Produtividade Arata! Você provavelmente já conhece o experimento do marshmallow, mas tem algo importante sobre FOCO que talvez você não saiba.
1. O que é o teste do marshmallow?
Na Universidade Stanford os pesquisadores brincavam com crianças e num certo momento mostravam um doce de marshmallow e ofereciam um acordo com duas opções.
O pesquisador ficaria fora da sala por alguns minutos. Se durante esse tempo a criança não comesse o doce que tinha sido deixado em cima da mesa, então ela poderia ganhar um doce adicional.
Quer dizer, ou elas comiam AGORA um doce que foi deixado bem na frente delas ou então elas aguardavam alguns minutos pra ganhar dois doces.
Agora imagine essa situação, uma criança sozinha com um doce disponível na frente dela. O que você acha que aconteceu?
Como é de se esperar, a maioria das crianças não conseguia aguentar esperar e comia imediatamente o doce que era deixado na frente delas. Eram poucas as crianças que tinham a disciplina e a visão de “longo prazo” para aguardar alguns minutinhos e ganhar dois doces.
2. É importante saber controlar a gratificação instantânea
A mensagem mais conhecida deste experimento é que isso ajudou a identificar as crianças que conseguiam lutar contra o desejo de gratificação instantânea e esse tipo de comportamento mais tarde ajudou essas crianças a se tornarem grandes profissionais, pessoas que alcançaram mais objetivos na vida.
É bem interessante, os estudos que se realizaram vários anos depois indicam que as crianças que sabem controlar a gratificação instantânea também tiram melhores notas, tem menos problemas com abuso de entorpecentes, menos obesidade, conseguem superar melhor o stress e tem melhores relacionamentos.
Consegue entender o motivo?
3. Disciplina e gratificação instantânea
Se eu consigo controlar a necessidade de gratificação instantânea, eu consigo me segurar em não me empanturrar de doce, de não ficar lesmando na frente da televisão. Eu consigo me esforçar mais no meu treino de ginástica, eu consigo estudar por mais tempo, consigo ter perseverança, disciplina.
4. Foco, distração e canalizador
Mas agora vem a parte interessante que pouca gente conhece pra lidar com essa necessidade de gratificação instantânea.
Preste atenção: as crianças estavam todas interessadas em ganhar dois doces. Esse era o foco. Mas quando elas viam o doce já na frente delas, isso era uma distração.
E a maneira que possibilitou as crianças em combater a tentação de perder o foco foi justamente perdendo o foco porém com um canalizador.
Distração é aquilo que tira nosso foco e nos prejudica. Canalizador também é algo que tira nosso foco mas acaba nos ajudando.
No caso das crianças, naquela salinha fechada, aguardando os minutos passarem, se elas ficassem apenas paradas olhando pro doce que o cientista tinha deixado na frente delas, a tentação seria muito forte. Não teria como vencer a distração.
E então algumas delas de forma muito inteligente trocaram o foco pra brincar com alguns objetos na sala, ficavam mexendo nas unhas, enfim, faziam qualquer outra coisa pra ocupar a mente, canalizar os pensamentos em algo que não fosse comer o doce que estava na sala.
5. Reflexão e prática
O que é que isso tem a ver com você e com os seus objetivos? Vamos pensar junto.
Qual é o seu foco? Quais são as suas distrações? O que você pode usar como canalizador?
Existem coisas na sua vida que você sabe que não deveria realizar mas mesmo assim realiza? Esse é o equivalente ao seu marshmallow.
Dentro de nós existe uma necessidade de gratificação imediata e quando temos uma visão de longo prazo e sabemos controlar os nossos impulsos, é possível ter grandes ganhos e benefícios para toda a vida.
Pra isso é importante que você saiba identificar quais são as suas verdadeiras prioridades e ter boas estratégias de combater as distrações e manter o foco.
Se você sente que será valioso para você aprender agora a aumentar o seu foco, clique o link pra você melhorar o foco, controlar distrações e usar canalizadores de forma inteligente