Usando redes sociais para cumprir suas metas

Oi! Seiiti Arata. As redes sociais geralmente são vistas como as grandes inimigas da produtividade. Quem reclama de redes sociais geralmente passa mais tempo do que gostaria olhando a vida dos outros. Mas, assim como qualquer ferramenta, as redes sociais podem ser usadas de diferentes maneiras. E você pode aumentar em sessenta e cinco por cento as chances de você cumprir suas metas usando as redes sociais.

Mas, um aviso: essa não é uma estratégia para qualquer pessoa. Você pode experimentar usar essa técnica 1) caso você atualmente ainda não esteja conseguindo cumprir os seus objetivos e 2) se você gosta de postar em redes sociais.

A estratégia é você assumir um compromisso público, anunciando para o mundo nas suas redes sociais a meta que você se comprometeu a atingir. E depois documentar publicamente nos seus perfis os seus avanços e dificuldades para cumprir essa meta.

Assumir um compromisso público aumenta suas chances de cumprir metas em 65% a 95%.

Um estudo mostrou que se você assumir publicamente o seu compromisso com uma meta pessoal, suas chances de atingir essa meta aumentam em sessenta e cinco por cento. Se além disso você tiver uma pessoa específica a quem prestar contas sobre o andamento da meta, suas chances aumentam em noventa e cinco por cento.

Você pode aumentar MUITO as chances de atingir suas metas pessoais assumindo um compromisso público nas redes sociais e publicando o passo a passo da sua jornada.

Por algum motivo, nós tendemos a furar menos compromissos que assumimos com outras pessoas. Se você tem um compromisso apenas com você mesmo, existe um risco. Você é capaz de criar mil justificativas para não cumprir o acertado. Mas quando o compromisso é com outra pessoa, achamos mais difícil não cumprir com nossa palavra. Não queremos ficar mal na frente dos outros quando temos que prestar contas.

Essa prestação de contas, conhecida como accountability, é uma maneira de você dar transparência ao seu processo rumo à meta desejada. E uma excelente maneira de fazer isso hoje em dia é usando as suas redes sociais.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Em vez de ter as suas metas guardadas em um caderninho ou plano que só você conhece, escolha uma dessas metas e diga para o mundo o que você está tentando fazer. Coloque na sua bio, grave um vídeo, escreva um texto.

Seja transparente sobre o que você quer alcançar especificamente. Não diga, por exemplo, que quer emagrecer, pois essa é uma meta muito genérica. Diga que quer perder quatro quilos em um mês usando a dieta cetogênica e praticando caminhadas três vezes por semana. Quanto mais específico você for, maiores as suas chances de alcançar a meta.

Não crie, documente. As redes sociais precisam ser uma ferramenta de transparência do seu progresso rumo às metas.

Depois que você tiver tornado público o seu compromisso com uma meta, o próximo passo é documentar como está a sua jornada para atingir o objetivo.

Para que as redes sociais te ajudem a cumprir suas metas, você não deve criar conteúdos artificiais para postar nos seus perfis. Pense mais como um documentarista e menos como um diretor de filme de ficção. 

Se a sua meta é emagrecer, por exemplo, não adianta nada postar uma foto toda produzida do almoço de peixe magro com salada e na verdade comer escondido uma caixa de chocolates de sobremesa. Você não vai estar enganando as outras pessoas, vai estar enganando você mesmo.

A ideia aqui é você usar as redes sociais para criar uma narrativa que te ajude a conquistar a sua meta. Se você já gasta mesmo horas do seu dia navegando passivamente nas redes sociais, que tal usar essas ferramentas de forma produtiva para atingir seus objetivos?

A ideia não é ser perfeito. Pelo contrário, você deve compartilhar as suas dificuldades, registrar os seus erros, até mesmo pedir por ajuda quando for preciso.

A documentação da sua jornada nas redes sociais até cumprir uma meta pessoal tem dois efeitos. O primeiro efeito é que você tende a sair menos do caminho quando tem pessoas observando a sua jornada. A documentação força você a agir, a não ficar apenas nas promessas. Afinal, se você não fizer o que tem que ser feito, não terá nada para documentar.

O segundo efeito é que você pode receber feedback, comentários e até mesmo dicas daqueles que estão te acompanhando. Com sorte, você pode formar uma rede de pessoas dispostas a ajudar você a conquistar os seus objetivos.

Além das ações que você está tomando para cumprir a meta escolhida, uma boa estratégia é postar o avanço nos indicadores objetivos da sua meta. Voltando ao exemplo do emagrecimento. Se você estabeleceu que gostaria de perder quatro quilos em um mês, publique a cada semana uma foto de quanto está o seu peso na balança.

Cuidado com haters, superexposição e pressão excessiva. Se a técnica estiver mais atrapalhando que ajudando, interrompa o experimento.

Como eu disse no início dessa nossa conversa, a técnica de documentar nas redes sociais sua jornada rumo ao cumprimento de uma meta não é para todos. Existem palestras mencionando pesquisas antigas mostrando que pessoas que falam sobre suas ambições podem ter menor probabilidade de alcançar objetivos, pois algumas pessoas poderiam pensar que apenas o fato de ter tornado a meta pública já seria um indicador que conquistaram o objetivo.

Mas essas pesquisas são anteriores ao surgimento das redes sociais. E nas redes sociais não podemos dizer que as pessoas acreditam que a meta foi alcançada só porque foi tornada pública. Você não terá como postar algo que está apenas na sua imaginação. 

O maior problema é um pouco diferente. Mesmo quando são usadas com boas intenções, muitas vezes as redes sociais podem se tornar um ambiente tóxico. 

Se a sua jornada começar a atrair muitos olhares, é provável que comecem a aparecer haters, pessoas que vão deixar comentários negativos, que vão xingar você, que vão trazer todo tipo de negatividade.

Uma maneira de evitar essa superexposição é trancar o seu perfil e aceitar apenas pessoas que você sabe que são suas amigas de verdade. Bloqueie, silencie e denuncie haters para manter o melhor ambiente possível nas suas redes sociais.

Planejando Sua Vida Seiiti Arata, Arata Academy

Mas se mesmo assim você achar que a documentação da jornada nas redes sociais está mais atrapalhando do que ajudando, simplesmente interrompa o experimento. Publique que você estava tentando fazer uma coisa que não deu certo, agradeça a quem acompanhou e siga sua vida tentando alcançar as metas de outras formas.

Experimente sempre fazer o seu compromisso público com metas de curto prazo, de no máximo um mês. Se você tem metas maiores que isso, quebre em metas menores que podem se adequar ao prazo máximo de um mês. 

Esse é um tempo suficiente para você testar se a técnica vai funcionar bem para você. Em caso positivo, siga em frente. Trace uma nova meta para o mês seguinte ou se comprometa com outro objetivo. Mas se a técnica do compromisso público em redes sociais não funcionar para você, experimente outra.

Toda e qualquer técnica de produtividade só é útil quando está auxiliando você a alcançar os seus objetivos. Se você está disposto a experimentar a estratégia do compromisso público, pode usar os comentários aqui mesmo embaixo desse vídeo para começar a sua jornada. Escreva qual é a meta específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazo definido que você quer alcançar. Diga em qual o perfil de rede social você vai documentar a sua jornada. E depois volte aqui para contar os resultados que você alcançou.

Metas pessoais têm mais chances de ser alcançadas quando você se compromete publicamente com o objetivo e presta contas do que está fazendo. Mas essas metas pessoais precisam estar alinhadas com o seu plano de vida.

Um plano de vida completo, que contenha desde os seus mais altos valores pessoais até o próximo passo prático que você precisa dar para cumprir as metas que traçou.
Eu sei que tudo isso requer muita força de vontade. Por isso, preparei uma aula especial do curso Planejando Sua Vida só sobre como aumentar a sua força de vontade na prática. Você pode ver essa aula especial agora mesmo acessando https://arata.se/fvontadepratica