Produtividade Arata! Antes de contar a história dos dois lobos que existem dentro de você, vamos começar entendendo os nossos pensamentos e as nossas emoções.
Alguns pensamentos são rotulados como pensamentos negativos pois podem criar ansiedade, raiva, fúria, inveja, desejos destrutivos. Apesar de nós chamarmos de pensamentos NEGATIVOS, entenda que não existe nada de errado em você se sentir assim de vez em quando.
1. É normal ter pensamentos negativos.
A raiva pode ajudar você a estabelecer limites e não tolerar abuso. A preocupação pode ajudar no seu planejamento. Ou seja, muitos pensamentos que nós rotulamos como pensamentos negativos são normais e se forem bem gerenciados podem contribuir para uma vida plena. Aliás, seria muito estranho viver uma vida sem ter nenhum destes pensamentos negativos.
O que nós não queremos é ser dominados pelos pensamentos negativos.
A incapacidade de lidar de forma saudável com os pensamentos negativos pode levar para crises de fúria, problemas de vício, paralisia e incapacidade de lidar com as dificuldades da vida.
2. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos.
Caso você se entregue aos pensamentos negativos, você poderá realizar escolhas com consequências indesejadas.
Você pode acabar falando o que não queria ter falado, pode brigar com as pessoas de forma desrespeitosa, enfim, por não saber lidar com os pensamentos negativos você pode fazer algo que você não desejava e depois pode se arrepender. Mas depois que as coisas estão feitas, você vai ter que enfrentar as consequências.
E sempre que nós falamos de produtividade aqui na Arata Academy nós desejamos uma vida plena em que nos aproximamos dos nossos resultados desejados.
Por isso o episódio de hoje da série Produtividade Arata traz uma história especial que representa uma importante batalha entre os pensamentos positivos e pensamentos negativos.
Era uma noite fria, ao redor de uma fogueira, conversavam dois índios. Um índio velho sábio e um índio jovem e inexperiente.
O índio velho disse para o jovem:
Existe uma batalha terrível acontecendo dentro de mim. É uma luta intensa entre dois lobos.
Um lobo é mau. Ele tem raiva, ele é arrogante, ele é ganancioso, ele carrega culpa, ressentimento, inveja, intolerância, preconceito. Ele só se preocupa com ele mesmo. E também tem fraquezas: tem muitos medos, é desconfiado, tem ansiedade, tem momentos de inferioridade.
O outro lobo é bom. Ele é feliz, é pacífico, ele ama, ele carrega esperança, tem humildade, tem bondade, serenidade, empatia, generosidade. É um lobo corajoso, verdadeiro, tem compaixão, tem fé, deseja o melhor para todos. Ele é inocente e às vezes confia demais nos outros e sai machucado.
Ambos os lobos são muito poderosos.
E eles não estão lutando apenas dentro de mim.
Eles também estão lutando dentro de você e dentro de cada pessoa da nossa tribo.
O jovem refletiu a respeito então perguntou para o índio velho: e qual lobo vai ganhar?
O velho pensou um pouco antes de responder.
E então disse: vencerá o lobo que eu alimentar.
Os seus pensamentos podem ser o seu pior inimigo caso você os alimente da maneira errada.
Faça uma pausa do vídeo agora e reflita: hoje, quais tipos de pensamentos você tem alimentado? se quiser, tente lembrar de algum conflito recente que você teve com alguma pessoa no seu trabalho, na sua família, ou no seu círculo de amizades. Faça uma reflexão e anote isso no seu caderno. Qual lobo você tem alimentado?
Se existisse uma única mensagem que você precisa absorver deste vídeo, seria: lembre que a cada momento da sua vida você sempre tem o poder de escolher qual lobo você vai alimentar.
No dia-a-dia, é natural existir conflito. Para superar os conflitos, precisamos de comunicação, de diálogo e de reconciliação. As técnicas de comunicação são fáceis de aprender – você pode adquirir assertividade e clareza na sua comunicação no nosso curso rápido Como Dizer Não visitando o link aqui.
Se comunicar é muito simples. A parte mais difícil é aquela batalha que está acontecendo dentro de você mesmo. De um lado, o seu lobo mau deseja continuar lutando. E o lobo bom deseja ver a paz e a felicidade de todos.
3. Qual lobo você escolhe alimentar?
Você consegue perdoar completamente a outra pessoa que te pede perdão? Você tem a humildade de reconhecer seus erros? Você tem verdadeira curiosidade para entender o ponto de vista da outra pessoa? Você tem a coragem de aprender a expressar e comunicar a suas necessidades com clareza?
E agora uma pergunta muito importante. Anote no seu caderno para você refletir:
Você sabe definir os limites saudáveis na sua vida? Você sabe dizer não para aquilo que faz mal para você? Você sabe dizer sim para aquilo que é positivo e enriquecedor na sua vida?
Apenas quando nós aceitamos que nós somos humanos, que temos as nossas fraquezas e nossos defeitos é que podemos reconhecer a existência dos dois lobos dentro de nós. Ninguém é anjo nem demônio. Ninguém é anjo pois até a pessoa mais bondosa sentir o sentimento de raiva, de vontade de vingança, de vontade de punir. Ninguém é demônio porque ninguém é completamente mau. Até a pessoa mais difícil de todas deseja amar, deseja ser reconhecida, deseja fazer parte de um grupo, deseja encontrar acolhimento e aceitação.
Se, de um lado, você deseja paz e deseja ter a capacidade de perdoar e se reaproximar de alguma pessoa que machucou você em algum momento, de outro lado também é normal que você tenha medo e receio em se tornar vulnerável e acabar se machucando e se arrependendo novamente. Isso é um tipo de situação onde desejos conflitantes acabam dificultando a tomada de decisão.
Estes são os lobos lutando dentro de você.
4. Roteiro prático para resolver conflitos internos.
Primeiramente, adquira maior consciência a respeito desta batalha interna.
A história dos dois lobos é excelente para você se lembrar dessa lição.
Se você não prestar atenção, você de repente vai se encontrar em um tipo de situação indesejável. Isso é falta de consciência, de percepção do que está acontecendo.
Por exemplo, você discutiu com uma pessoa, acabou se arrependendo, e diz que está perdoando… mas, no fundo no fundo, você gostaria que ela mudasse. Quer dizer, existem os dois lobos presentes: o lobo que perdoa e também o lobo que guardar ressentimento
O segundo passo é você determinar qual é a sua necessidade.
Para onde você deseja prosseguir? Para chegar onde você deseja, qual dos lobos você precisa alimentar?
Se você deseja melhorar o relacionamento com aquela pessoa, se você deseja valorizar aquela pessoa, se você deseja respeitar aquela pessoa, então o que você precisa fazer é comunicar com clareza o quanto você a valoriza e respeita.
Nessa conversa, perceba que ao mesmo tempo também existirá o sentimento de vontade de você controlar a pessoa, de forçar que ela mude, o sabor amargo do rancor de que ela não está fazendo o que você gostaria. Esse é o lobo mau dentro de você. Apenas reconheça que ele existe, mas não o alimente.
E, como terceiro passo, perceba que a outra pessoa também tem os dois lobos dentro dela.
De um lado, provavelmente ela deseja a aproximação com você, e de outro lado ela também deve ter sentimentos de raiva por causa do conflito que vocês tiveram. Ou medo de ela se decepcionar.
Ajude esta pessoa também perceber os diferentes tipos de emoção e faça o seu pedido para que ela reconstrua o relacionamento com você.
Você não precisa explicar a ideia dos dois lobos para ela (se você achar que é o caso, envie para ela o link deste vídeo aqui ), mas o mais importante é você dar os recursos necessários para que ela possa alimentar as emoções positivas.
Cada um dos lobos pode conduzir a sua vida em diferentes direções. É você quem escolhe qual lobo alimentar.
Você poderá seguir um caminho com mais conflitos ou com mais isolamento ou, dependendo das suas escolhas, você pode encontrar uma aproximação pacífica.
Para que você possa encontrar o caminho que mais traz satisfação para você, é importante que você saiba e aprenda a definir limites na sua vida.
Anote a dica final: É fundamental que você saiba o que você permitir o que você aceita e aquilo que você não tolera.
Quando você respeita seus próprios limites, as pessoas ao seu redor também vão te respeitar mais. Para aprender como gerenciar melhorar suas emoções, como melhorar a sua comunicação e estabelecer limites saudáveis visite o link aqui.
O Como Dizer Não é o curso que dará o treinamento que você precisa para conseguir dominar os lobos dentro de você e fazer as escolhas de qual lobo alimentar. Isso é inteligência emocional e é uma das várias lições que você terá com o acesso completo ao curso.