Produtividade Arata! Todas as pessoas, sem exceção, desejam sucesso. Isso acontece pela própria definição de sucesso: é conseguir o que queremos. O fracasso, por outro lado, é exatamente o que não queremos por definição. Infelizmente, muitas pessoas comentem cinco erros que apenas atrasam ou impossibilitam conseguir o que desejam. Elas se comportam de maneira a atrair fracasso em vez de sucesso. Aqui vai a lista de cinco coisas erradas que precisam ser mudadas:
1. Pensar pequeno
Quem pensa pequeno quer economizar alguns centavos a troco de várias horas desperdiçadas. Quem pensa grande dedica suas horas para fazer grandes economias, ou, melhor ainda, conseguir ganhos muito maiores.
Para exemplificar: Numa loja decadente, que não está vendendo o suficiente, quem pensa pequeno vai mandar apagar algumas das lâmpadas para economizar energia elétrica. Vai começar a cobrar alguns centavos pela sacolinha ou embrulho para presente. Vai dizer que se o pagamento for em cartão de crédito, a tarifa do processamento do cartão tem que ser paga pelo cliente.
Já quem pensa grande passará o tempo pensando em como atrair mais clientes pra dentro da loja, como melhorar a seleção de produtos para oferecer itens mais interessantes, vai realizar treinamento da equipe para melhor atendimento, vai negociar com os fornecedores para conseguir abaixar os preços.
2. Não olhar para frente
Quem tem sucesso na vida não fica com apego ao passado. São pessoas que estão olhando para o futuro, para as melhorias que podem ser realizadas, em novas ideias e como testar diferentes abordagens e ver o que pode ter melhor resultado. Estas pessoas desenvolvem a capacidade visionária e também as habilidades de implementar novas ações em direção ao progresso. E ao fazer isso, acabam também se rodeando de gente que tem entusiasmo em inovação e obviamente vão todos colher os frutos dessa proatividade.
Quem não tem sucesso é a pessoa que fica olhando para o passado, com saudade dos “bons e velhos tempos”. Fica resmungando como as coisas estão cada vez piores. Deseja algo impossível, que é restaurar o estado das coisas como eram antigamente. Existe um grande apego a valores que já não existem mais e existe uma resistência em aceitar que o mundo muda.
Isso tudo dificulta essa pessoa em se adaptar, em aprender, a se tornar uma versão melhor a cada dia. Ela fica largada para trás e precisa procurar conforto na companhia de outros ranzinzas retrógrados que ficam também reclamando como antigamente era melhor.
3. Despesas e investimentos
Quem tem sucesso sabe quais são os itens importantes que promovem prosperidade.
Sabem adquirir recursos a bons preços e na época certa. Sabem investir em novas tecnologias. Estão constantemente realizando cursos e treinamentos para aperfeiçoamento. Participam de eventos importantes para se conectarem com pessoas que podem firmar parcerias estratégicas. Viajam para sempre ter novas ideias. Dedicam tempo para a leitura, para o estudo. Elas dão o primeiro passo: são voluntárias, dão amostra grátis, sabem plantar primeiro para colher depois.
Quem sofre com fracasso confunde as coisas e gasta em bobagens que não trazem retorno e acaba fazendo cortes de despesas naquilo que é importante.
Por exemplo demitem bons funcionários dizendo que não dá para pagar o salário e daí sofrem com a queda na qualidade do atendimento e perda de clientes e reputação. Se recusam a fazer cursos por ser muito caro e por causa disso não aprendem o que é importante para prosperar.
4. Falta de firmeza
Quem tem sucesso na vida não tem medo de trabalho. São pessoas que estão sempre procurando por mais desafios, por mais trabalho para ser realizado. São pessoas que gostam do que fazem, que acordam todo dia com disposição para entregar o melhor trabalho possível para ajudar os outros. São profissionais que possuem genuíno prazer em atender o cliente e entregar felicidade para as pessoas com quem trabalha.
Não possuem medo de concorrência: aliás, se a concorrência é grande, isso significa que o mercado é bom e existem grandes ganhos adiante.
Quem sofre com fracasso está sempre procurando por algum jeitinho para trabalhar menos. É como se a pessoa tivesse alergia a trabalho. Ela quer descobrir como pode passar o dia fazendo o mínimo possível sem ser descoberta. Não gosta de ter que lidar com clientes que são chatos, vivem reclamando, pedindo desconto, pedindo que consertem entregas defeituosas. Quando o telefone toca, já fica imaginando quanta dor de cabeça vai ter que resolver. Se assusta com competidores e culpa os concorrentes pelo sua falta de resultados.
5. Chilique
Quem tem sucesso na vida sabe diferenciar o que é importante do que é um mero detalhe. Alguns erros fazem parte do percurso de quem está realizando muitas coisas. Quando algo não acontece da maneira planejada, sabem ignorar e mover adiante. Ao identificar que não possuem uma habilidade, eles ou investem em cursos para aprender ou então contratam os melhores profissionais que possam suprir as suas deficiências. Não levam os erros para o lado pessoal e aprendem com os erros. Não perdem tempo com erros que são irrelevantes.
Quem sofre com fracasso dá chilique por causa de qualquer coisinha que não dá certo na primeira vez como planejado. Começam com drama dizendo que estavam contando com os outros, que foram traídos. Eles sempre tem alguma historia triste pra contar e justificar a falta de resultados.
Se um erro acontece, choram, dão escândalo, gritam e são abusivos e intolerantes com o erro. Inclusive se o erro foi cometido por eles mesmos, ou eles tentam transferir a culpa para outra pessoa ou então ficam com raiva de si mesmos e com problemas de auto estima. Ficam remoendo por muito tempo erros que podem ser superados.
E o que podemos então fazer a respeito pra mudar o nosso comportamento?
Existem técnicas que nós podemos aplicar para melhorar nossos resultados na área profissional, financeira, nos relacionamentos, no amor e na nossa saúde e bem estar.
O curso Novo Ano Novo inclui todos os exercícios para que você possa definir objetivos de maneira inteligente e com a mentalidade de sucesso – visite o link aqui para verificar como criar estratégias inteligentes para se aproximar dos seus objetivos.
Pare de pensar pequeno. Coloque seu foco no que você deseja realizar. Identifique quais recursos são necessários e crie uma estratégia inteligente. Veja além do que existe hoje: isso é aumentar sua capacidade criativa para descobrir o potencial das coisas, o potencial das pessoas, e isso inclui você mesmo.
Para isso, conheça os vídeos de apresentação do curso Novo Ano Novo em o link aqui.