Se você quiser ser rico, uma boa maneira de conseguir isso é pensando, agindo e se comportando como uma pessoa rica.
Foi a partir dessa ideia que o empresário T. Harv Eker escreveu o livro Os Segredos da Mente Milionária. É um livro que explica dezessete maneiras de pensar que diferenciam as pessoas de mentalidade rica das pessoas de mentalidade pobre.
Esses modelos mentais que diferenciam ricos e pobres são chamados de “arquivos de riqueza”.
Para evitar a pobreza e para alcançar prosperidade financeira, nós temos que modelar pessoas com mentalidade rica.
Modelar significa se inspirar e seguir comportamentos parecidos. Queremos portanto adotar os modos de pensar e agir que diferenciam os ricos das demais pessoas. Assim, as chances de conseguirmos nossa independência financeira crescem bastante.
No Resumo Arata Academy de hoje, vamos ver cada um dos dezessete arquivos de riqueza que formam Os Segredos da Mente Milionária.
1. As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida.” As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida, as coisas acontecem.”
Ser o protagonista da sua própria vida é um tema recorrente na área do desenvolvimento pessoal. Isso também vale para seu futuro financeiro: você precisa ser o protagonista. Isso significa que você deve ser o responsável pela criação do seu futuro.
As pessoas honestas que construíram suas fortunas do zero tiveram que ser proativas. Isso é criar a própria vida: estudando, trabalhando, se conectando com outras pessoas.
O oposto a criar a própria vida é assumir uma atitude reativa. Isso é equivalente a ser uma vítima que diz “na minha vida, as coisas acontecem”. Sem acreditar na possibilidade de mudar a própria vida, ficamos impotentes. Acreditamos que nosso futuro já está determinado pelas circunstâncias. A vitimização é não assumir responsabilidade pelo próprio resultado e sempre culpar os outros e ficar reclamando.
Claro que o ponto de partida tem um grande peso na situação financeira de cada pessoa. Preste atenção no seu caso por exemplo. Você tem a vantagem de ter acesso a eletricidade e conexão à internet e por isso está aqui. Portanto, você tem uma situação privilegiada comparada com alguém que vive em absoluta miséria. Essa vantagem ajudará você a construir sua vida com prosperidade financeira.
Sempre que eu falo de mentalidade pobre e mentalidade rica, não estou falando de pessoas em situações de pobreza ou miséria absoluta. A conversa é aqui entre nós que temos acesso à internet. Mentalidade pobre pode estar na pessoa com o último modelo de smartphone e dirigindo carro de luxo e ao mesmo tempo preocupada com dívidas para pagar por causa de ter tudo financiado.
Mantenha foco naquilo que você pode controlar. O primeiro arquivo de riqueza não trata de coisas que você não pode controlar. Quando você acredita na ideia “eu crio a minha própria vida”, você vai imediatamente parar de reclamar, de se justificar e de colocar a culpa nos outros ou nas circunstâncias. E assim poderá dedicar sua atenção nas escolhas que você pode realizar.
2. As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder.
Pessoas de mentalidade rica criam empresas, lançam produtos, investem em ações, se expõem ao risco. Elas arriscam a própria pele e por isso conseguem colher frutos com alto retorno. O foco de atenção está na busca de alto retorno. Mentalidade rica é jogar para ganhar.
Quem tem uma mentalidade pobre tem foco de atenção no baixo risco, na falsa sensação de segurança. Infelizmente, as oportunidades de baixo risco geralmente possuem baixo retorno. Mentalidade pobre é jogar para não perder. São pessoas que deixam o dinheiro largado na poupança porque é supostamente seguro. Elas querem ficar no mesmo emprego por anos sem pedir um aumento, com medo de perder tudo. E assim ficam escravas de seu próprio trabalho pelo resto da vida.
3. As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.
O motivo que faz as pessoas não conseguirem o que querem… é não saber o que querem. Eu pergunto para você: o que você quer da sua vida? Consegue descrever em todos os detalhes o que é exatamente que você deseja? Sabe quais são os passos necessários para alcançar o que você deseja? Está pronto para pagar o preço e se comprometer de verdade?
Para ser rico, você precisa se comprometer com esse objetivo. Ter comprometimento significa cortar todas as outras possibilidades e fazer o que precisa ser feito até cumprir o objetivo. Sem desculpas.
Isso é diferente de tentar ser rico. Quando alguém diz que “vai tentar”, isso significa que a pessoa vai fazer uma ou duas tentativas e, caso não consiga, ela vai desistir dizendo que não deu certo. A pessoa que diz que “está comprometida” vai continuar tentando a quantidade de vezes que for necessária até atingir o resultado desejado.
As pessoas de mentalidade pobre apenas dizem que gostariam de ser ricas, mas na verdade não usam seu pleno potencial para se comprometer em cumprir essa meta.
4. As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno.
Pensar grande significa enxergar uma abundância de oportunidades e de lucros em larga escala. E para lucrar em larga escala você deve oferecer um valor enorme em larga escala.
Escala representa grande quantidade. E a qualidade é igualmente importante: você deve dedicar seu entusiasmo para oferecer algo de qualidade superior, em ser inovador. E seu foco deve ser em descobrir o que o mercado precisa.
O motivo de tantas pessoas pensarem pequeno é o medo de fracassar, o medo da perda e o medo de não serem adequadas o suficiente. Para deixar de pensar pequeno, você tem que entender qual é o produto ou serviço que você pode oferecer e que vai contribuir com a vida de outras pessoas. E se essa contribuição realmente vai ajudar outras pessoas, você tem a obrigação de pensar grande e oferecer seu trabalho para o maior número de pessoas possível.
Se você pensa pequeno, você vai realizar poucas ações e vai realizar de forma medíocre. Você estará se escondendo do mundo. Isso levará apenas a um caminho de ressentimento e escassez. Quando pensa grande, você tem um impacto maior e naturalmente vai colher os frutos para uma vida de abundância.
5. As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos.
Melhore a forma de interpretação da realidade. Focalizar no problema é pensar nos motivos por que nosso projeto não vai dar certo. Focalizar na solução é pensar em como fazer para superar as dificuldades.
Diante de um problema, devemos coletar rapidamente as informações necessárias para dar o primeiro passo em direção à solução. E conforme vamos implementando o plano, vamos corrigindo defeitos e adicionando melhorias, transformando obstáculos em oportunidades.
O contrário é se deixar paralisar. Não fique procrastinando, procurando pela solução perfeita pelo medo do fracasso. O medo de dar o primeiro passo tem o preço de deixar a oportunidade passar.
As pessoas de mentalidade rica focalizam mais as oportunidades. Enquanto isso, as pessoas de mentalidade pobre focalizam apenas os obstáculos, sempre se colocando de forma reativa no papel de vítima das circunstâncias.
6. As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem sucedido.
Esse é talvez um dos mais importantes segredos da mente milionária.
Desde pequenos, somos ensinados a ver as pessoas ricas como vilãs. Nos livros, séries, filmes e quadrinhos, os ricos geralmente são pessoas gananciosas de mau caráter. Eles passaram por cima dos outros para conquistar sua fortuna.
Existe incoerência se você deseja enriquecer e ao mesmo tempo carrega muitas associações negativas sobre dinheiro e riqueza. Quando alguém diz que prefere ser feliz do que ser rico, essa pessoa acredita que não é possível ser rico e também feliz. Existe uma crença limitadora e portanto, não há coerência entre a intenção e a implementação.
Se na nossa mente ser rico é sinônimo de ser mau, dificilmente vamos querer nos tornar uma coisa que achamos ruim. Ninguém quer ser o vilão da história.
Lembre-se da importância de modelarmos nosso comportamento para alcançarmos resultados. Se você tem inveja, ressentimento ou desprezo por pessoas ricas, você simplesmente não vai conseguir reproduzir o mesmo tipo de comportamento.
Por isso, você deve admirar e se inspirar naqueles que possuem o resultado que você deseja. Qual é o tipo de emoção que você tem diante de pessoas de sucesso financeiro? Consegue perceber os méritos dessas pessoas? Quais mudanças você pode realizar? Quais atitudes que você também deve adotar?
Existem pessoas ricas boas e más, do mesmo jeito que existem pessoas pobres boas e más. O dinheiro apenas potencializa o caráter da pessoa.
7. As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados.
Você é a média das pessoas com quem convive. Nós assimilamos os hábitos, comportamentos e até mesmo o modo de falar das pessoas com quem passamos mais tempo. Perceba como no seu círculo de amizade as pessoas possuem características mais ou menos parecidas.
Você cria a sua própria vida. E para criar sua vida, uma das mais importantes escolhas é selecionar quais são as pessoas com quem você vai conviver. Não perca seu tempo tentando mudar as outras pessoas. Você apenas controla o seu próprio comportamento. Eleve seus padrões e conviva com pessoas positivas e bem sucedidas. Quando você convive com pessoas de mentalidade rica, isso também vai afetar positivamente o seu modo de pensar e agir.
Você pode estar pensando que não tem acesso a pessoas ricas. Se esse for o caso, você pode conviver com essas pessoas indiretamente, lendo livros escritos por pessoas ricas, vendo vídeos de pessoas bem sucedidas, escutando áudios dessas pessoas. Qualquer forma de contato é melhor do que nenhum contato.
8. As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção.
Muitas pessoas de mentalidade pobre acreditam que autopromoção é um comportamento inadequado e até mesmo vergonhoso.
As pessoas de mentalidade rica não têm esse preconceito com vendas e autopromoção. Elas sabem que somente vão prosperar se estiverem oferecendo algum produto ou serviço de valor, que melhore a vida dos outros. E por causa disso elas sentem o dever de promover para que as pessoas conheçam os produtos e serviços que estão sendo vendidos.
Se você sente dificuldades em promover seus produtos ou serviços ou em se autopromover, entenda qual é o motivo. Talvez no passado alguma pessoa promoveu algo de forma inadequada para você e até hoje você carrega uma associação negativa sobre promoções. Talvez você tenha tentado promover algo a alguém no passado e não teve bons resultados e isso causou um trauma que persiste até hoje. Talvez você tenha sido educado a achar que é errado se autopromover ou acredite que seu trabalho é sofisticado e intelectual e que a venda e promoção são tarefas de nível inferior.
9. As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas.
Um problema só é algo que atrapalha quando você não consegue resolver o problema. Pessoas de mentalidade pobre vivem em um mundo de escassez e por isso elas interpretam a situação de modo a acreditar que são menores do que os problemas.
Enquanto isso, pessoas de mentalidade rica estudam, se desenvolvem, arriscam e acabam se tornando maiores do que os seus problemas. E assim acabam deslanchando na vida financeira com muito mais velocidade.
O tamanho do problema não importa. O que importa é o seu tamanho. Quando você se desenvolve e cresce, você pode superar os problemas mantendo o foco na solução.
10. As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras.
Se dinheiro é um grande tabu para a maioria das pessoas, cobrar e receber dinheiro então é um tabu maior ainda.
Pessoas de mentalidade pobre não gostam nem de cobrar e muitas vezes ficam acanhadas até de receber dinheiro.
Enquanto os ricos sabem cobrar e principalmente gostam de receber dinheiro, quem tem uma mentalidade pobre prefere não tocar no assunto por medo de cometer alguma indelicadeza.
Até quando alguém dá um presente ou um dinheiro, as pessoas de mentalidade pobre logo dizem que não precisava, que não precisa se incomodar, que está tudo bem. Muitas até devolvem ou se recusam a receber a oferta.
A lição aqui é clara. Se você não gosta de receber dinheiro ou se não está aberto a receber grandes quantias, dificilmente vai conseguir enriquecer.
11. As pessoas ricas preferem ser remuneradas por resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo.
O problema em receber salários em um contrato de emprego é que você está trocando tempo por dinheiro. Trocar tempo por dinheiro é um obstáculo para a riqueza. O tempo é limitado e você nunca vai conseguir trabalhar mais do que vinte e quatro horas em um dia.
Os ricos compreendem isso e usam outras formas para ganhar dinheiro. As fontes de renda não devem estar limitadas por um fator como a quantidade de horas no dia. Sua riqueza depende diretamente do desempenho de sua equipe, de suas empresas e de seus investimentos e comissões.
Assim, quem tem mentalidade de riqueza está sempre motivado a melhorar um pouco para apresentar resultados melhores e ganhar ainda mais dinheiro.
12. As pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas.” As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra.”
As pessoas de mentalidade pobre pensam em escassez e por isso fazem falsas escolhas. Pensam, por exemplo, que podem “ou ser pobre e feliz ou rico e triste”. Essa é uma falsa escolha porque dinheiro e felicidade não tem nenhuma relação em que um exclua o outro.
Você só precisa fazer escolhas entre itens semelhantes. Você pode ter uma carreira profissional de sucesso ou uma carreira profissional medíocre, na média. E você pode ter um bom relacionamento com sua família, ou um relacionamento ruim. Mas não existe relação entre ter uma carreira profissional de sucesso e ter relacionamentos ruins. Podemos escolher uma boa carreira e bons relacionamentos.
13. As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal.
O que é independência financeira? Esse objetivo significa formar um patrimônio líquido tão grande que você poderia parar de trabalhar pelo resto da vida. Você só trabalha se quiser, pois os rendimentos do patrimônio são suficientes para pagar todas despesas.
Isso não significa que você vai deixar de trabalhar. Significa que você vai trabalhar com o que quer. Essa é uma diferença fundamental, pois quem trabalha por obrigação dificilmente consegue gerar resultados tão bons quanto quem trabalha por prazer.
Enquanto os ricos estão de olho em acumular patrimônio, as pessoas de mentalidade pobre olham apenas para salário e benefícios que vão ganhar todo mês para pagar as contas e sobreviver até o mês seguinte.
Para aumentar seu patrimônio, você precisa aumentar sua renda ativa e passiva. Isso significa que vai receber mais tanto pelo seu trabalho diário como também vai ter maiores rendimentos passivos.
Esse rendimento deve ser economizado, pois não adianta apenas ganhar muito se você gasta muito. Simplifique e corte os gastos de supérfluos que não contribuem para sua qualidade de vida.
Você também deve aplicar seu tempo e recursos aprendendo cada vez mais sobre investimentos e tudo o que é necessário para continuar melhorando.
14. As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro.
Para ser rico, você precisa controlar seus gastos, ter educação financeira e administrar bem o seu dinheiro. Não importa o quanto você ganha, se você gasta mal, dificilmente vai conseguir enriquecer.
Não cometa o erro de achar que primeiro você precisa ter bastante dinheiro para somente depois começar a aprender a administrar o dinheiro.
O livro Os Segredos da Mente Milionária recomenda que você administre o seu dinheiro da seguinte forma:
- 10% para investimentos
- 10% para educação financeira
- 10% para despesas de longo prazo
- 10% para doações
- 10% para diversão
- 50% para necessidades pessoais
Existem dois pontos que eu gostaria de comentar aqui.
O primeiro é o da conta da diversão. A ideia de separar dez por cento da sua renda para gastar em hobbies, diversão e lazer é que não faz sentido trabalharmos para ficar juntando dinheiro e viver uma vida inteira de restrições para só depois, quando já estivermos velhos e com menos saúde, talvez, aproveitarmos um pouco.
A conta da diversão também traz um pouco de psicologia do dinheiro. Se não dermos recompensas ao nosso cérebro, cedo ou tarde iremos nos sabotar. Queremos associar o ato de juntar dinheiro a coisas boas.
O segundo ponto curioso é doar dez por cento de tudo o que ganhamos. Essa é uma regra que muitas religiões e filosofias de vida recomendam, para fortalecermos o músculo da compaixão.
Quando ajudamos os outros, reforçamos nossa associação entre dinheiro e coisas positivas e também nos desapegamos um pouco do dinheiro, tirando os olhos das planilhas e colocando nossa atenção no bem estar de outras pessoas mais necessitadas.
15. As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.
As pessoas de mentalidade rica não apenas trabalham para ganhar dinheiro. Elas também fazem o dinheiro trabalhar para elas.
Isso significa saber investir. Saber analisar empresas para comprar as melhores ações. Saber empreender. Saber encontrar boas oportunidades para comprar na baixa e vender na alta.
Poucas pessoas conseguem juntar algum dinheiro ao final do mês. E, entre as que conseguem, poucas pessoas conseguem investir esse dinheiro. Essa é uma grande diferença na forma de pensar de ricos e pobres.
16. As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo.
Todo mundo tem medo. A pessoa rica também tem medo de investir dinheiro e ter perdas. A diferença é que elas conseguem agir apesar do medo, enquanto as pessoas de mentalidade pobre ficam paralisadas diante do medo. Veja o episódio 131 da série Oi! Seiiti Arata que é sobre como agir apesar do medo.
Seja para abrir uma empresa, fazer um investimento ou até mesmo pedir um aumento, as pessoas de mentalidade rica entram em ação mesmo com medo. Por outro lado, as pessoas de mentalidade pobre ficam pensando, se preparando, pesando prós e contras, e nunca entram em ação pois foram paradas pelo medo do que pode acontecer.
17. As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo.
Quando se trata de educação financeira, empreendedorismo e oportunidades de investimento, os ricos mantêm uma mente de principiante. Estão sempre interessados em aprender mais, em se aprimorar o tempo todo. O objetivo é sempre saber como fazer o dinheiro trabalhar mais e melhor.
Por outro lado, as pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo o que podem saber. Acreditam que quem nasceu pobre vai morrer pobre e não há nada o que fazer.
Na Arata Academy, nosso lema é Você melhorando sempre. Nós entendemos que o seu desenvolvimento pessoal e profissional exige que você esteja continuamente se aprimorando, absorvendo novos conhecimentos e colocando em prática o que funciona.
Os Segredos da Mente Milionária é uma obra que abre os olhos de muita gente para enfrentar alguns tabus que separam ricos e pobres. Tabus como a ideia de quem é rico é má pessoa, que quem nasceu pobre vai morrer pobre ou que você precisa escolher entre ser rico ou ser feliz.
Os dezessete arquivos de riqueza são um excelente ponto de partida para você começar a pensar e agir como uma pessoa de mentalidade rica, aumentando suas chances de enriquecer no longo prazo.
Mas existem outros tabus financeiros que não foram explorados no livro. Eu gravei uma aula especial do curso A Classe Alta em que mostro que tabus financeiros são esses. Você pode ver essa aula agora mesmo acessando o link.