Trabalho de verdade x Ficar na correria

Produtividade Arata! É importante que você saiba a diferença entre o trabalho de verdade que você precisa fazer é também o trabalho complementar que te deixa na correria.

Por exemplo imagine que você é um gerente de vendas da sua empresa. O seu trabalho de verdade consiste em vender mais, em aumentar a quantidade de das que a empresa gera. Se você é um profissional encarregado de desenvolver novos produtos, criar novas linhas, produzir novas soluções, esta é a sua tarefa de verdade. O que não é a trabalho de verdade em ambos os casos consiste em participar de reuniões burocráticas, responder e-mails, responder telefonemas e fica realizando pequenas tarefas que no final das contas não vão contribuir diretamente para o resultado final.

Somos ocupados nos tornando ocupados. O problema é que esta correria e esta vida agitada são situações que nós acabamos aceitando por não saber dizer não para as pessoas. A parte triste da história é que agora a correria se tornou o novo normal. Todo mundo está na correria.

1. Benefícios emocionais invisíveis de estar na correria

Sabe aquele tipo de conversa do tipo

– Oi, como vai você?

– Eu estou sempre naquela correria. Nunca consigo fazer todas as coisas que eu tenho que terminar e quanto mais trabalho eu finalizo, mais trabalho aparece!!!

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

Parece que estar ocupado é como se fosse uma medalha de honra. Contamos vantagem sobre como estamos dormindo pouco e como estamos trabalhando muito como se a gente tivesse pedindo para que as pessoas nos admirassem! Por sermos com uma máquina extremamente produtiva. Entretanto, existem benefícios emocionais invisíveis por trás desta atitude.

A correria serve para criar paredes que evitam a possibilidade de intimidade de conexão entre nós e outras pessoas. Num nível mais inconsciente, é quase como se fosse um apelo para que a pessoa diante de nós ficasse impressionada sobre como nós somos pessoas importantes e ocupadas realizando coisas grandiosas. É como se nós fôssemos mártires em uma sociedade que está exigindo demais de nós. Estamos nos sacrificando para realizar algo grandioso.

Por outro lado, a correria nos coloca no estado de ansiedade, de culpa com o sentimento de que nunca somos bons o suficiente. Significa que estamos sobrecarregados, exaustos e na beira de um colapso. 

2. Problemas emocionais invisíveis de estar na correria

A correria está escondendo em alguns casos a dificuldade de nos conectarmos emocionalmente, de termos vulnerabilidade e humildade pra reconhecer os nossos limites. 

A correria mostra também que ainda não aprendemos a delegar. E a arte de delegar corretamente é uma habilidade necessária para profissionais que desejam realizar funções de gerência. Você nunca conseguirá ser um bom diretor, um bom executivo, um bom gerente ou um bom presidente na sua empresa se você não souber trabalhar em equipe, se não souber empoderar seus funcionários, treinar, supervisionar e delegar seu trabalho. Por isso no curso Produtividade Ninja a aula número 20 é exatamente sobre isso, como você cria seu clã de ninjas e tem várias pessoas trabalhando com qualidade junto com você.

Se prepara que agora vem uma sequência de tapa na cara. Seja honesto: o fato de estar constantemente na correria pode mostrar que você não está sabendo gerenciar o seu tempo corretamente. Talvez você esteja desperdiçando muito do seu tempo fazendo atividades que tem pouco valor. Ou pior, desperdiçando o tempo com distrações. Talvez a sua correria seja por você não ser eficiente. Por ainda não ter as habilidades necessárias para realizar o seu trabalho com rapidez e também com qualidade.

Pior, a sua correria revela uma falta de capacidade saber dizer não.

Produtividade Ninja Seiiti Arata, Arata Academy

A pessoa que está na correria também está sofrendo de falta de visão de longo prazo pois esquece do valor que o descanso tem para a renovação de energia e disposição. E daí no dia que tiver um colapso vai ficar surpresa, sendo que esse stress crônico era um sinal óbvio de que a correria não pode durar para sempre sem termos problemas de saúde.

Muitas pessoas usam os computadores e smartphone como maneira de permanecer permanentemente ocupados por não saber como se comportar num momento de tranquilidade. É falta de preparo de ter atenção plena e viver o momento presente com paz de espírito.

O uso ideal da tecnologia é para economizar tempo e poder aproveitar o tempo livre. O uso ideal da produtividade é esse, é o lema do Produtividade Ninja: fazer mais e fazer melhor em menos tempo e aproveitar o tempo livre.

O uso errado da produtividade e da tecnologia é simplesmente ficamos ainda mais ocupados e tentar preencher todos os momentos.

Essa correria é como movediça: quanto mais a gente se mexe, mas afundamos. Só que ao reclamar de estar na correria, nos tornamos importantes por estar sob alta demanda. Ao ficar sempre correndo, encontramos um lugar seguro no mundo, cuidando de pequenos incêndios sem precisar pensar no propósito maior, no que nós queremos de verdade para o futuro. Raramente estamos presentes no momento do agora.

3. Se você é um líder sempre na correria, você não está liderando

Muitos líderes acabam se alienando da suas próprias equipes por causa dessa correria.

Eles se sentem isolados. Ou melhor dizendo, se sentem rodeados de incompetentes.

O executivo que vive na correria pensa ser a única pessoa capaz de resolver os grandes problemas e portanto não confia naqueles que estão redor.

Qual é a mensagem que eles subcomunicam para a equipe? Que a equipe não tem condições de fazer nada direito. 

A pior resposta que você pode dar para seus subordinados é que tudo é pra ontem. É impossível viajar no tempo e fazer algo para ontem. Você que é líder tem a obrigação e a responsabilidade de definir prioridades e trabalhar ao lado do seu time. Se seus funcionários dizem que já estão ocupados com uma tarefa e você passa uma nova atividade, você precisa esclarecer quais itens precisam ser concluídos primeiro. Nunca diga que tudo é urgente. Isso só confunde sua equipe e vai alienar seus melhores funcionários, que vão cair fora e procurar outro emprego onde eles são respeitados.  E o resultado é que você ficará cada vez mais isolado e sobrecarregado. Portanto, não seja um afobado xiliquento por causa da sua correria. Essa não é a atitude que se espera de um líder.

No curso avançado Produtividade Ninja você tem um treinamento completo para ser plenamente produtivo e a base é com a disposição física, com conexão emocional, com precisão mental e com propósito alinhado.

Atenção: se você chegou a um ponto que você não consegue nem mesmo cuidar de você, se você diz que não tem tempo para definir as suas próprias prioridades, para cuidar da sua boa forma, se você está sempre tendo crises emocionais, dificuldade de se concentrar ou não sabe qual é o propósito por trás do seu trabalho, esta é uma situação grave que precisa ser remediada imediatamente. Quanto mais tempo passa sem esse mínimo, mais você afunda na areia movediça. Você pode visitar agora o link para parar de viver na correria