Oi! Seiiti Arata. A preguiça ruim acontece quando você tem pouca disposição para fazer algo que seria bom para você. Porém, a preguiça boa é aquela que reduz a sua motivação de fazer algo que seria ruim para você.
Para saber como usar mais a preguiça boa e menos a preguiça ruim, hoje você vai conhecer a Regra dos Vinte Segundos. Vinte segundos é tudo o que você precisa para abandonar maus comportamentos e construir novos hábitos que vão deixar você mais saudável, mais produtivo e até mesmo mais inteligente.
Se você tem o hábito negativo de comer guloseimas, pode tentar criar o hábito de comer alimentos mais saudáveis. Se você tem o hábito de assistir muitas séries na televisão, pode buscar criar o hábito de ler mais livros. Se você tem o hábito ruim de usar muito as redes sociais, pode tentar criar o hábito de meditar.
Se você já fracassou em trocar hábitos ruins por comportamentos melhores, a Regra dos Vinte Segundos pode ser a técnica que faltava para você finalmente construir os hábitos que sempre quis ter na sua vida.
A Regra dos 20 Segundos usa a preguiça a seu favor. A preguiça prefere o caminho de menor resistência.
Por que será que tanta gente prefere fast food a uma alimentação saudável? Por que é mais fácil ver uma série do que ler um livro? Por que as redes sociais são tão viciantes e a meditação não? A principal resposta para todos esses porquês se resume a uma palavra: preguiça.
Do ponto de vista evolutivo, nosso cérebro foi programado para economizar energia. Os seres humanos evoluíram em ambientes hostis, em que não havia muita abundância de recursos. Então somos programados para poupar energia e usar nossas reservas para as atividades mais fundamentais: comer, procurar abrigo, reproduzir.
Por isso, até hoje nós sempre escolhemos o caminho de menor resistência, mesmo quando sabemos que não é o melhor para os nossos objetivos.
Mesmo vivendo hoje em ambientes controlados e com relativa abundância de recursos, nosso cérebro ainda está programado para poupar energia. É por isso que nós sempre preferimos o caminho de menor resistência. E isso muitas vezes é interpretado como pura e simples preguiça.
Para você entender exatamente o que significa o caminho de menor resistência, aqui vão alguns exemplos. O que é menor resistência: pedir uma comida pronta no aplicativo de entrega no seu celular ou ir para a cozinha e preparar uma refeição saudável? Ver uma série na televisão ou se concentrar para ler um livro? Rolar os feeds das redes sociais jogado no sofá ou sentar para meditar?
Quando temos opções como essas, geralmente escolhemos o que é mais fácil de fazer. E depois que fazemos essa opção muitas vezes, nós criamos o hábito de agir assim. Um hábito economiza ainda mais energia do cérebro, pois não precisamos nos esforçar muito para fazer algo com que já estamos acostumados a fazer.
É nesse ponto que você deve usar a Regra dos Vinte Segundos.
Um obstáculo de 20 segundos é tudo o que você precisa para abandonar hábitos ruins e usar a preguiça a seu favor.
A Regra dos Vinte Segundos é uma técnica de produtividade criada por Shawn Achor no livro O Jeito Harvard de Ser Feliz que diz para você criar obstáculos entre você e os comportamentos que você quer abandonar. A ideia é exigir que o seu cérebro GASTE energia para conseguir executar esses maus comportamentos.
Ao mesmo tempo, você está facilitando o caminho para realizar os novos hábitos que você deseja adotar. Ou seja, você está fazendo com que o caminho de menor resistência seja o caminho que leva para o hábito bom. A ideia desse conceito da inevitabilidade é tornar praticamente inevitável a realização do bom hábito e o abandono do mau hábito.
Por exemplo, imagine que você desinstalou do seu celular o aplicativo de pedir comida e ainda fez logout no seu navegador do site desse mesmo aplicativo, apagando inclusive os dados que ele tinha salvo do seu cartão de crédito.
Agora, se você quiser mesmo pedir fast food online, vai ter que levantar do sofá, ligar o computador, fazer login no site e digitar os números do cartão de crédito. Eu sei que não é uma tarefa muito difícil, mas mesmo esse pequeno obstáculo é muito maior do que simplesmente dar dois toques na tela do celular e já encomendar e pagar o seu fast food favorito.
Então a regra é essa: veja quais são os comportamentos que você quer abandonar e coloque um obstáculo entre você e a realização do mau hábito. Ao mesmo tempo, veja se é possível facilitar ainda mais a realização de um bom hábito que você quer adotar, deixando que o caminho de menor resistência seja o caminho para esse novo hábito.
Você pode aplicar a Regra dos 20 Segundos agora mesmo para começar a mudar sua vida.
Uma das grandes vantagens da Regra dos 20 Segundos é a sua simplicidade. Você pode começar a aplicar a técnica agora mesmo, antes mesmo que essa nossa conversa termine.
Por exemplo, abra as configurações do seu celular e desative todas as notificações de redes sociais. Isso leva menos de vinte segundos.
Depois, pegue todos os ícones de aplicativos que roubam o seu tempo e coloque todos esses ícones em uma pasta escondida no seu celular. Isso também leva menos de vinte segundos.
Faça logout de todas as redes sociais que consomem demais o seu tempo e não deixe que o seu celular ou computador salve suas senhas. Assim, toda vez que tiver que usar uma dessas redes, você vai ter que digitar login e senha.
Muitas dessas pequenas atitudes de vinte segundos podem mudar o seu comportamento habitual. Faça logout dos seus serviços de streaming se quer ver menos séries para ler mais livros. Remova os atalhos de favoritos do seu navegador ou os apps do seu celular se quer acessar menos um site ou app para ter mais tempo de se exercitar. Tire as pilhas e tranque em uma gaveta o controle remoto da TV se quer assistir menos televisão.
São várias atitudes, mas a lógica é uma só: quanto mais energia você tiver que gastar para fazer uma ação, menores são as chances de você executar aquela ação.
Use o caminho de menor resistência para facilitar a execução dos seus novos hábitos.
Colocar obstáculos para os comportamentos que você quer abandonar é apenas parte da técnica. A outra parte é facilitar ao máximo a execução dos hábitos que você quer adotar.
A Regra dos Vinte Segundos diz que suas chances de realizar um hábito aumentam significativamente se você facilitar a execução desse hábito. O tempo necessário para começar o que tem que ser feito tem que ser no máximo de vinte segundos.
Por exemplo, como é que você pode criar uma rotina de alimentação saudável? Você precisa ter certeza de que preparar as refeições em casa com alimentos minimamente processados é algo fácil, prático e prazeroso.
Para ser fácil e prático, então você precisa ter os utensílios necessários na sua cozinha. Precisa ter os ingredientes saudáveis na sua geladeira e na sua despensa. Precisa ter receitas fáceis e saborosas já escritas e em um lugar fácil na cozinha. Qualquer atitude que encurte em alguns segundos o preparo da refeição já aumenta a sua chance de adotar o hábito de se alimentar bem.
Isso vale para tudo. Se o seu objetivo é ler mais livros, crie um ritual de leitura. Tenha o livro sempre à mão. Tenha um lugar agradável e com boa iluminação para ler, em um local privilegiado da sua casa. Tenha uma hora reservada para a leitura.
Se a sua meta é fazer mais exercícios físicos, deixe já pronto em um lugar na sua casa ou na sua mochila um par de tênis e roupas de ginástica. Encontre uma academia que fique no trajeto entre sua casa e o seu trabalho. Deixe tudo bem fácil de ser executado.
Essa é uma forma de usar a preguiça a seu favor. E com uma vantagem: a cada vez que você repete esse comportamento, está formando um hábito. E assim o seu cérebro vai precisar de cada vez menos energia para executar essas ações que vão transformar você na pessoa que você sempre quis ser.
Nós estamos programados para poupar energia. Mas você não está condenado a ser preguiçoso repetindo maus comportamentos por toda a vida. Com a Regra dos Vinte Segundos, você pode a partir de agora colocar obstáculos para os seus maus hábitos e trilhar o caminho de menor resistência rumo aos novos hábitos que você quer adotar.
Você pode reprogramar o seu cérebro para que ele aprenda que os bons comportamentos que você quer adotar são também os comportamentos que poupam mais energia. Isso é usar a preguiça a seu favor para se tornar uma pessoa mais produtiva, saudável e inteligente.
Para você que quer ir além e aprender a fazer um uso ainda melhor do seu tempo, conhecendo outras técnicas de produtividade, eu te convido a assistir a uma aula especial do curso Produtividade Ninja sobre gerenciamento do tempo. Você pode ver essa aula agora mesmo acessando https://arata.se/gerenciamentotempo