sentimentos e praticar a aceitação de que você não pode controlar as opiniões dos outros sobre você. E não se preocupe em desagradar os outros, você não pode controlar como as outras pessoas se sentem, mas pode controlar como você se sente.
Você é o único que pode realmente identificar suas prioridades agora.
É importante que você cuide de si mesmo. Algumas vezes, isso significa dizer não e recuar um pouco. A sua saúde física e mental é sua principal prioridade pois é isso que permitirá que você faça mais por você mesmo e pelos outros. Cuidar de si mesmo é como cuidar indiretamente de quem você gosta.
Você é seu maior advogado, o seu maior defensor. Você é o único que pode realmente identificar suas prioridades na vida, pois é a pessoa que será mais afetada pelas decisões que tomar.
E para se proteger, você precisa de clareza para saber qual é a hora certa de dizer não. A sua escolha entre dizer sim ou não vai depender da sua disponibilidade, da sua vontade, da lei ou contrato aplicável e obviamente dos limites morais e éticos.
Em outros casos que não são tão claros, você precisa de autoconhecimento. Apenas quando você se conhece bem é que você é capaz de identificar com clareza quando um SIM é genuíno.
Quando te pedirem para se comprometer com algo novo, seja um projeto em andamento ou um café, avalie se você tem tempo disponível, examinando quais outros compromissos você está deixando de lado. Sempre que você diz sim para alguma coisa, está dizendo não para outra.
E pense também nos seus valores pessoais e propósito. Não se comprometa com coisas aleatórias, que não façam sentido para você, para o seu estilo de vida ou para os seus planos.
Dizer “não” significa que você conhece seu valor e se respeita o suficiente para defender suas crenças.
Dizer “não” pode ser difícil se você associa essa escolha a ser egoísta ou rude.
Estabelecer limites mostra que você se respeita. Quando você mostra isso para os outros, as outras pessoas passam também a te respeitar. Os seus limites ficam claros para você e para os outros.
Se você colocar as necessidades de todos como prioridade sempre, existe o risco de rapidamente ficar exausto mental e fisicamente. Cuidar de si mesmo não é egoísta. A chave é aprender a equilibrar bondade e cortesia sem sacrificar seu próprio senso de autoestima.
O primeiro passo para estabelecer limites é validar pessoalmente seus próprios sentimentos e esquecer as opiniões de todos os outros. Se você não se leva a sério, como pode esperar que os outros te levem a sério?
Se você se incomoda tanto com a opinião alheia, este é um bom sinal que indica que você tem a vontade de ser autêntico. Existem pessoas que dizem que não se incomodam com isso. Em vez de dizer não, elas simplesmente dizem sim e depois simplesmente desaparecem ou ficam postergando até a outra pessoa esquecer o assunto. Não é exatamente uma forma autêntica de viver a vida.
Reconheça que não há problema em dizer não se você perceber que não estava sendo fiel aos seus desejos, mesmo que você já tenha dito sim antes. É muito melhor tomar a decisão certa tarde do que seguir a decisão errada, porque você acha que deveria.
É a sua vida. Faça escolhas que serão melhores para você e para o seu bem-estar. Se isso significa dizer não, diga não com convicção. Quanto mais você disser “não” para circunstâncias que você não deseja em sua vida, mais você vai dizer “sim” para você mesmo e para as coisas que importam.
Você pode passar o resto da vida se apressando, acompanhando rapidamente e correndo, porque diz sim o tempo todo para coisas que não importam. Ou você pode passar a vida relaxando, se movendo em um ritmo suave e saboreando a cada minuto, porque você diz sim às coisas que realmente importam.
Você imagina que as pessoas esperam que você diga sim. Você não consegue imaginar que eles ficariam bem se você dissesse não. Se você está precisando de aprovação, comece olhando dentro de você. Não fique se sujeitando a dizer sim na busca de aprovação externa.
No curso Como Dizer Não você terá acesso a atividades interativas para fortalecer a sua assertividade. Você pode ter acesso ao material visitando o link aqui.
Depois que você se permite dizer não, descobre que não era tão assustador quanto pensava. Também descobre que as pessoas geralmente entendem mais do que você imaginava. Apesar do que o seu ego diz, as pessoas ao redor são capazes de resolver problemas sem precisar que você seja o herói que vai salvar o mundo.