Sabe aquela coisa que você devia fazer mas você ainda NEM MESMO começou?
Ou que se você já começou, largou pela metade sem terminar? E aquela tarefa monstruosa que não tem como terminar em um único dia, e você tá deixando pra mais tarde, e tá virando uma bola de neve?
Seus problemas acabaram, porque hoje você vai conhecer…
A HORA DA CULPA!
Meu nome é Seiiti Arata, do curso Produtividade Ninja e essa aqui é uma adaptação da dica divulgada pela turma da The Action Mill e do Lifehacker que vai ajudar muito você que para e pensa “puxa, tenho um montao de coisa que eu preciso fazer, que eu comecei e não terminei e isso tá até me fazendo mal” – sabe aquele sentimento de angústia? Normal, todo mundo tem isso. A gente vai resolver isso com a técnica da Hora da Culpa.
Como é que funciona? Pega o seu caderno e uma caneta pra anotar. Primeiro, você olha o seu calendário, sua agenda, e vê uma janela que você tem livre todas as semanas. Pode ser por exemplo toda terça feira, das 7 até as 8 horas. Ou então, todo domingo, das dez até as onze da noite. É um horário que você sabe que a chance de você ter livre é bem grande. Beleza? Muito bom, BLOQUEIA ESSE HORÁRIO. De hoje em diante, ele se chama A Hora Da Culpa.
Quando chegar a Hora da Culpa, você dedica dois a três minutos pensando “o que é que eu tenho que fazer, que eu não comecei, ou que eu comecei e não terminei?”
“O que é que está me incomodando, me dando angústia, que me faz sentir CULPA que não está resolvido?”
É rapidinho, dois ou três minutos no máximo. Se aparecer uma lista gigantesca, tranquilo, escolhe apenas UM ITEM. Essa parte é fundamental, essa listagem não pode em hipótese alguma te consumir mais de dois a três minutos.
E daí, o que é que você faz com os outros cinquenta e sete minutos da sua hora da culpa? Põe a mão na massa e começa a fazer o que tem que ser feito.
Muito muito muito simples? Eu adoro quando as coisas são simples, e quando elas funcionam. Porque daí não tem desculpa. Dica extra: se você puder envolver outras pessoas, é ainda melhor. Pode ser tanto no seu ambiente famliar ou entre amigos…. ou também com pessoas do seu escritório, da sua empresa. Define um horário pra todo mundo se reunir, identificar nesses dois ou três minutos o que é que tem que ser feito, DIZER EM VOZ ALTA o que é a atividade que será realizada… e daí é só fazer, colocar a mão na massa. Quando a gente conta pra outras pessoas, o nosso comprometimento aumenta ainda mais (e as pessoas ao nosso redor vão entender o motivo da gente ficar super focado naquela atividade) e inclusive eu tenho uma arma secreta aqui no meu bolso que eu vou te mostrar pra aumentar o foco.
Sabe, tem uma coisa muito interessante que tem a ver com o Bruce Lee, produtividade pessoal e a Hora da Culpa, que eu vou falar daqui a pouco. E também a arma secreta que eu tenho no meu bolso e que vale ouro.
Vamos falar agora do grande mestre Bruce Lee. Entre várias coisas que o tornaram uma lenda é o soco de uma polegada, uma técnica de artes marciais que ficou bastante popular por causa do Bruce Lee. É um soco dado a uma distãncia de uma polegada, que é dois centímetros e meio. Mas também pode ser meia polegada, três polegadas, de todo modo, é uma distância curtíssima.
E isso é inusitado pois em geral um soco pra ser forte a gente precisa movimentar o corpo todo pra ter mais distância e mais força. É muito difícil ter um soco forte em uma distância curta e pra ser efetivo esse golpe precisa de muita concentração e poder de explosão.
Ok. Mas como é que nas artes marciais o pessoal usa o soco de uma polegada num combate? Imagina que você está lutando de longe e dá um chute ou mesmo um soco de distância, só que o seu oponente bloqueia, defende. O que acontece? Você está frente a frente e vai precisar de recuar pra dar um novo golpe, PORÉM se você domina a técnica do soco de uma polegada, você pode dar mais um golpe adicional bem rápido e isso pode ser decisivo na luta.
Mas por que é que a gente está falando disso aqui no contexto do nosso curso de produtividade? É que o soco de uma polegada é apenas uma técnica isolada. Se eu ensino essa técnica pra alguém que não entende de esquiva, que não tem resistência, estamina, flexibilidade, que não tem estratégia de combate, não adianta nada. O máximo que ele vai saber é chamar os amigos no churrasco e mostrar, olha, gente, vou quebrar uma tábua de madeira com uma distância de dois centímetros! PÁ. Pronto. Mas fica só nisso.
O que a gente está vendo aquí no vídeo de hoje, a Hora da Culpa, é a mesma coisa. A técnica da Hora da Culpa é apenas uma técnica isolada, é igual o soco de uma polegada. É um truque bacana. Eu espero muito que te ajude, e que você aproveite os resultados desse vídeo… e se você quiser colher resultados ainda maiores, aí eu te convido pra você dar o próximo passo que é contextualizar, complementar essa técnica junto com dezenas de outras técnicas organizadas dentro de uma estratégia maior. Esse é o curso completo do Produtividade Ninja, que você vai encontrar mais detalhes depois de enviar o seu email no formulário da página [link] e pode usar um email que você abre todo dia, pois eu tenho bastante coisa legal pra mandar.
E eu falei que tinha um objeto no meu bolso, e que me ajuda muito na Hora da Culpa. É isso aqui, olha, é um timer de cozinha. O pessoal que vai assar bolo e outros quitutes usa isso pra girar e ele começa contar quantos minutos faltam, e daí toca o alarme. Como é que a gente usa? Quando você começar a SUA hora da culpa, pega um desses timers de cozinha, gira ele e, enquanto o timer estiver fazendo tic tic tic tic você não faz absolutamente nenhuma outra atividade, até que o alarme toque. Só depois do timer acabar é que a gente fica liberado pra fazer outras atividades.
Vamos supor que eu preciso escrever a minha monografia, eu vou dedicar uma hora pra isso, a minha hora da culpa, vou ligar o timer e mesmo se no meio tempo aparecer algum email novo, se eu lembrar que eu preciso estender a roupa no varal, se tocar meu celular, eu não vou me deixar interromper. Essa é a Hora da Culpa, é uma hora especial que eu tou usando pra me sentir bem, pra que eu viva uma vida sem culpa, pra que eu limpe as coisas que estão engasgadas na minha vida… e com esse timer eu tenho certeza que eu bloqueio o tempo. Aliás, esse próprio timer faz parte de uma outra técnica, que é a Técnica Pomodoro, do Francesco Cirillo.
Mais uma vez, espero que você tenha gostado e que seja útil. Combina as duas técnicas: usa a Hora da Culpa e o seu timer de cozinha com a Técnica Pomodoro que você vai com certeza produzir muito mais e, como consequencia, vai ter mais tempo livre pra relaxar, SEM Culpa. Afinal de contas, o Produtividade Ninja é pra gente poder aproveitar melhor a vida, ter mais tempo livre. É pra isso que a gente tá aqui junto buscando aumentar a nossa eficácia, a nossa produtividade, é por isso que a gente detona a culpa com essa técnica de hoje, pra ficar bem relaxado, bem sossegado depois.
E pra realmente duplicar a sua produtividade com um método completo, usa o formulário no link aqui e lá você vê como ter acesso ao nosso curso na área exclusiva de membros Que vai MUITO além dessa amostra grátis de hoje. Daí ninguém te segura.
Valeu! Eu sou o Seiiti Arata do Produtividade Ninja!