Oi! Seiiti Arata. Por que você está sempre cansado? Por que não consegue ter a energia necessária para cumprir suas tarefas, bater as suas metas, correr atrás dos seus sonhos? Por que mesmo tendo muita vontade de evoluir, você simplesmente não consegue sair do lugar?
Veja que eu nem perguntei se você está se sentindo cansado. Hoje em dia, essa pergunta é quase desnecessária. Praticamente todo mundo está se sentindo cansado. Em algumas pesquisas, noventa e oito por cento dos entrevistados afirmaram se sentir cansados.
Você pode passar horas pesquisando na internet por que você se sente sempre cansado. Existem milhões de resultados possíveis para essa busca, mas eles quase sempre vão se resumir a quatro causas: falta de sono, falta de exercício, má alimentação ou excesso de estímulos. Na maioria das vezes, são essas quatro causas combinadas.
Então hoje eu te convido para fazer um experimento. Um experimento de apenas setenta e duas horas. Três dias para você recuperar a sua energia e voltar a ter disposição para fazer o que tem que ser feito.
Você pode até usar os comentários abaixo desse vídeo para dizer como você está se sentindo hoje, antes de começar o experimento. Aí daqui a três dias, ou quando você terminar o desafio, você volta e responde o seu próprio comentário contando como você está se sentindo depois de cumprir o que eu vou propor aqui. Combinado? Então vamos ver o que você precisa fazer nos próximos três dias para recuperar a sua energia e parar de se sentir sempre cansado.
Tenha três boas noites de sono. Dormir é a ferramenta essencial para o seu corpo e a sua mente se recuperarem do cansaço.
A privação de sono é o principal motivo por que você se sempre cansado. Privação de sono pode significar tanto que você está dormindo menos tempo do que o necessário ou que você está dormindo com uma qualidade menor do que a necessária.
Então, durante os três dias do desafio, o seu objetivo é ter três boas noites de sono. Isso significa dormir a quantidade de horas que for necessária para você acordar descansado. Para a maioria das pessoas, isso significa oito horas de sono. Mas existem pessoas que precisam de um pouco mais ou um pouco menos.
Agora, tenha em mente que essas são as horas que você passa efetivamente dormindo. Se você vai para a cama às dez da noite e fica vendo televisão ou mexendo no seu celular, isso não significa que você pode acordar oito horas depois.
Além da quantidade de horas dormindo, você precisa se preocupar com a qualidade do seu sono.
Para melhorar a qualidade do seu sono durante esse desafio, experimente passar três dias sem consumir cafeína depois do almoço. Você pode tomar sua xícara de café ao levantar, durante a manhã ou até mesmo logo depois de almoçar. Depois disso, experimente ficar sem cafeína.
Lembre que a cafeína não está presente apenas no café. Chocolates, refrigerantes, energéticos e até mesmo alguns chás possuem muita cafeína. Evite tudo isso depois da hora do almoço.
Se você costuma consumir bebidas alcoólicas, eu vou te pedir que também experimente ficar sem beber só durante esses três dias. Eu sei que muita gente acha que o álcool ajuda a pegar no sono, e isso até é verdade. Você dorme mais rápido, mas a qualidade do seu sono é muito afetada pelo consumo de álcool, especialmente na fase mais profunda do sono, que é justamente a fase mais importante para você se sentir descansado.
A qualidade do seu sono também pode ser melhorada com algumas dicas simples. Se puder, deixe o quarto completamente escuro, silencioso e com a temperatura controlada. O ideal é você tentar seguir a regra de ir dormir quando o sol se põe e acordar quando o sol nascer, caso o seu trabalho e o seu estilo de vida permitiam. De qualquer forma, evite aparelhos eletrônicos no quarto de dormir, especialmente o celular, só durante esses três dias. Se você demora a pegar no sono, calcule quanto tempo precisa ir para a cama para conseguir ter as horas necessárias até o horário que você precisa acordar.
Mova o seu corpo. Quanto mais energia você gastar, mais energia você vai ter.
Pode parecer contraditório, mas se você está sentindo cansaço físico, uma boa solução é fazer exercícios físicos.
O cansaço físico é como se fosse um ciclo. Esse ciclo pode ser vicioso ou virtuoso. Um exemplo de ciclo vicioso é o seguinte: você se sente cansado. Aí você fica sentado, deitado, sem mover o seu corpo. Só que em vez de descansar, isso faz você ficar ainda mais cansado, ainda mais sem energia para fazer exercícios. E o ciclo se repete.
Para mudar isso, você precisa passar para um ciclo virtuoso. Sim, você está cansado. Mas mesmo cansado você move o seu corpo, faz algum exercício físico. Em vez de te deixar mais cansado, isso vai te dar uma energia extra para fazer as suas tarefas. E assim você terá mais vontade de fazer exercício novamente.
Alguns estudos mostram que adultos que passaram a fazer exercícios leves algumas vezes durante a semana demoraram uns quarenta dias para notar mudanças significativas, mas você pode começar a sentir algum benefício já nos primeiros dias. Os estudos também mostram que quem se exercita também consegue dormir melhor.
Agora, existem dois cenários possíveis. No primeiro cenário, você é uma pessoa sedentária. No segundo cenário, você já é uma pessoa que faz exercícios regularmente.
Se você está no sedentarismo, experimente nesses três dias do desafio simplesmente mover o seu corpo. O modo mais simples de fazer isso é simplesmente dar uma caminhada ao ar livre, se possível pegando um pouco de sol nos horários apropriados.
Em vez de querer sair do sedentarismo e ir direto ser um atleta amador, passe a apenas movimentar o seu corpo. Faça essa caminhada maior uma vez ao dia, no início da manhã ou no final da tarde, e experimente mover o seu corpo nos demais horários. Lembre-se de levantar da cadeira de tempos em tempos, corrigir a sua postura, alongar os músculos. Evite apenas fazer exercícios pesados logo antes de ir dormir, pois isso pode atrapalhar o sono.
Se você já faz exercícios físicos e ainda assim se sente cansado, pode haver duas razões. Você pode estar pegando pesado demais ou você pode estar se movimentando apenas no período do exercício.
Se você estiver pegando pesado demais, teste durante esses dias fazer exercícios mais leves. Agora, se você movimenta seu corpo apenas nos horários reservados para os exercícios, experimente durante esses três dias mover o seu corpo entre os intervalos. Por exemplo, digamos que você faz algum exercício como musculação, corrida ou natação quarenta minutos durante as manhãs. E passa o resto do dia sentado no computador, trabalhando.
Nesse caso, experimente levantar da cadeira pelo menos de hora em hora. Faça uns alongamentos, caminhe um pouco, corrija a sua postura. Se não der mesmo para parar de trabalhar e ir caminhar, experimente pelo menos trabalhar em pé durante alguns minutos. Atitudes simples como essas vão te dar mais energia para vencer as tarefas do dia.
Fique três dias sem consumir açúcar, trigo e gordura trans. Em vez disso, coma alimentos minimamente processados.
Os alimentos que consumimos estão diretamente relacionados aos nossos níveis de energia. Uma pessoa mal nutrida dificilmente vai conseguir manter altos níveis de energia para fazer suas tarefas, pois o corpo e o cérebro vão se cansar muito mais rapidamente.
O melhor caminho para você ter uma dieta equilibrada é consultar um especialista. Fazer exames para verificar as suas taxas, seguir uma dieta prescrita por um profissional competente, tomar suplementos ou remédios se receitados.
Mas para esse experimento de apenas três dias eu vou propor algo mais simples. A proposta é que você passe três dias comendo apenas alimentos minimamente processados, eliminando totalmente três ingredientes: açúcar, trigo e gordura trans.
Alimentos minimamente processados são aqueles que você pode encontrar na natureza: carnes, ovos, frutas, hortaliças, sementes e oleaginosas. Uma boa dica para saber se o alimento é ou não muito processado é observar a lista de ingredientes. Um alimento natural não tem caixas, rótulos ou listas de ingredientes. Uma laranja é uma laranja, um salmão é um salmão, uma amêndoa é uma amêndoa. Se o alimento está em uma caixa, com uma longa lista de ingredientes, logo ele não é um alimento natural.
Se você fizer isso, provavelmente já vai estar longe de açúcar, trigo e gordura trans. Você consegue passar três dias longe de doces, pães, massas, margarinas e óleos vegetais.
Durante o experimento, lembre também de beber muita água. Mesmo um pequeno déficit de 2% na sua hidratação pode causar cansaço mental. Então não deixe que a falta de água estrague o seu desafio de três dias.
Se for possível, experimente dar um intervalo de pelo menos doze horas entre a sua última refeição e a primeira refeição do dia seguinte. Por exemplo, se você jantou às oito horas da noite, deixe para tomar café da manhã às oito horas da manhã.
Reduza os estímulos para dar um descanso ao seu cérebro.
Dormir bem, mover o corpo e comer alimentos naturais são três passos essenciais para recuperar os seus níveis de energia e combater o cansaço físico.
O quarto e último passo do nosso desafio é para combater o cansaço mental. E esse passo significa reduzir a quantidade de estímulos que você recebe por dia.
Para a maioria das pessoas, isso significa reduzir o uso da internet. Experimente passar três dias limitando ao máximo o uso de redes sociais, sites de notícias e até mesmo serviços de vídeos e streaming.
Em vez disso, use esse tempo ou para cumprir as tarefas que você anda procrastinando ou para fazer alguma atividade mais relaxante, como ler um livro, fazer alguma atividade manual ou praticar o seu hobby preferido.
Desde que os smartphones e a internet de alta velocidade se tornaram onipresentes, nós temos dado muito pouco descanso ao nosso cérebro. Nos intervalos de trabalho, em vez de descansar, estamos sempre hiperestimulando nossos sentidos com mensagens, áudios, fotos, vídeos e um feed de notícias que nunca tem fim.
Esse comportamento é altamente viciante e você pode ter dificuldade em abandonar completamente o uso do smartphone durante três dias. Mas você é plenamente capaz de reduzir um pouco o uso do celular. Experimente para ver por conta própria se isso vai fazer diferença na forma como você está se sentindo.
Em apenas três dias, você pode recuperar seus níveis de energia e parar de se sentir sempre cansado.
Vamos recapitular aqui os quatro passos que você precisa dar para cumprir o nosso desafio de três dias para recuperar sua energia:
- Tenha três boas noites de sono
- Mova o seu corpo
- Fique três dias sem consumir açúcar, trigo e gordura trans
- Reduza os estímulos
Você não precisa ser absolutamente perfeito durante esses três dias. Apenas dê o seu máximo para cumprir esses quatro passos e observe os efeitos sobre o seu estado físico e mental. Anote como você se sente antes de começar o desafio e depois compare com como você está se sentindo depois de três dias.
Esse tempo de três dias não é aleatório. Esse é o tempo que leva mais ou menos para você sentir o efeito positivo de todas essas mudanças. Mas provavelmente já no segundo dia você vai começar a sentir uma redução do cansaço.
Aliás, se essas mudanças trouxeram efeitos positivos e você já não se sente mais tão cansado quanto estava antes, então pode pensar em adotar esses novos hábitos como um estilo de vida.
O cansaço contínuo e extremo tem se tornado uma epidemia em toda parte do mundo, a ponto de alguns de nós acharmos normal se sentir cansado todo dia. Mas isso não é normal e você pode reduzir muito o sentimento de cansaço combatendo os principais males que sugam a sua energia: a privação de sono, o sedentarismo, a má alimentação e o excesso de estímulos.
Com a sua energia recuperada, você pode se dedicar a cumprir suas tarefas, bater as suas metas, correr atrás dos seus sonhos. Para fazer tudo isso da forma mais eficiente possível, você pode dar uma olhada no nosso curso Produtividade Ninja. Esse curso tem uma aula especial que está liberada para você ver agora mesmo acessando https://arata.se/gerenciamentotempo