Oi! Seiiti Arata. Algum tempo atrás, lançaram um jogo de estratégia muito interessante. Nesse jogo você precisa desenvolver o seu personagem, coletar moedas, vencer algumas fases e enfrentar desafios cada vez mais difíceis. Esse jogo, disponível para todas as plataformas, se chama vida. E você pode escolher jogar no modo fácil ou no modo difícil.
Tratar a vida como um jogo não é apenas uma figura de linguagem. Você pode colher resultados reais se começar a utilizar algumas estratégias de video game para aplicar na sua vida e ver seu personagem melhorando sempre.
Conforme o seu personagem se desenvolve, você aumenta suas habilidades, ganha mais dinheiro e desbloqueia melhores equipamentos. A diferença é que na vida real conquistar tudo isso leva muito mais tempo e requer muito mais esforço do que em um videogame.
Por isso você precisa de uma boa estratégia. Você precisa usar táticas inteligentes para jogar do jeito certo. Assim, você transforma o que é naturalmente difícil em um jogo mais fácil e principalmente divertido.
Use tudo o que torna um videogame atrativo e aplique na sua própria vida.
O videogame é muitas vezes usado como uma forma de escapismo. Para não ter que encarar as obrigações da vida real, muita gente passa horas jogando. Está tudo bem com esse tipo de distração, desde que ela não vire um vício que acabe prejudicando outras áreas da sua vida.
Agora imagine se essa mesma pessoa dedicasse todo esse tempo e esforço não para desenvolver o personagem de um jogo mas sim para se desenvolver como pessoa. Para fazer isso, uma boa estratégia é analisar o que é que faz um videogame ser tão atrativo e buscar aplicar essas mesmas vantagens na vida real.
Existem algumas razões para os games serem tão atrativos. Primeiro, em um jogo você tem objetivos claros e imutáveis. Você precisa ir do ponto A ao ponto B, cumprir uma missão, derrotar um chefe de fase.
Segundo, os objetivos são divididos em etapas menores, cada uma com a sua recompensa. Você só enfrenta o chefe seguinte depois de ter passado da fase anterior, ou depois de ter conquistado tantos pontos de experiência, ou depois de ter coletado tantas moedas ou desbloqueado um certo equipamento.
Terceiro, você pode tentar cumprir as missões quantas vezes quiser. Não importa quantas vezes você fracasse, você sempre pode começar a jogar de novo. E a cada vez que você fracassa e vê um Game Over escrito na tela, você volta um pouco mais forte, no mínimo sabendo o que você não pode mais fazer. Com chances infinitas não existe fracasso, somente aprendizado.
Em quarto lugar, jogar videogames exige muito pouco de você fisicamente. Você só precisa sentar e mexer os dedos, apertando alguns botões, enquanto a sua mente está focada em resolver a missão. Geralmente você faz isso concentrado. Em um jogo desafiador, você não fica ao mesmo tempo olhando o celular, conversando, vendo vídeos ou mantendo dez abas abertas.
E, por último, o tempo para se tornar bom em um jogo é muito menor do que o tempo para se tornar bom em algo na vida real. Mesmo em um jogo muito difícil, você pode ficar bom e dominar a mecânica em alguns meses. Mas para se tornar muito bom em alguma profissão na vida real, você precisa de anos de dedicação e alguns sacrifícios.
Transforme os seus objetivos de vida em pequenas fases de um videogame.
Para aplicar a lógica dos videogames na sua vida, você precisa transformar os seus grandes desejos em pequenas missões com objetivos claros, recompensas específicas, metas alcançáveis e que não exijam um tempo muito longo. E antes de tudo isso você precisa definir quais são as características do seu personagem.
Muitas dessas características não são escolhas suas. Você não escolheu o lugar onde nasceu, as suas características genéticas e muitos outros fatores decisivos. O jogo da vida real é assim, algumas pessoas nascem em condições muito mais privilegiadas do que outras.
Mas como não dá para mudar o passado, você precisa jogar com o que você tem. Você precisa ter clareza de quais são as suas habilidades, em que áreas você tem pontos de experiência, quantas moedas conseguiu coletar até agora e quais equipamentos estão desbloqueados para você.
Com essa clareza, você pode começar a definir as missões. Lembre que essas missões não podem ser as metas finais do jogo. Ficar rico, entrar em forma, ser feliz ou conquistar fama não são bons exemplos de missões.
As suas missões precisam ter objetivos claros e pequenos, com recompensas específicas, metas alcançáveis e que não exijam um tempo muito longo. Em vez de entrar em forma, a sua missão de primeira fase pode ser simplesmente ir para a academia três vezes por semana no próximo mês.
Quando você passar dessa fase, pode definir uma próxima missão um pouco mais difícil. Se não passar dessa fase, pode tentar novamente a mesma missão ou até mesmo tentar jogar um jogo mais fácil que esteja mais de acordo com as características e o nível do seu personagem atualmente.
Leve o jogo da vida a sério. Descreva o seu personagem e defina as suas missões por escrito.
A melhor maneira de transformar a sua vida em um videogame é colocando no papel quais são as características e os objetivos do seu personagem.
Comece descrevendo o seu personagem ideal. Qual seria a melhor versão de você mesmo? Como seria a sua força física? E o seu carisma, sua oratória e persuasão? Em que parte do mapa você viveria? Quais habilidades você gostaria de ter? Quantos pontos de experiência você precisa ter para conquistar essas habilidades? De quantas moedas precisa? Quais equipamentos precisa desbloquear?
Esse aí é o seu personagem ideal. Agora descreva também o seu personagem atual. Em que nível você está? O que você fez para chegar a esse nível? O que precisa fazer para chegar aos próximos níveis que vão deixar você mais perto do personagem ideal?
O abismo que separa o seu personagem ideal do seu personagem atual no jogo da vida deve ser atravessado com as missões. Lembre: missões pequenas, com objetivos claros, com metas alcançáveis e recompensas imediatas. Missões que não levam muito tempo para serem cumpridas.
Mesmo objetivos de longo prazo, como acumular uma grande fortuna ou aprender uma nova profissão, devem ser divididos em missões de curto prazo, de no máximo algumas semanas. Assim você vai colhendo recompensas, mantém a clareza do objetivo e vai avançando de nível à medida em que vence cada fase.
Foque mais no processo de jogar do que no resultado do jogo em si.
Quando você está jogando um game para se distrair, você está mais focado no processo de jogar do que no resultado final do jogo. Você não pega um game e fica bitolado em somente terminar o jogo, sem aproveitar os desafios e recompensas de cada parte.
Isso também deve ser levado para a vida real. Em muitos desafios que temos no dia a dia, os resultados não estão exatamente sob o nosso controle.
Você não pode controlar como o seu corpo vai ficar depois de algum tempo praticando musculação. O que você pode controlar é quantas vezes você vai para academia, o que você come, o quanto você dorme.
Você não pode controlar quantas pessoas vão comprar o seu produto ou serviço. O que você pode controlar é a qualidade do seu produto ou serviço, a sua dedicação no desenvolvimento, o seu estudo para melhorar as vendas.
Por isso, foque no processo e não nos resultados. Foque em fazer o melhor que você puder nas coisas que estão sob seu controle. Mesmo que os resultados não venham do jeito que você considera ideal, ainda assim você sempre tem a opção de jogar novamente e ir melhorando um pouco de cada vez.
Videogames são atrativos porque têm objetivos claros, divididos em etapas menores que aumentam de dificuldade conforme o seu personagem se desenvolve, com muitas tentativas para vencer sem grande esforço físico e com prazos curtos.
Você pode usar muito dessa lógica para aplicar na vida real e ir conquistando os seus objetivos à medida em que desenvolve as suas habilidades e vai acumulando mais pontos de experiência.
Para isso, é fundamental ter um planejamento de vida bem estruturado. Um planejamento que defina quem é o seu personagem, quais missões precisa completar e quais os próximos passos que precisam ser dados para cumprir essas missões. É exatamente isso que nós ensinamos no curso Planejando Sua Vida, que você pode conhecer agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/planejandosuavida