Produtividade Arata! Conhece aquelas pessoas que a cada 10 minutos param o que estão fazendo para conferir rapidinho o celular, o whatsapp, o facebook, o email? Imagine que ela faz isso apenas durante a jornada de trabalho de oito horas, de segunda a sexta. Isso significa que durante ela confere algo rapidinho 960 vezes por mês. Ou seja, em um ano ela confere algo rapidinho 11 520 vezes.
E estamos só contando o que ela faz no horário comercial. A gente sabe que é mais do que isso porque elas também tem o costume de conferir algo rapidinho também de noite e também no fim de semana.
Imagina que toda vez que ela confere algo rapidinho isso toma vinte segundos, só pra ela dar uma olhadinha rápida e ver se chegou algo novo. Na verdade essa olhada rapidinha demora mais do que isso, pois quando ela volta pra atividade anterior, ela ainda tem que se lembrar onde estava e o que estava fazendo. Mas sendo conservador, usando vinte segundos a cada olhadinha, multiplicando por 11 520 vezes isso significa que ela perdeu 64 horas dentro do período de um ano só verificando algo rapidinho.
Agora pense: o que é que você poderia fazer com 64 horas a mais por ano, Principalmente se você tivesse a capacidade de se concentrar com foco durante associado quatro horas?
Temos que tomar cuidado com essa tendência de checar uma coisa rapidinho seja o que for.
De uma maneira, isso significa que pode existir algo pouco mais interessante ou um pouco mais importante do que estamos realizando no momento presente. Esta prática de conferir um negócio rapidinho vai criando o hábito de não termos foco em nada.
E agora nós temos uma mensagem para você que é dono de empresa ou gerente de rh: um estudo recente realizado na Inglaterra descobriu que o estresse constante e a falta de atividade física está fazendo com que as empresas percam até 27 dias de trabalho de seus funcionários.
27 dias de perda de trabalho é a pior situação de todas, no ambiente mais estressante e hostil. Agora a parte que é de arrepiar os cabelos é que mesmo em setores que são considerados menos agressivos, como a indústria de tecnologia, eles perdem 18 dias de trabalho por ano por funcionário por causa da falta de exercício e alto stress.
Ou seja, mesmo que pareça caro ter que investir em programas de bem estar, dar maior incentivos para que os funcionários possam ter tempo livre para realizar práticas saudáveis, pode ficar ainda mais caro manter um ambiente de trabalho estressante. Isso apenas faz com que os funcionários acabem faltando mais no trabalho ou tenham sua capacidade de trabalho reduzida.
É uma questão matemática: a empresa que investe em iniciativas de bem estar, em melhorias no ambiente de trabalho e em qualidade de vida dos funcionários poderá ter um lucro maior do que se ficar espremendo os funcionários com uma sobrecarga de trabalho e stress constante. Quem sabe você não pode encaminhar isso para seu chefe
Este foi o episódio 15 da série Produtividade Arata! Hoje vimos como você pode estar desperdiçando 64 horas do seu ano apenas checando alguma coisa rapidinho. E do outro lado, as empresas com ambiente estressante estão sendo irracionais: elas poderiam investir mais na qualidade de vida dos funcionários e isso poderia reverter em lucro no final pois os funcionários ficariam mais produtivos.
Lembre que o trabalho de qualidade precisa de envolvimento, de imersão, de foco. O problema é que estamos vivendo cada vez mais no estado de atenção parcial continuada. Estamos sempre aqui e ao mesmo tempo em outro lugar também. Este foco dividido nos impede de dedicar toda nossa capacidade mental e habilidade plena no trabalho que estamos fazendo. Tudo sai dentro do nível de mediocridade.
É por isso que importante definirmos as prioridades está para blocos específicos de tempo para fazer aquilo que importante. Procure identificar na sua vida onde você tem o hábito de conferir o negócio rapidinho. Você acha difícil encontrar foco por estar sempre pensando em outras coisas que você queria fazer? Onde você está perdendo seu foco? Será que é no Whatsapp? Facebook? Twitter? Email? Telefonema ou SMS?
E se você é gerente da sua empresa e gostaria de comprar um pacote de cursos para os seus funcionários, entre em contato conosco usando o link aqui. Lá existe um formulário em que você tiver um grupo grande de funcionários que tenha interesse em fazer algum curso conosco, como por exemplo o curso introdutório FOCO ou o curso avançado Produtividade Ninja nós poderemos dar um desconto no licenciamento de curso para grupos grandes. Com certeza é um tipo de investimento que vai trazer grande retorno para a sua empresa e felicidade para seus funcionários que vão encontrar formas mais eficientes de trabalhar, fazendo mais em menos tempo e podendo assim ter melhor qualidade de vida. Visite o link aqui que é o nosso formulário oficial de contato para que a nossa equipe possa responder. Por favor não deixe perguntas e pedidos de suporte nos comentários do youtube nem em mídias sociais – pra você ter uma resposta nossa, use apenas o canal oficial em o link aqui.