Se você está estudando algum assunto e quer descobrir Como Aprender Mais Rápido, então este vídeo é para você.
Será que você comete este erro?
– Estudar na véspera da prova
Sabe o que mais acontece na época de escola primária? Estudar antes da prova. E não é um erro só cometido por criança não: muitas vezes é um erro cometido pelo doutorando fazendo pós graduação, pelo engenheiro que vai pegar uma certificação, pelo advogado que vai prestar a prova da OAB.
Qual é o problema aqui? Pois estudar antes da prova é algo só pra tirar nota alta. Você vai pra prova, dá aquela revisada belezinha meia hora antes, escreve tudo com pressa antes de esquecer e quando está dando a prova pro professor sente aquele alívio “ahhhhhh que bom, já posso esquecer”.
Esse é um erro pois se eu realmente quero APRENDER, esta estratégia não me ajuda. É uma estratégia inclusive modelada para retenção de curto prazo seguida de esquecimento.
Quase todo mundo que estuda na véspera e dá uma revisada alguns minutos antes da prova começar está acionando o que se chama de “memória de curto prazo”.
MEMORIZAR é diferente de APRENDER.
Vou repetir:
Memorizar é diferente de aprender.
Memorizar pode até servir pra tirar nota e brincar de faz-de-conta dentro da escola. Você memoriza, tira nota alta e depois suspira gostoso com o alívio “que bom, agora já posso esquecer”.
Quem memoriza fica indignado quando o professor remarca prova. Não é?
“Ah professor! Mas eu já estudei pensando que a prova era hoje! Se a prova for remarcada pra semana que vem, vou ter que estudar de novo!”
Veja a incoerência desse tipo de reclamação. Na escola, infelizmente nós fomos preparados para decorar, pra memorizar.
Mas na vida real, não adianta. Na vida real, nós temos que aprender. Para um concurso público, pra uma certificação profissional, pra um vestibular, pra nos tornarmos melhores profissionais, melhores empreendedores… pra ficar fluente em inglês ou outro idioma, nós temos que aprender. Pois na vida real não tem faz de conta.
O que eu quero dizer com faz de conta? É quando o professor da escola dá dez pra quem decorou a matéria na véspera.
Se você é do tipo de pessoa por exemplo que sempre tirou nota dez durante a escola e não conseguiu ser aprovado no Vestibular, é bem provável que você viveu o faz de conta. E estudou com essa estratégia de memorização na véspera.
Memorizar na véspera é bom pra decorar pequenos volumes de conhecimento por pouco tempo antes da prova.
Mas quando vem uma prova maior, como um concurso público, uma prova de certificação profissional, um ENEM, Vestibular, ou até Prova da OAB, exame oral de uma banca examinadora, certificado de idiomas, aí não dá certo, porque o conteúdo é muito grande pra ser decorado na véspera.
Outro erro de estudar na véspera: mesmo que eu consiga alcançar uma nota alta, é um esforço muito grande. Muito! Principalmente se é um volume grande de material pra estudar, o custo-benefício não compensa. O repeteco tem inclusive nome: é memorização por força bruta, que é o jeito mais ineficiente de todos pra aprender algo. É um processo lento, cansativo, dá sono e causa muita frustração. Por isso que aluno fica babando… óbvio, é muito chato estudar desse jeito, na decoreba.
Na memorização por força bruta, você gasta muito mais tempo na cadeira lendo e relendo pra decorar as coisas do que se usasse outras técnicas de estudo. Que aliás ajudam a reter o conhecimento no longo prazo.
Eu quero te passar as dicas completas para você descobrir Como Aprender Mais Rápido. Para isso, te convido para visitar o link aqui.
É a página onde você encontra um formulário para deixar seu email e receber a segunda parte deste vídeo. Lá nós vamos explicar em detalhes Como Aprender Mais Rápido. Nos vemos lá!