Aprender Arata! Aqui na Arata Academy nós buscamos produzir conteúdos que te ajudam a melhorar sempre. E pensando na sua melhoria continuada, vamos começar hoje uma série de vídeos sobre aprendizagem, e nessa série de vídeos, vamos te dar dicas práticas para melhoramos a qualidade do seu aprendizado.
E nesse primeiro vídeo, eu vou começar contando uma simples mudança que todo aluno deveria fazer na hora de estudar – por favor, pegue o seu caderno e uma caneta.
Aumente a qualidade das suas dúvidas.
Um erro comum e bastante recorrente durante a nossa aprendizagem, é ter uma dúvida e simplesmente levantar a mão para pedir que o professor ou colega do lado resolvam o problema.
Se você é do tipo de pessoa que olha para um exercício ou para alguma pergunta, não entende o enunciado ou não faz ideia de como encontrar a resposta, aproveite, porque você está diante de uma oportunidade. Uma verdadeira oportunidade de aprendizado que algumas pessoas acabam desperdiçando.
Para que você aproveite essas oportunidades de aprendizado com a dúvida, segure um pouco a sua vontade de pedir ajuda para alguém. Examine novamente a pergunta e faça algumas perguntas pra você mesmo: O que é que eu ainda não compreendo? Qual a parte do conhecimento que está faltando? Quais as partes do conteúdo que eu já entendo, que já domino e quais as partes que eu já vi mas estão esquecidas ou não estão claras o suficiente?
Essas perguntas vão aumentar o seu nível de consciência a respeito da dúvida.
Lembre-se disso: todos os momentos em que você sente algum tipo de confusão representam oportunidades pra você consolidar e fortalecer o seu aprendizado. Quando você não sabe a resposta certa para uma pergunta, esse é o momento especial em que você precisa descobrir onde exatamente está a confusão ou a falta de um bloco essencial de conhecimento que você precisa dominar.
A situação que você precisa evitar é a de ter alguém resolvendo tudo pra você sem que você precise se esforçar. No momento em que você pede ajuda para alguém, seja essa pessoa um professor ou um amigo, a resposta vai vir mastigadinha, e aí você vai deixar de utilizar todo o potencial do seu cérebro para criar as conexões neurais e as associações de ideias que são necessárias para o aprendizado real.
A dúvida é natural e faz parte do aprendizado. Quando você percebe que existe algo que está faltando, isso significa que você está colocando os blocos de conhecimento nos seus devidos lugares, e encontrou as partes que faltam. Não se desespere, isso é absolutamente normal – e agora sabe que é até mesmo esperado.
Não deixe o orgulho atrapalhar você
Existem algumas pessoas que encontram uma dúvida, mas por causa do orgulho, não admitem que não sabem a resposta. Elas fingem que sabem. Essa é uma armadilha que prejudica muito a qualidade do aprendizado.
Esse caminho é ineficiente. Por mais que você não queria admitir em público que não sabe a resposta, ou que vai olhar escondido nos livros mais tarde, entenda que você está tornando o seu aprendizado mais lento.
Se você está em um ambiente de aprendizado com acesso a pessoas e professores bem capacitados, com um conhecimento mais avançado que o seu, acelere o seu aprendizado contando com essas pessoas e esses recursos. O ponto chave é não pedir a reposta pronta para você não ter que pensar. Ao contrário, você vai pensar ainda mais: examine o que você não compreendeu como eu te ensinei agora mesmo. Isso vai ajudar o seu aprendizado.
Inclusive, esse pode ser um bom momento pra você perceber que algumas partes do seu conhecimento podem estar erradas. Vou dar um exemplo um pouco mais prático: Imagine que você está enfrentando um problema. Você para, pensa e não consegue responder.
Então, antes de pedir ajuda, você conversa sozinho: Bom, eu entendo que primeiro eu tenho essa teoria que deve ser utilizada dessa maneira, e também entendo que tenho essa segunda teoria que deve ser utilizada dessa outra maneira. Mas me parece que existe uma terceira teoria que eu não me recordo bem, que eu não sei como aplicar.
Provavelmente, é nesse momento que você descobre a peça que faltava para resolver o problema. Ao pedir ajuda para o professor, você estará com um nível de consciência muito maior.
Pode acontecer também, do professor começar a explicar de uma forma que você não percebia que era a mais correta de aplicar a primeira ou a segunda teoria. E nessa hora você diz “aha!” e consegue elevar a qualidade do seu conhecimento.
Estudando em dupla ou em grupos
Muita gente me escreve e diz que gosta de estudar com uma ou mais pessoas por perto para ter um pouco mais de comprometimento ou então motivação. Por um lado, isso é muito bom, afinal, vocês estão todos trabalhando juntos com o mesmo objetivo.
Mas esse método apresenta aquele probleminha que eu falei no começo do vídeo, você pode perder a oportunidade de se questionar e compreender os teus blocos de conhecimento que estão com problemas.
A minha sugestão pra você nesse caso é a seguinte: primeiro, tente resolver todos os problemas sozinho, sem a companhia de outras pessoas em volta. Depois de você se esforçar bastante, busque a interação e o estudo compartilhado.
Com essa simples dica de hoje, você vai melhorar a qualidade do seu aprendizado. Sempre pratique esse auto questionamento. Dessa forma você vai conseguir compreender muitas falhas que antes não percebia.
Bom, espero que você tenha gostado desse vídeo inicial. Por favor, fique à vontade para me contar o que achou. E caso você tenha vontade de se aprofundar em mais técnicas de aprendizagem rápida, eu faço o convite para você conhecer o nosso curso Como Aprender Mais Rápido. É só visitar o link aqui.