Aprender Arata! Se você é perfeccionista, você tem um problema. O problema é bastante óbvio: o perfeito não existe, o perfeito é um ideal. Você pode utilizar o ideal da perfeição de modo produtivo, guiando as suas ações em direção à perfeição. Porém, você também pode ser prejudicado pelo ideal da perfeição. Quando você compara os seus resultados com a perfeição não atingida, você fica paralisado, ansioso, deprimido ou começa a procrastinar. E isso não é nada produtivo.
Hoje nós vamos conversar sobre como podemos superar isso.
1. Fortaleça a sua confiança
Você sabe quais são os recursos necessários para lidar com o perfeccionismo? A primeira coisa a fazer é trabalhar o seu nível interno de segurança e confiança. Em especial, você precisa investir na sua confiança a respeito da sua capacidade para alcançar resultados desejados. Essa é a base inicial que vai te permitir enfrentar os seus desafios nos estudos.
Imagine, por exemplo, que você tem um desafio adiante: você quer aprender a falar grego. Se você tem um baixo nível de confiança, imediatamente você acha que esse é um desafio fora das suas capacidades. Você vai evitar ir atrás de livros, professores, aulas, vídeos, ou qualquer coisa que poderia te ensinar a aprender a falar grego. Você vai olhar aquele alfabeto diferente e imediatamente dizer que como as letras são esquisitas. É impossível você conseguir entender aquilo. O seu foco estará direcionado em imaginar a sua frustração. Você vai ficar pensando no desespero que será passar vários meses da sua vida tentando aprender algo tão difícil. E muito provavelmente, sem ter resultados. Você pode inclusive começar a achar que você é burro e incapaz.
Por outro lado, depois que você passou por um processo de desenvolvimento pessoal e fortaleceu a sua confiança, o que é que você vai fazer de diferente? Você passará a ver o aprendizado de grego de modo diferente. Você verá o idioma grego como um desafio. Você vai adquirir cursos e habilidades para dominar. Você terá curiosidade para descobrir quais são os recursos que você vai precisar para se tornar cada vez melhor naquela atividade. E também, no momento em que você tiver algum tipo de frustração, você terá capacidade de rapidamente se recuperar. Ou seja, o seu entusiasmo será muito mais poderoso.
Se você precisa de ajuda com seu desenvolvimento pessoal você pode visitar o link aqui que é um curso que ajuda a você a instalar uma mentalidade de confiança. É simples, rápido e eficiente.
2. Busque pela perfeição aceitando a imperfeição
Como você não alcança a perfeição, é bastante provável que você acabe paralisado. Você fica com raiva de você mesmo. Você decide adiar os seus projetos por não aceitar a atual qualidade do seu trabalho ou do seu estudo.
Você já ouviu aquele chavão de que “feito é melhor que perfeito”? Qual é a melhor interpretação respeito desta frase? Significa que existe um problema em desejarmos a perfeição e terminarmos de mãos vazias. Você pode continuar valorizando a perfeição desejada. Ao mesmo tempo, valorize a capacidade de execução, de entregar algum tipo de resultado inicial. Busque pela perfeição. E ao mesmo tempo, tenha a humildade de aceitar os seus próprios resultados imperfeitos. Eles fazem parte da busca pela perfeição. É a prática que vai levar você na direção da perfeição, por mais que este seja um ideal inalcançável.
3. Pare de procrastinar
Procrastinação é enrolação. É quando você decide postergar alguma coisa, deixar pra depois. Em vez de você se matricular para realizar aquela prova importante, você acha que ainda não está preparado. Por esse motivo, você diz que não quer fazer a prova desta vez vai deixar para próxima. Porque isso acontece? O motivo é justamente a sua dificuldade em aceitar a imperfeição. Pela falta de confiança, você tem medo de encontrar um resultado abaixo do esperado e acabar se frustrando, Você quer evitar passar por uma grande decepção ou tristeza. Esse aborrecimento pode até mesmo abalar a imagem que você tem de você mesmo.
Para parar de procrastinar, você precisa aceitar o fato de que é muito provável que o seu resultado esteja bem longe da perfeição. O objetivo em realizar aquela prova não é necessariamente ter o resultado perfeito. Aquela prova é uma oportunidade pra você treinar a sua habilidade em realizar provas. Você quer descobrir quais são os assuntos e matérias que você ainda não domina bem o suficiente. Você quer ver seu resultado e descobrir onde vai dedicar mais esforços nas próximas sessões de estudo.
Cuidado também para você não depender demais da opinião dos outros. Talvez uma parte da ansiedade em fazer uma prova é ter que lidar com a cobrança das pessoas ao redor. Essas pessoas vão perguntar qual foi o resultado que você teve. Caso a sua noção de identidade seja muito dependente da opinião alheia, você vai se importar muito com o que os outros vão pensar de você. A sua noção de quem você é e o seu respeito devem vir de dentro. É por isso que você precisa dedicar seu desenvolvimento pessoal para fortalecer a sua confiança. Estabeleça a sua noção de quem você é no mundo. Isso é extremamente importante.
Perfeccionismo é um ideal inalcançável. Porém, isso não significa que não devemos buscar por esse ideal. Essa busca é o que fará com que você cresça. Este é o caminho de maestria, que eu fortemente recomendo que você conheça vendo o nosso vídeo sobre o tema aqui nesse link.