Oi! Seiiti Arata. Se você reclama que ganha pouco, a solução é bastante simples e lógica. Basta pedir demissão do seu trabalho atual e aceitar a outra oferta que está pagando mais. Ah… você não tem outra oferta que pague mais pelo seu trabalho? Então, será que você está mesmo ganhando pouco? Vamos refletir.
A avaliação do que é “pouco, médio ou muito” depende das outras opções existentes.
Então, um pagamento de salário é considerado pouco em comparação com outros empregos que pagam mais para realizar atividade parecida. Mas o problema lógico acontece quando não existem outras ofertas pagando mais e mesmo assim você tem uma sincera insatisfação de que não está ganhando o que gostaria.
É normal desejar receber maior salário, ter maior reconhecimento e ter ambições profissionais. Mais do que normal, é positivo ter aspirações para melhorar a sua qualidade de vida. Porém, existe um perigo que é o discurso de vitimização que acorrenta as pessoas em posições de vulnerabilidade e dependência.
Tome cuidado para não desperdiçar seu tempo apenas reclamando sozinho ou imaginando como o mundo ideal DEVERIA SER. Em vez disso, observe como o mundo atual É.
E, baseado nas suas descobertas sobre como o mundo É, implemente as estratégias mais eficientes para aumentar o seu ganho financeiro. Este é o caminho pragmático, mão na massa, que implementa soluções reais.
Só existem três caminhos para quem quer ter um salário maior. Escolha a sua opção e tome uma atitude.
O valor de um salário depende de uma série de fatores, incluindo o mercado em que você atua, o local onde você trabalha e a sua qualificação profissional. Mas qual é o principal fator para definir o preço que uma empresa vai te pagar? É a lei da oferta e da procura.
Se existem muitos profissionais em um mercado oferecendo o mesmo tipo de serviço, sem nenhum diferencial, então existe muita oferta de mão de obra e portanto o salário será baixo. Isso acontece porque pela lei da oferta e procura não faz sentido para a empresa oferecer um salário alto para o trabalhador A sendo que o trabalhador B aceita um salário menor oferecendo o mesmo tipo de serviço.
Porém, se existem poucos profissionais oferecendo aquele serviço (ou uma demanda de funcionários muito maior do que a oferta de empregados), aí eles podem negociar com a empresa salários maiores. E o empregado nem precisa bater na porta do chefe para pedir um aumento. Simplesmente acontece de diferentes empresas serem obrigadas a aumentar o preço do salário oferecido para conseguir preencher as vagas.
Existem situações famosas em que as empresas podem entrar em acordo de não recrutar ativamente os funcionários uns dos outros para evitar perda de talento e aumento de preço. Existem leis de defesa econômica que proíbem a formação de cartéis e se ficar comprovado que existe este tipo de acordo, as empresas podem ser punidas. Mas este é um assunto para outro dia. Vamos continuar conversando com foco prático no que você pode fazer.
Agora que temos a clareza de que a principal força que determina os salários é a lei da oferta e da demanda, podemos prosseguir para elaborar uma estratégia efetiva para você ganhar mais.
Apenas existem três opções sobre o que fazer quando você acha que ganha pouco. Um: negociar aumento na sua empresa atual. Dois: buscar o aumento indo para uma outra empresa. Três: caso as outras opções não funcionarem, se preparar para melhores tentativas. Vamos agora explicar cada uma dessas estratégias em mais detalhes.
Para aumentar o seu salário, a primeira atitude que você pode tomar é negociar na empresa onde você já trabalha atualmente. Existem muitos detalhes para isso que nós vamos explorar juntos no treinamento Duplique Seu Salário, que você pode ver em https://arata.se/dss
Resumidamente, se você negociar o seu aumento com sucesso, parabéns! Comemore. Você conseguiu o seu aumento de salário de uma forma direta e objetiva, de uma forma muito mais efetiva do que ficar reclamando para seus amigos ou criticando os malvados empresários nas redes sociais.
Entretanto, existe a chance de você ser a pessoa certa no lugar errado. Ou seja, se você tem boas qualificações, pode ser muito mais eficiente usar a segunda opção: aceitar a oferta de trabalho de uma outra empresa que esteja preparada para pagar mais. Também no treinamento Duplique Seu Salário nós vamos fazer atividades guiadas que te explicam como implementar este passo.
Se você então aceitar uma oferta melhor em outra empresa, parabéns! Comemore. Você conseguiu o seu aumento de salário em outra empresa. Esta foi uma atitude pragmática, indo direto ao ponto sem se perder em longos discursos sobre a injustiça do sistema capitalista, sobre como a sociedade deveria ser diferente, sobre como os ricos exploram os pobres. Ser pragmático é olhar o mundo atual, tal como é, e encontrar a solução mais eficiente para resolver o problema que você identificou.
E, ao aceitar uma oferta que pague mais, você resolveu seu problema e deixou claro para seu empregador antigo que ele deve aumentar salários para não perder talentos como você para a concorrência.
A opção um (negociar aumento na empresa atual) e a opção dois (ir para outra empresa que pague mais) são óbvias. Porém, agora nós precisamos de um pouco de reflexão, calma e uma xícara de chá de humildade.
Se você não conseguiu o aumento na sua atual empresa e nem conseguiu emprego em outro lugar que pague melhor, então sobrou a terceira opção: gratidão e aperfeiçoamento. Você precisa agradecer por ter um trabalho, entender que está recebendo o pagamento de acordo com o nível do mercado e, principalmente, fazer o aperfeiçoamento para ser capaz de aumentar seu pagamento negociando no trabalho atual ou aceitando uma oferta melhor.
Se nenhuma empresa está interessada em pagar mais, isso significa que você não está “ganhando pouco”.
A maneira mais garantida de viver uma vida ruim é se recusar a aceitar a realidade. Por isso que é importante fazer uma análise objetiva com um certo distanciamento.
Pense comigo e avalie a seguinte situação. Você tentou negociar na sua empresa, mas ficou claro que ela não está disposta a te pagar mais. Você tentou procurar outros empregos e nenhuma outra empresa quer contratar você por um salário maior.
Qual é a conclusão lógica desta constatação?
Isso significa que você está recebendo exatamente o que o seu mercado considera adequado para o que você tem a oferecer como profissional.
Quando ninguém quer te pagar mais, a única maneira de você conseguir um aumento de salário é apresentar ao mercado algum diferencial que faça com que as empresas considerem vantajoso pagar um salário maior.
Você pode fazer uma arbitragem geográfica, mudando para um local onde existe mais demanda de empregados e portanto com maiores salários. Ou trabalhar online para clientes de outras áreas que pagam mais.
Também é possível investir em conhecimento. Você pode investir em cursos, equipamentos e capacitações para fazer o seu trabalho final de uma maneira mais qualificada, trazendo resultados concretos para a empresa onde você trabalha.
Mas o trabalho final não é o único diferencial que você pode apresentar. Também é possível melhorar as habilidades gerais e interpessoais que não estão diretamente ligadas ao seu trabalho final. Isso inclui habilidades como falar melhor em público, se apresentar melhor, tratar bem clientes e colegas, ter pontualidade e organização… todos esses fatores também são levados em consideração quando uma empresa avalia um empregado.
Cada tipo de trabalho valoriza capacidades diferentes. Observe o que o seu mercado realmente valoriza para não perder tempo em detalhes irrelevantes e se concentrar na melhoria das habilidades que a sua área mais precisa.
Você precisa se qualificar para ter diferenciais que te tornem capaz de se candidatar com sucesso para empregos que pagam mais.
Tenha em mente que este desenvolvimento profissional é um processo que demora. Exige paciência e dedicação. E enquanto você não apresenta esses diferenciais, a atitude mais adequada é a gratidão por ter o seu emprego e a humildade de entender que você não está ganhando pouco comparado com o que tem para oferecer. Essa é a chave de humildade que abre as portas para que você se desenvolva e fique qualificado para poder ganhar mais.
Com o seu trabalho atual, você tem uma fonte de renda para investir em você mesmo e também tem a oportunidade de praticar para se tornar um empregado cada vez melhor.
Cuidado para não pensar do jeito errado. Para pensar do jeito certo, assuma a responsabilidade para mudar e ganhar mais.
No episódio anterior da série Oi! Seiiti Arata, nós falamos sobre como as palavras que você usa influenciam o seu modo de pensar e a sua atitude diante da vida.
Por exemplo, profissionais que falam frases como “as vendas estão fracas neste mês”, “o pessoal da equipe não colabora” ou “não deu tempo suficiente para bater a meta” estão se colocando como vítimas das circunstâncias.
Da mesma forma, quem fica reclamando que “esse emprego paga pouco”, “a empresa não me valoriza” ou “o mercado está saturado” está na verdade apontando o dedo para fora e colocando a culpa em eventos externos e fora do seu controle.
Mas se você quer realmente ganhar mais, agir assim de forma vitimista e irresponsável não vai ajudar. Em vez disso, comece a falar e pensar de um modo ativo, se colocando como protagonista da sua própria realidade. O jeito errado de pensar é infantil, como uma criança que precisa de ajuda e proteção para fazer tudo. O jeito certo é o pensamento adulto, assumindo responsabilidade para ser um agente de transformação e mudar o próprio futuro.
E por fim, o mais importante. Encontre um equilíbrio realista. Também está errado se iludir com discursos motivacionais, acreditando que qualquer coisa é possível. Obviamente existem limitações. E cabe a você ter a maturidade, humildade e ser pragmático em perceber quais são os limites, quais são as oportunidades e agir com paciência e determinação, melhorando sempre.
Praticamente todos os empregados acham que deveriam ganhar mais do que ganham, mas a maioria deles fica apenas reclamando sobre isso sem fazer nada a respeito. Não seja mais um desses. Caso você realmente queira ganhar mais, negocie um aumento com a sua empresa ou procure emprego em outra empresa que pague mais.
Se nenhuma dessas duas opções der certo, você deve primeiro agradecer por ter o salário que tem e depois investir na sua própria qualificação para ter um diferencial que faça com que as empresas paguem mais a você.
No curso Duplique Seu Salário, você descobre exatamente quais pontos você pode melhorar na sua atuação profissional e descobre técnicas de negociação para conseguir salários maiores na sua empresa ou em um novo emprego. Você pode ver uma aula especial do curso Duplique Seu Salário no endereço https://arata.se/dss