Sintomas de dificuldade nos estudos

Aprender Arata! Você tem acompanhado a nossa série semanal de vídeos para ajudar seu aprendizado? Então você deve ter percebido que os vídeos mais recentes estão buscando te ajudar a fortalecer sua confiança e autoestima. Você quer se tornar um aluno melhor, certo? Hoje você vai continuar seu processo de autoconhecimento.

Hoje nós vamos listar os principais sintomas de dificuldade nos estudos. Com quais desses sintomas você identifica?

Ansiedade

A ansiedade surge quando você constantemente se sente inseguro e tem dúvidas a respeito da sua capacidade. Você não se sente apto para lidar com os desafios do seu aprendizado. Você tem muita pressa. Falta paciência para realizar a leitura dos materiais. Você não sente disciplina ou motivação suficiente para realizar os exercícios.

A ansiedade é a reação do corpo a um desafio. Embora a ansiedade seja frequentemente percebido como ruim, pode ser boa em alguns aspectos. Pode em alguns casos ser capaz de ajudar o corpo a ter um melhor desempenho. 

Culpa e autoflagelação

A culpa é um sinal de alerta emocional. O objetivo é nos informar que fizemos ou estamos fazendo algo errado. Isso nos leva a reexaminar nosso comportamento para que não acabemos cometendo o mesmo erro duas vezes. É quando você tem uma conversa negativa com você mesmo. É quase uma conversa hipnótica, silenciosa. Você fica ruminando múltiplas vezes como você foi incompetente, burro, desleixado, desatento, preguiçoso. Veja o vídeo da semana passada em que é uma conversa muito importante para você que se considera burro.

A culpa é esmagadora. Você sente que está fazendo tudo errado. Adivinha? Esse sentimento torna você mais propenso a fazer coisas erradas no futuro. Para evitar este sentimento você precisa reconhecer que na realidade existe a possibilidade de fracasso mas que também existe a possibilidade de sucesso. Cabe a você trabalhar para atingir o sucesso e não pode ficar de braços cruzados esperando o fracasso chegar. A perfeição não existe, é preciso deixar de lado os pensamentos negativos e arriscar.

Você já parou para se perguntar por que algumas pessoas conquistam tudo o que almejam, enquanto nada dá certo para outras? É claro que o comportamento e a iniciativa são fatores relevantes, mas o que realmente difere essas pessoas é o quanto elas se sentem merecedoras. Pessoas que carregam culpa e não se sentem merecedoras, inconscientemente destroem tudo em suas vidas.

Como Aprender Mais Rápido Seiiti Arata, Arata Academy

Dificuldade de foco

Você depende do foco para passar nas disciplinas na escola e para muitas outras questões no seu dia a dia. Quando você não consegue ter foco, você não consegue pensar claramente, ou se concentrar em uma tarefa ou manter a sua atenção em determinado assunto. Seu desempenho na escola vai ser afetado se você não conseguir se concentrar. 

Um dos problemas relacionados com o foco tem a ver com a quantidade de foco que você disponibiliza para as suas tarefas. Ou seja, se você tem ou não tem a capacidade de passar um período suficiente de tempo para poder estudar direito. A quantidade de foco representa a sua capacidade de concentração. Você fica pouco tempo estudando a mesma coisa.

O hábito de manter diferentes focos de atenção também consiste num dos grandes malvados contra o foco. Por exemplo, manter um olho nas mensagens do celular e outro nas explicações dos professores.

A tecnologia é sempre um caminho de duas vias, mas o usuário deve ter o discernimento para saber utilizá-la da forma que melhore a sua vida e seu dia a dia. Estudantes podem e devem utilizar dos diversos softwares que auxiliam no aprendizado e na organização do seu dia. Porém, é importante saber o momento e local certos de utilizar essas ferramentas para que não se tornem, sem perceber, escravos dessa máquina e passem de forma automática a pensar através dela.

As redes sociais também são um grande problema de foco. O uso excessivo de redes sociais também promove uma certa competição entre a vida real e a vida virtual. Isto é, um cabo de guerra entre estar envolvido na publicação de experiências nas redes sociais, enviar textos e tirar selfies em vez de aproveitar o momento pelo que vale a pena. Por vezes os estudantes ficam retidos nas redes sociais esquecendo a vida que que está á volta e esquecendo até os estudos.

Além disso, existe também a qualidade do foco. Você quer dedicar a sua atenção nas atividades que você pode realizar. Você quer promover crescimento e melhoria no seu aprendizado. A baixa qualidade de foco é quando você passa o tempo todo ruminando a respeito dos erros que você cometeu. Você fica questionando os medos que você tem, de quão difícil a prova é, de como você não gosta daquela matéria, de como existem poucas vagas, de como a competição é grande… Ou seja, o problema na qualidade de foco é quando você está prestando atenção em coisas que não te ajudam. Para resolver de vez seus problemas de foco, visite o link aqui.

Inventar desculpas

Você precisa de uma visão clara sobre a realidade. Perceba onde estão os pontos que precisam ser melhorados. Tome cuidado com a racionalização e com o hábito de inventar desculpas. Você acaba se afastando da realidade quando, em vez de admitir que precisa de ajuda, você começa a se justificar.

Você diz que o motivo de não ter tido um bom resultado no seu estudo ou na sua prova é porque naquele dia você estava com dor de barriga. Porque estava chovendo e você ficou com medo de chegar atrasado. Ou então porque você estava preocupado e fez a prova com nervosismo. Ou qualquer outra pequena mentira que você inventa pra você mesmo. Você está ocultando a grande verdade: existem melhorias que precisam ser realizadas no seu estudo.

Proteger o ego

Esta aqui é uma história verdadeira. Muitos anos atrás, um conhecido meu chegou com muito orgulho no meio da roda de amigos confessando ter feito uma prova bêbado. Dentro do nosso grupo de amizade, era mais ou menos como se ele estivesse contando vantagem. Como se ele não se importasse muito com resultado, sabe? Então por causa disso, um pouco antes da prova, ele foi festejar. Bebeu bastante e fez a prova de qualquer jeito.

Nessa situação, caso ele tivesse fracassado na prova, ele tinha uma excelente desculpa para proteger o próprio ego: o fracasso não foi por causa do despreparo nos estudos, mas sim, pelo fato de ter uma vida boêmia e divertida. Por estar sob o efeito do álcool enquanto fazia a prova.

Porém, caso ele tivesse conseguido um bom resultado na prova, seria algo ainda mais espantoso: mesmo estando bêbado, ele conseguiu ser aprovado. Novamente, acontece uma certa massagem no ego. Como falei, esta é uma história verdadeira e o tal conhecido era eu mesmo. Vários anos atrás, nessa versão antiga de mim mesmo, eu acabei usando essa forma boba e imatura de proteger meu ego.

Mas existe algo que ainda me impressiona. Mesmo na vida adulta, dentro de um grupo de pessoas que eu respeito muito, eu vejo vários adultos se comportando de modo parecido. São pessoas que preferem proteger o próprio ego, e por causa disso, acabam mentindo dizendo que não possuem interesse em estudar alguns assuntos. Mas a gente sabe que, na verdade, elas possuem um grande medo de fracassar e frustrarem a si mesmos e aos outros. Para protegerem a própria imagem, fingem não ter interesse nos estudos e dizem que preferem descansar e ter uma vida mais calma, em vez de ir atrás dos verdadeiros sonhos.

Como Aprender Mais Rápido Seiiti Arata, Arata Academy

A procrastinação

A procrastinação é o hábito de adiar tarefas ou atividade, quantas vezes você não adiou fazer aquele trabalho.Muitas vezes achamos que vamos apenas adiar a tarefa um ou dois dias, mas no final acabamos adiando uma semana ou duas semanas. 

Este hábito pode ter um impacto negativo nos resultados escolares. De fato, o adiamento das tarefas ou dos estudos geralmente causa ansiedade, culpa e muitos problemas desnecessários. É possível superar esse hábito analisando as causas da procrastinação e desenvolvendo atitudes e comportamentos antiprocrastativos. Tente identificar as suas razões para procrastinar. É estresse, tédio, desânimo, subestimação do tempo? Identificar os seus motivos tornará mais fácil para você evitar a procrastinação. 

Como diminuir a dificuldade nos estudos?

A dificuldade nos estudos é um problema que todos os alunos sentem mais tarde ou mais cedo. Não importa onde você esteja na jornada da escola, se você sente que não está no auge dos seus estudos dê uma olhada aqui essas dicas podem ajudá-lo a lidar com todas as dificuldades associadas aos estudos.

Durma o suficiente. Não dormir o suficiente prejudica o desempenho acadêmico e torna mais difícil passar o dia.

Pense positivo. O pensamento positivo pode melhorar o bem-estar físico, produzir sentimentos mais baixos de depressão e produzir níveis mais baixos de sofrimento.

Liberte-se das preocupações. Essa pode ser uma atividade social, como sair ou participar de esportes internos, encontrar um hobby ou participar de um clube social.

Aprenda a relaxar. Isso pode incluir coisas como contagem lenta até dez, meditação, pensamento positivo pensamentos, visualização ou brincando com uma bola de stress.

Fale com alguém. Às vezes, falar sobre o que é estressante ou sobre as dificuldades que sente ou ter alguém ouvindo seus problemas pode reduzir drasticamente o estresse e ansiedade. Fale com um familiar, amigo ou até mesmo com os seus professores.

Respire fundo. Aprenda a respirar para libertar a sua ansiedade. Sempre que você estiver prestes a iniciar uma nova tarefa respire fundo e diga eu posso fazer isto.

Dê elogios a você mesmo. Lembre-se de vezes que você conseguiu realizar as tarefas no passado e elogie o seu trabalho. Não pense apenas em criticar o que você fez mal. É importante aprender a valorizar aquilo que fazemos bem.

Se você sente dificuldade nos seus estudos, a primeira coisa a fazer é aumentar o nível de esclarecimento que você tem sobre você mesmo. Você quer entender onde estão as fontes de dificuldade. Somente depois que você entende o que é que está te segurando é quando você poderá realizar melhores escolhas para ter resultados diferentes.

Depois de entender seus sintomas de dificuldade, é momento de implementar as mudanças e buscar melhorias.

A melhoria é conseguida através de melhores estratégias, melhores escolhas, mais dedicação, mais paciência, melhores materiais de estudo, melhores professores, mudanças no ambiente de estudo e técnicas de estudo. Você encontra tudo isso no curso Como Aprender Mais Rápido, no link aqui.