Produtividade Arata! Será que você é bitolado por querer administrar o tempo, criar várias listas de tarefas, encontrar técnicas para aumentar a produtividade e usar os aplicativos mais modernos para tornar processos mais eficientes?
Será que a melhor coisa na vida é deixar as coisas acontecerem naturalmente? Será que o bom mesmo é deixar a serendipidade nos encantar com as surpresas de cada momento? Só merece admiração quem está sempre abraçando árvores, celebrando a conexão com os irmãos humanos e os passarinhos ao redor igual uma princesa da Disney?
Será que a coisa mais importante de todas é escutar bossa nova olhando o pôr do Sol ao lado da pessoa amada e deixar toda preocupação de trabalho de lado? Será que pelo fato de todos nós morreremos um dia significa que ficar obcecado pelo trabalho é bobagem?
Sabe, para muitas pessoas de perfil espontâneo, o planejamento tem pouquíssima importância. Aliás, para elas o planejamento não é desejado.
Muitas pessoas acreditam que uma vida extremamente planejada e eficiente acaba se tornando bitolada, robótica, morta, previsível, engessada, sem o tempero que a vida precisa ter. Para uma pessoa livre, leve e solta, a dependência de técnicas de produtividade ou listas eficientes não é algo desejado.
Quem gosta do imprevisível não se importa muito com interrupções. Ao contrário: é um grande prazer quando alguém bate na porta sem avisar, para tomar um café e ficar longas horas conversando.
Meus amigos: Obviamente, estamos fazendo uma caricatura exagerada. E, continuando com as caricaturas, vamos agora ver um outro extremo.
Vamos falar agora das pessoas que gostam de planejamento. Elas gostam de organização, gostam de eficiência e do sentimento de estar no controle da própria vida. Essas são aquelas que utilizam várias técnicas de produtividade, que utilizam aplicativos para uma vida mais eficiente, estão sempre buscando maneiras de aperfeiçoar sua comunicação e manter todo sob controle.
Pode ser que esta necessidade seja principalmente emocional, pois tem gente que encontra grande satisfação com o fato de ver que as coisas estão progredindo de acordo com plano.
Mas pode também ser que o perfil metódico e organizado acabou sendo desenvolvido como uma necessidade. Foi um mecanismo de sobrevivência para dar conta dos desafios acadêmicos, profissionais, empresariais, familiares ou todas estas dimensões simultaneamente.
Se você deseja ser o melhor pai do mundo e ao mesmo tempo também ser o melhor funcionário da empresa, também continuar intelectualmente ativo, sempre estudando coisas novas e tendo uma vida cultural, cívica e social plenas, você tem um grande desafio adiante. Se você quer abraçar o mundo, será necessário ter a capacidade de se organizar de maneira eficiente.
Eu gosto muito de conhecer pessoas novas pois é conversando com elas que eu posso aprender mais a respeito de diferentes pontos de vista, diferentes experiências, diferentes medos, sonhos, estratégias e segredos por trás das histórias de sucesso que elas tem pra compartilhar.
E mesmo com esta grande paixão que eu tenho pela vida e por pessoas, hoje eu tenho bordas saudáveis e limites que ajudam a dar conta de tudo. Em outras palavras, quando eu não desejo ser interrompido, é muito difícil que alguém consiga invadir a minha esfera de privacidade. O estudo e o trabalho de pesquisa que eu realizo requer que eu também tenha momentos de reflexão, de leitura e muito trabalho concentrado para conseguir criar os treinamentos da Arata Academy.
Então, vamos para a pergunta central deste vídeo: será que ser produtivo é coisa de gente bitolada? Ou será que o contrário é ser uma pessoa largada demais?
Tanto o perfil da pessoa espontânea e o perfil da pessoa organizada são perfeitamente adequados. Não existe certo ou errado. Ninguém é melhor ou pior do que o outro, tudo depende do que estamos buscando.
O que existe são diferentes estilos diferentes e escolhas que vão atender diferentes necessidades. O importante é olharmos para o resultado final e ver se as escolhas estão proporcionando realização.
Algumas pessoas são mais flexíveis com a agenda e outras pessoas são mais rígidas. Talvez essa rigidez seja necessária para se sentir organizado e no controle das coisas. Uma pessoa que parece desorganizada pode ser mais criativa, capaz de improvisar e ter mais flexibilidade e uma sensação de liberdade. Você pode ver mais detalhes em uma aula detalhada sobre gerenciamento de tempo em o link aqui.
No curso Produtividade Ninja, nós entendemos que diferentes pessoas terão diferentes escolhas, diferentes estilos, diferentes abordagens. Por isso que o Produtividade Ninja funciona tanto pra executivos como também pra artistas, empreendedores, estudantes, enfim, todas as pessoas que desejam ter uma vida com mais realização. A nossa metodologia permite que diferentes tipos de pessoa possam desenvolver as estratégias que trarão maior satisfação pessoal. O que nós queremos é gerenciar o nosso tempo de acordo com aquilo que faz sentido para nós.
Lembre-se: aqui neste vídeo rápido nós apresentamos duas posições extremas. E muitas vezes os extremos acabam trazendo consequências indesejadas.
Se você tem muita rigidez e deseja melhorar a sua conexão com outras pessoas, é necessário ter um pouco mais de flexibilidade e permitir que outras pessoas possam contribuir com um elemento inesperado nos seus planos.
Se você tem muita agitação e deseja mais estrutura e tempo para você mesmo, é necessário que você saiba utilizar os seus limites de maneira a ter momentos de tranquilidade e privacidade.
No curso rápido Como Dizer Não, nós vamos ensinar você a desenvolver limites saudáveis que permitem recusar aquilo que é indesejado e deixar entrar aquilo que é positivo.
Você saberá quando mudar os seus planos quando for algo positivo e também saberá como se manter fiel ao seu planejamento quando as suas necessidades merecem prioridade. Visite o site em o link qui.