Produtividade Arata! Eu sou Seiiti Arata e este é o terceiro vídeo comentando o livro Foco de Daniel Goleman e agora você vai aprender uma técnica inusitada para aumentar seu foco.
Nesta série Produtividade Arata você viu como é importante ter escolhas conscientes sobre onde dedicamos a nossa atenção. Também lembramos que temos que respeitar os nossos limites. É importante ter foco na recarga de energia.
Se você já se matriculou no curso FOCO, então você deve ter notado como ele tem atividades práticas para que você mude seu comportamento e se transforme numa pessoa mais focada. Neste vídeo de hoje temos uma técnica inusitada, um pouco incomum, e por isso peço sua atenção pra poder explicar.
O nome que eu peço que você anote no seu caderno é “Tornando o invisível palpável”. Vou ler agora pra você o trecho do livro original no capítulo 13 do livro:
“Se nosso circuito emocional (especialmente a amígdala, o gatilho para a reação de lutar ou fugir) percebe uma ameaça imediata, ele nos inundará de hormônios como cortisol e adrenalina, que nos preparam para bater ou correr. Mas isso não acontece se ficamos sabendo de perigos potenciais para anos ou séculos à frente. Nesses casos, a amígdala nem pisca.
O circuito da amígdala, concentrado no meio do cérebro, opera automaticamente, de baixo para cima. Nós contamos com ele para nos alertar diante de perigos e nos dizer em que precisamos prestar atenção com urgência. Mas nossos sistemas automáticos, normalmente tão confiáveis para guiar nossa atenção, não têm aparato de percepção ou carga emocional para sistemas e seus perigos. Eles são um fracasso nisso.”
O que é que o Daniel Goleman quer dizer com isso?
O meu trabalho pela Arata Academy é sempre condensar grande volume de informação em um formato rápido e simples de entender. Nesse capítulo, a mensagem é a seguinte: o nosso cérebro é bom pra lidar com problemas imediatos, urgentes. É assim que aconteceu na seleção, no processo evolutivo.
Infelizmente, nós não temos um cérebro muito bom em fazer planejamento pros eventos do futuro. Mesmo quando são planos importantes. Se eles estiverem muito distantes, é tudo abstrato, difícil de prever e identificar as relações de causalidade. Se eu fizer isso, tal coisa acontece. Se eu deixar de fazer aquilo, então tal coisa vai deixar de acontecer. Isso não é muito óbvio. Não é natural ficar pensando igual um computador que simula os riscos e possibilidades do futuro.
É por isso que hoje os computadores mais avançados conseguem derrotar os campeões mundiais de xadrez. O computador tem uma capacidade de realizar milhões de cálculos por segundo sobre todas as variáveis possíveis e calcular quais são as probabilidades.
Apesar de não termos o poder computacional que considera milhões de variáveis, o cérebro humano ainda tem algo único: a nossa criatividade.
E é com a criatividade que nós vamos aplicar a tal da técnica inusitada para aumentar o foco. Vamos lá?
A técnica inusitada que você pode usar é com a sua criatividade imaginar um evento futuro acontecendo agora. Pra melhorar, um evento abstrato do futuro virando uma ameaça imediata. É assim que nós vamos ativar o cérebro pra ficar totalmente atento, com foco total e realizar o que tem que ser feito.
Vou dar um exemplo. Imagine que eu estou estudando pra uma prova importante. Mas está difícil de me concentrar. A prova só vai acontecer daqui dois meses. Ou seja, o meu cérebro tem dificuldade em tangibilizar, em encontrar o que é palpável nessa situação. Tudo é abstrato. A prova está longe, eu tenho mil coisinhas pra resolver: tenho que varrer o chão da casa, tenho que abrir a correspondência que chegou pelo Correio, tenho que pagar a conta de luz, tenho que preparar o jantar… ou seja, eu tenho muitas situações imediatas e palpáveis que vão roubar o meu foco. É mais fácil, é mais gratificante, é mais convidativo me dedicar essas coisinhas justamente por elas serem mais visíveis, mais tangíveis.
Como eu sei que o resultado dessa prova vai ter uma influência no meu futuro, eu vou agora usar a minha atenção total (veja o vídeo sobre Como Aumentar a Atenção e Foco). Vou usar minha atenção total para imaginar as consequências de ir mal na prova. Imagino todos os detalhes. Que consequencia isso terá na minha conta bancária. Na maneira como eu me sinto, como eu me olho no espelho. Na maneira como a minha família vai se sentir. Entende? Estou tornando o invisível palpável. E caso a minha dificuldade de foco seja pelo fato de ter falta de clareza, falta de tangibilidade, então agora eu resolvi esse problema.
São muitos os motivos pra falta de Foco. No nosso curso inclusive a gente tem uma aula sobre Os Inimigos do Foco. E eu digo isso porque eu sei que muitas pessoas que olham o vídeo de hoje vão dizer “Seiiti, mas no meu caso eu JÁ entendo a importância de alcançar aquele objetivo desejado. Mas mesmo assim ainda sofro com distrações e falta de foco”
Neste caso eu convido você pra assistir o nosso curso FOCO, basta acessar esse link.
Quando você clique o link aqui , você vai encontrar um formulário onde você pode digitar o seu email e eu vou mandar pra você um ebook de presente e também te mostrar o que nós temos na área de cursos que vai resolver de vez a falta de foco. Nos vemos lá!