Produtividade Arata! O que é se comportar como vítima? Aqui vão alguns exemplos:
– colocar a culpa nos outros e não ser responsável pelas próprias escolhas
– pensar que todos os outros são mais felizes e mais sortudos e ficar repetindo frases como “pobrezinho de mim”
– tentar conseguir a atenção e carinho ou pena dos outros contando histórias exageradas de como eles são sofredores de injustiças
– resmungar em vez de agir para mudar a situação
– foco nos erros do passado e culpar os eventos injustos como causas das atuais circunstâncias indesejadas
– foco no problema em vez de foco na solução
– gostar de criticar os outros mas ter grande dificuldade em receber críticas construtivas
Resumidamente, é a incapacidade de assumir responsabilidade pelas nossas próprias escolhas. E por isso, a pessoa que se comporta como vítima vai tentar jogar a nossa responsabilidade em outra pessoa.
Pense por exemplo quando usamos as frases do tipo “eu TIVE que fazer tal coisa” ou “ela me fez fazer isso”.
Estas frases indicam que nós não temos controle da nossa própria vida.
Quando nós estamos explicando nosso comportamento dessa maneira, essas frases dizem que não somos agentes plenamente capazes de escolher.
São frases que alimentam a crença de que outras pessoas é que estão no comando da nossa vida e assim não temos responsabilidade pelo que fazemos. Essa mentalidade está se recusando a colher o que plantamos.
A maior responsabilidade que precisamos assumir é em encontrar clareza no nosso pensamento, nas nossas preferências, no que queremos de verdade e saber comunicar tudo isso.
Quando você fica ressentido por ter sido colocado em uma situação desagradável, em vez de se sentir vítima dos acontecimentos, é responsabilidade sua aprender a se comunicar corretamente.
As pessoas não conseguem ler sua mente. Você é responsável por conseguir se comunicar e ter certeza de ser entendido.
Além da clareza de comunicação é importante ter uma visão pra você. Você precisa ter uma visão clara sobre seus objetivos, seus sonhos, seu futuro que você deseja contar para você mesmo. Quando você tem uma visão diante de você você vai saber o que fazer, o que priorizar, qual caminho você deseja seguir e quais caminhos você deseja evitar.
A maior parte das pessoas sente dificuldade em dizer NÃO porque elas não possuem um motivo para dizer NÃO.
No nosso curso Como Dizer Não, você vai aprender como dizer não sem precisar de uma justificativa ou explicação. Isso se chama ASSERTIVIDADE. É você ter a capacidade de estabelecer limites saudáveis. Tem vezes que você vai dizer NÃO porque NÃO e pronto, sem precisar ficar se explicando. Mas a assertividade é um processo que a gente só consegue passar com o nível de detalhes dentro do curso porque existem muitos exercícios que a gente precisa fazer junto.
Aqui no YouTube a proposta é te dar dicas grátis mais simples e curtinhas. Então, como dica rápida grátis aqui pra você, vai ajudar bastante se você tiver alguma explicação, algum motivo pra dizer não.
Quando você tem uma clara visão de onde você quer ir e porque que você quer fazer isso, você tem melhores motivos para declinar pedidos que não estejam alinhados com essa visão.
Por isso a dica de hoje é:
Defina uma visão clara. Pode ser de curto prazo ou longo prazo.
Determine qual é o seu desejo. Quando você sabe o que você realmente quer fazer da sua vida você terá mais foco nas suas atividades e não vai ser rapidamente ou facilmente distraído. Com uma visão clara você pode se manter fiel ao que é prioridade pra você. Você poderá dizer não mesmo para oportunidades que parecem boas pois você sabe que existem oportunidades ainda maiores quando você se mantém no seu rumo.
Escreva no seu caderno: qual é a sua prioridade? O que você deseja fazer mais? Onde você prefere passar mais tempo? E o que você vai reduzir? Onde você vai começar a dizer NÃO?
Para parar de agir como vítima, precisamos recuperar a responsabilidade sobre as nossas escolhas e as consequências das nossas escolhas. Nesse caminho, haverá pessoas que vão pedir coisas que não estão alinhadas com o que nós realmente queremos. Precisamos aprender Como Dizer Não.
Você pode realizar a sua matrícula no curso em o link aqui e lá você vai encontrar um curso rápido que vai te ensinar tudo o que você precisa para começar a respeitar mais o seu próprio tempo, seus recursos e priorizar você mesmo.