Oi! Seiiti Arata. Uma vida afobada é uma vida infeliz. Nós vivemos em um mundo de pessoas apressadas. Está todo mundo correndo de um lado para o outro, distraído, tentando fazer o máximo de coisas no menor tempo possível. Essa correria toda acaba causando problemas sérios como ansiedade, déficit de atenção e muito estresse.
Se você também está nessa correria, faça um experimento de desacelerar por pelo menos alguns dias, só para testar. Experimente viver sem pressa e observe se isso traz mais benefícios para a sua vida do que ficar o tempo todo correndo de um lado para o outro.
Em um mundo em que todos estão correndo, viver sem pressa é um diferencial que pode te destacar na sua profissão, melhorar a sua saúde e aumentar os seus níveis de felicidade.
O mundo não precisa de mais um profissional que faz tudo correndo sem prestar atenção aos detalhes.
A maior desculpa que nós damos para viver correndo é dizer que isso é uma exigência do mercado de trabalho atual. Dizemos que as empresas querem tudo pra ontem, que querem profissionais que resolvam as coisas rapidamente, que exigem não apenas uma alta performance, mas sim uma alta performance em alta velocidade.
E isso é verdade em muitos casos. Essa é a razão de o mercado de trabalho estar cheio de profissionais que fazem muitas coisas rapidamente, mas com um baixo padrão de qualidade, sem se atentar aos detalhes, sem espaço para criatividade ou originalidade.
Por isso, se você quer se destacar no mercado, não seja mais um desses profissionais. Comece a fazer uma transição para ser um profissional diferente, que investe mais tempo para entregar o produto final, porém que usa este tempo a mais com qualidade. E assim consegue entregar um produto em uma qualidade tão superior que compensa a espera.
Essa é uma transição difícil, mas não impossível. Pode ser que você tenha que trocar de emprego, mudar de área de atuação ou até mesmo ter que abrir o seu próprio negócio para fazer as coisas no seu tempo.
A vantagem é que aquilo que é difícil geralmente traz uma recompensa maior. Profissionais com alta velocidade e baixa qualidade existem aos montes. Como isso não é mais um diferencial, as empresas e clientes não pagam a mais pelo que é comum. Entretanto, se você conseguir ser um profissional diferente, que faz as coisas sem pressa e com uma qualidade muito superior, é provável que venha a ganhar mais dinheiro, por ter uma habilidade única no mercado.
E dinheiro não é a única vantagem. Viver sem pressa também pode melhorar outro aspecto fundamental da sua vida: a sua própria saúde.
Viver sem pressa é um fundamento indispensável para melhorar a sua saúde física e mental.
Há mais de trinta anos, uma famosa rede americana de fast food resolveu inaugurar uma de suas filiais na Piazza di Spagna, uma das mais conhecidas praças do centro histórico de Roma, na Itália. Algumas pessoas ficaram indignadas com este símbolo de comida rápida e industrializada.
Entre essas pessoas, estava um jornalista italiano chamado Carlo Petrini. Ele estava tão indignado que resolveu fazer uma série de protestos contra a inauguração da lanchonete. A partir desse episódio, ele teve a ideia de criar o movimento Slow Food, para valorizar a alimentação devagar, com uma comida preparada com cuidado e degustada sem pressa.
Esse tipo de comida privilegia alimentos naturais, feitos em casa e consumidos em refeições com familiares ou amigos. É o contrário da ideia de fast food, de uma comida rápida, industrializada e engolida enquanto olhamos para a tela do celular ou da televisão.
O resultado é uma alimentação muito mais saudável do que a comida industrializada e alimentos altamente processados. Além disso, podemos também aproveitar melhor a companhia de familiares e amigos e fortalecer nossos relacionamentos, de modo a também valorizar nossa saúde mental e emocional.
A ideia do Slow Food acabou se espalhando para outras áreas além da alimentação e se tornou acabou se tornando o Slow Movement. No livro Devagar, o Slow Movement é definido como uma revolução cultural contra a noção de que mais rápido é sempre melhor. A ideia do movimento é que você deve fazer as coisas no seu próprio tempo, ditando o ritmo que você quer para a sua vida. Sem regras impostas pelos outros.
Isso obviamente não significa que você vai fazer as coisas de um jeito lerdo, desperdiçando tempo, indo além do necessário só para ser devagar. Pelo contrário, a ideia de viver sem pressa é buscar fazer tudo na velocidade certa, aproveitando o tempo em vez de ficar apenas contando os minutos e correndo para fazer mais e mais.
Agir assim, com atenção plena ao que você está fazendo, é uma das atitudes mais importantes que você pode tomar para aumentar os seus níveis de felicidade.
Trocar a correria distraída pela atenção plena é o passo mais importante que você pode dar para ser uma pessoa mais feliz.
Imagine como seria a sua vida se você passasse a viver sem pressa. Em vez de acordar no susto com o despertador, engolir qualquer coisa no café da manhã e sair correndo para deixar os filhos na escola e seguir para o trabalho, você acordaria no seu ritmo, prepararia uma boa refeição em família e teria tempo para ir tranquilamente até o trabalho.
Em vez de ficar correndo para dar conta de ir na academia, olhar as redes sociais e estar em dia com todas as séries da televisão, você simplesmente aproveitaria os seus exercícios, leria um bom livro e acompanharia o que quisesse no seu próprio tempo.
Em vez de querer fazer tudo do jeito mais rápido possível para fazer cada vez mais, você passaria a priorizar a qualidade em detrimento da quantidade. Você mesmo controlaria o ritmo da sua própria vida, sem deixar que os outros digam o que você tem que fazer. Se em um dia você quiser ir depressa, você vai depressa. Se no outro dia quiser ir devagar, você vai devagar.
Falando assim pode até parecer tudo muito idealizado, mas boa parte da correria do nosso dia a dia é gerada por coisas que nós achamos que temos que fazer, mas que poderíamos muito bem ficar sem.
Não precisamos estar atualizados com todas as redes sociais, não precisamos ler todas as notícias, não precisamos ver todas as séries. Não precisamos trabalhar tanto para comprar o aparelho eletrônicocelular de última geração, não precisamos passar uma hora na academia seis dias por semana, não precisamos seguir todas as dicas dos influenciadores e querer ser o faz-tudo que medita, corre uma maratona, investe como um trader, viaja pelo mundo e cozinha como um chef.
Em vez de querer fazer tudo isso de um jeito apressado, escolha menos coisas e faça tudo no seu próprio ritmo, prestando a máxima atenção quando estiver fazendo essas poucas coisas. Você vai trocar quantidade por qualidade e assim vai ter a possibilidade de treinar a atenção plena, sem pressa.
O resultado vai ser um dia a dia mais feliz, pois quando você está plenamente atento ao momento presente, é muito difícil sentir afobação ou infelicidade. Por isso, experimente viver sem pressa, nem que seja por uns dias. É provável que você nunca mais queira voltar ao ritmo de antigamente.
Em um mundo em que todos estão correndo, viver sem pressa é um diferencial que pode te destacar na sua profissão, melhorar a sua saúde e aumentar os seus níveis de felicidade.
Viver sem pressa significa buscar fazer tudo na velocidade certa, aproveitando o tempo em vez de ficar apenas contando os minutos e correndo para fazer mais e mais. Em vez disso, escolha fazer menos. Mas faça esse menos no seu ritmo, com atenção plena, trocando quantidade por qualidade.
A atenção plena é uma importante técnica para aumentar o seu nível geral de felicidade. Mas ela não é a única. No projeto Felicidade, você pode descobrir outros usos práticos de descobertas da psicologia positiva para aumentar o seu nível de felicidade. Você pode conhecer o projeto Felicidade agora mesmo acessando o endereço https://arata.se/felicidade