Pare de copiar as pessoas e comece a modelar

Oi! Seiiti Arata. Milhões de pessoas lutam todos os dias para conquistar seus objetivos, sejam quais forem essas metas. Essas pessoas dedicam tempo, energia e dinheiro para cumprir uma meta que estabeleceram para elas mesmas.

Mas, a não ser que você atue de um modo estratégico, essa luta por grandes objetivos de vida pode se tornar uma fonte de frustração. Você pode perder boa parte da sua vida tentando alcançar metas impossíveis e esse tempo perdido nunca será recuperado.

E se eu te dissesse que existe uma maneira mais fácil de alcançar essas metas? E se eu revelasse uma estratégia que pessoas muito bem sucedidas usam para cumprir objetivo atrás de objetivo?

Essa estratégia existe e se chama Modelar Pessoas.

Modelar Pessoas é desconstruir o que uma pessoa fez para atingir um objetivo que você quer alcançar. Seguindo os mesmos passos dela, você pode ter os mesmos resultados.

Todos os objetivos que você tem hoje na sua vida já foram alcançados por alguém em algum lugar. Alguém já perdeu dez quilos, já conquistou um novo emprego, já fundou uma empresa. Alguém já aprendeu o idioma que você quer, já escreveu um livro, já perdeu o medo de falar em público.

Por causa disso, um caminho muito prático e seguro para você alcançar os seus objetivos é modelar o que essas pessoas fizeram para conquistar essas metas. Quando eu digo modelar, estou querendo dizer que você deve usar a pessoa que atingiu a meta como modelo.

Por exemplo, digamos que você é um programador de computadores que quer trabalhar no Google. Em vez de elaborar seu currículo e aplicar para uma vaga na empresa, uma estratégia mais inteligente é procurar pessoas que já trabalham no Google para entender o que elas fizeram para conseguir a vaga lá. Que cursos elas fizeram? Que habilidades demonstraram? Que etapas elas tiveram que passar no processo de seleção? 

O que você tem a fazer é uma espécie de engenharia reversa. Você vê o que aquela pessoa conquistou e se pergunta: o que ela fez para conquistar isso? Quais foram os passos que ela deu para sair do ponto onde eu estou hoje para chegar ao ponto onde ela está?

Tony Robbins diz que modelar os melhores do mundo é a principal chave para o sucesso. Você precisa ter uma mentalidade de pensar “se eles podem, eu também posso”.

O sucesso deixa pistas. Aproveite que as pessoas adoram falar sobre as próprias conquistas para entender como elas chegaram lá.

Um dos desafios na arte de modelar pessoas é entender exatamente como essas pessoas bem sucedidas conquistaram o que você quer conquistar. Como elas entraram em forma? Como fizeram tanto dinheiro? Como aprenderam aquela habilidade?

A boa notícia é que as pessoas adoram falar sobre as próprias conquistas. Passe em uma livraria e veja a quantidade de livros que pessoas bem sucedidas escrevem contando em detalhes a própria história. 

Depois olhe as redes sociais e veja como as pessoas adoram mostrar a luta que tiveram para conquistar o que elas têm hoje.

Mesmo que o seu caso seja bem específico e você não encontre nada disso publicado, você pode localizar uma pessoa que já tenha conquistado o que você quer conquistar e simplesmente perguntar para ela: “Eu admiro muito o que você conquistou e estou na luta para conquistar algo parecido. Você poderia me dizer como fez para conquistar isso?”.

As chances são grandes que essa pessoa fique feliz de ser reconhecida, de receber um elogio, e se disponha a contar a história dela. Ela não vai atuar como consultora e te dar o passo a passo para o seu caso, mas vai contar como ela mesma fez para alcançar o objetivo. O seu trabalho vai ser adaptar isso para a sua realidade.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

O maior erro na hora de modelar pessoas é simplesmente copiar. Você precisa adaptar a estratégia para o seu contexto.

Modelar pessoas significa aprender a fazer algo repetindo o comportamento de alguém. Essa é a maneira natural pela qual nós seres humanos aprendemos tudo. É assim que aprendemos a falar, a andar, a comer. Albert Bandura definiu esse conceito na psicologia ainda nos anos 1960 e desde então ele vem sendo utilizado para estudar como as pessoas aprendem a fazer as coisas.

Mas existe um problema nessa história toda. O problema de simplesmente querer copiar tudo o que a outra pessoa fez, sem adaptar a estratégia para o seu contexto, para as suas características pessoais.

Por exemplo, digamos que um dos seus objetivos é abrir uma empresa. Você decide ter uma lanchonete no seu bairro. Aí você aprende sobre a arte de modelar histórias bem sucedidas e decide copiar a estratégia que Ray Kroc usou para transformar o McDonald’s na maior rede de lanchonetes do mundo.

Será que isso vai dar certo? Será que você vai conseguir aplicar na sua lanchonete de hoje em dia no lugar onde você vive a mesma estratégia que foi usada por Ray Kroc nos Estados Unidos da década de 1950?

Modelar não é simplesmente copiar. É entender o que a pessoa fez para chegar lá. Para isso você precisa compreender o conceito por trás de cada passo dado. Você precisa pensar sobre como aquele conceito se aplicava naquele lugar, naquele tempo, com aquelas pessoas.

Se você não adaptar a estratégia, é muito provável que colha apenas frustração ao ficar tentando copiar o impossível.

O jeito certo de modelar pessoas precisa de três passos: escolher a pessoa certa, pedir ajuda e criar a sua estratégia.

A arte de modelar pessoas do jeito certo tem três pilares. O primeiro é escolher o modelo certo. O segundo é pedir ajuda. E o último é criar a sua própria estratégia, adaptando tudo para o seu contexto de vida.

Escolher a pessoa certa não é simplesmente encontrar alguém que já conquistou o que você quer conquistar. Não tente copiar os melhores do mundo. O ideal é encontrar uma pessoa que tenha alcançado esse objetivo partindo de condições mais ou menos parecidas com as condições que você tem hoje.

Por exemplo, se a sua meta é ser um empresário de sucesso, mas você não vem de uma família rica, o ideal é encontrar uma pessoa que tenha conseguido empreender na área que você quer ter a sua empresa vindo de uma situação parecida com a sua.

Se você escolher modelar um empresário que veio de uma família rica e teve todo o suporte familiar, educacional e financeiro para criar a empresa dele, dificilmente a estratégia que ele utilizou vai se aplicar ao seu caso. Da mesma forma, uma estratégia que foi usada na Europa depois da Segunda Guerra Mundial dificilmente vai se aplicar à criação de uma empresa na América no século vinte e um.

Você também não deve escolher muitas pessoas para modelar. Se você quer perder dez quilos, não pode ter como modelos alguém que fez isso com uma dieta paleolítica, outra que fez isso com uma dieta vegana e outra que fez uma cirurgia bariátrica. As estratégias não podem ser conflitantes. O ideal é ter apenas um ou dois modelos para a sua meta e todos com estratégia parecida.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Peça ajuda para entender o que uma pessoa fez para conquistar o objetivo que você quer. Depois adapte o que aprendeu para a sua realidade.

O segundo passo é pedir ajuda. Isso pode ser feito diretamente, com você simplesmente perguntando para a pessoa o que ela fez para conquistar o que conquistou. Ou pode ser feito de forma indireta, lendo um livro que a pessoa tenha escrito, vendo o que ela publicou nas redes sociais ou procurando entrevistas que ela tenha dado para a imprensa, por exemplo.

Em alguns casos esse segundo passo pode envolver uma contratação. Se a pessoa atua como professora, consultora ou mentora, você pode ver se é possível contratar para que ela te ensine como fez chegar aonde chegou.

O último passo é pegar essa estratégia e adaptar para a sua realidade. Quais os passos que a sua pessoa modelo deu que você pode dar com as condições que você tem hoje? Quais passos você precisa dar para chegar às condições que ela tinha? O que funcionava no lugar e no tempo dela que precisa ser ajustado para o seu lugar e tempo? Que características pessoais aquela pessoa tem que você não tem?

Modelar pessoas não é simplesmente copiar cegamente tudo o que a pessoa fez para conquistar o que conquistou. Você não vai ser eleito o melhor jogador de futebol do mundo simplesmente copiando o que Lionel Messi fez, porque as condições, o tempo e as habilidades pessoais dele são só dele. Mas você pode se tornar um jogador de futebol melhor entendendo como ele treina, como ele joga, como ele pensa. O objetivo não é se tornar a outra pessoa, mas sim ser uma melhor versão de si mesmo.

Depois que você tiver uma estratégia adaptada para o seu contexto pessoal, o ideal é ter todos os passos que você precisa dar escritos em um planejamento de vida completo.

Esse plano de vida deve conter desde os seus mais altos valores pessoais até o próximo passo prático que você precisa dar para conquistar o objetivo que acabou de modelar.

Para começar a montar esse plano agora mesmo, eu te convido a assistir a uma aula especial do curso Planejando Sua Vida sobre valores pessoais. Você pode ver essa aula especial simplesmente acessando o endereço aqui.