Oi! Seiiti Arata. Para você que é jovem e tem toda uma vida adiante, você precisa entender que a sua vida está predeterminada. O sistema está configurado para que você nunca enriqueça. Se você não assumir o controle das suas finanças, você vai se tornar mais uma pessoa que vai trocar o seu tempo por dinheiro. E ao final desta conversa rápida você já vai entender porque trocar tempo por dinheiro impede você de prosperar.
Se você não fizer as suas próprias escolhas, os outros vão escolher por você.
Você precisa adquirir educação financeira para se libertar e poder fazer as suas próprias escolhas. Se você não escolhe o que deseja pro seu futuro, o que vai acontecer? Você vai acabar seguindo a escolha que já está predeterminada, igual as configurações padrão de um app que você instala.
A configuração padrão é que você precisa ir pra faculdade, fazer estágio e sonhar em ser efetivado em uma boa empresa. A configuração padrão é tolerar que uma boa parte do seu salário será descontada com a promessa de um dia você se aposentar. Essa é uma ilusão que está instalada como padrão na cabeça das pessoas.
É uma ilusão associar prosperidade financeira com a imagem do executivo incansável, workaholic, que trabalha dia e noite para crescer na carreira e ser recompensado mais tarde. Com essa imagem na mente, você pode acreditar que o caminho para a riqueza é trabalhar duro para ter mais dinheiro.
O problema é que as pessoas verdadeiramente ricas NÃO trabalham pelo dinheiro.
Pelo contrário, quem trabalha pelo dinheiro acaba tendo uma vida de dificuldades e limitações. Quando você dedica seu foco em escolhas para aumentar os seus ganhos financeiros, você está usando uma mentalidade de curto prazo. E esse aumento na riqueza vem às custas de sacrifícios pessoais que simplesmente não valem a pena no longo prazo.
A verdadeira riqueza é aquela que permanece mesmo quando você não está trabalhando. Se existe um único conceito que você precisa aprender é que você não deve trocar o seu tempo por dinheiro. Esta é uma distinção importante para entender agora.
Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles.
Somente as pessoas pobres ou de classe média trabalham pelo dinheiro. Essa é a primeira lição que Robert Kiyosaki compartilha no livro bestseller Pai Rico, Pai Pobre. Mas o que exatamente significa dizer que “os ricos não trabalham pelo dinheiro”?
Para entender essa lição, precisamos aprender a diferenciar o que é uma pessoa verdadeiramente rica.
Você acha que um executivo milionário de uma empresa é uma pessoa rica? Ou que um jogador de futebol milionário é uma pessoa rica?
Apenas com esta informação, não é possível saber. Apenas o fato de ser milionário não é um indicador de verdadeira riqueza caso eles ainda precisem trocar tempo por dinheiro.
A pessoa rica de verdade é o dono da empresa onde trabalha o alto executivo. É o proprietário do clube onde joga aquela estrela.
Quem trabalha trocando tempo por dinheiro não pode ser considerado realmente rico. Se você trabalha por dinheiro, você vai parar de receber no dia que ficar incapacitado para continuar trabalhando ou simplesmente for substituído por outra pessoa.
A melhor maneira de colocar o dinheiro para trabalhar para você é adquirir educação financeira.
A configuração padrão que é instalada na cabeça de todo mundo é que existe um caminho para enriquecer. Ir para a escola, tirar boas notas, cursar uma faculdade e conseguir um bom emprego em uma grande empresa. Depois, trabalhar bastante, estudar ainda mais, fazer pós-graduações, e progredir na carreira para ganhar cada vez mais.
O erro desse caminho é que ele está configurado você para trabalhar pelo dinheiro. Se você sempre troca seu tempo por dinheiro, acaba ficando preso em uma armadilha de ter que trabalhar para sempre, como aqueles ratos que ficam correndo em uma rodinha sem sair do lugar. Essa é a corrida dos ratos.
As pessoas verdadeiramente ricas não seguem esse caminho. Em vez de trabalhar por dinheiro, elas escolhem viver de renda. Você pode fazer o mesmo, mas para isso é preciso ter educação financeira. E para ter educação financeira você precisa aprender avaliar riscos, saber quando usar o poder da alavancagem, otimizar a sua estratégia tributária, escolher quais investimentos são melhores para o seu perfil, identificar o que o mercado mais valoriza.
Pessoas ricas possuem algo em comum: elas são empreendedoras e construíram grandes empresas para alavancar as suas próprias ideias.
Em vez de trabalhar só para ganhar dinheiro, esses grandes empresários focam em resolver o problema de outras pessoas em larga escala. Com isso, geram riqueza também em larga escala, solucionam problemas reais, geram renda para governos em forma de impostos e criam empregos para milhares de trabalhadores.
Você não precisa ser empresário para colocar o dinheiro para trabalhar para você. É possível viver de renda seguindo sua vocação.
Será que para viver de renda você necessariamente precisa criar uma empresa?
Não. Se a sua definição de riqueza é simplesmente não precisar mais se preocupar com dinheiro e ter o suficiente para pagar um estilo de vida confortável até o fim da vida, então você não precisa virar empresário. Você pode simplesmente continuar com o seu emprego normal, desde que você tenha uma boa cartela de investimentos que melhora a cada mês.
Antes de tudo, você precisa seguir a sua vocação, o seu propósito. Se você prefere ser um artista, um médico, um engenheiro, não precisa abandonar aquilo que você realmente gosta para abrir uma empresa.
Aliás, caso você abra uma empresa sem ter uma sincera vontade de empreender, é bem provável que você acabe fracassando.
Por isso, caso você ame o seu emprego e não tenha interesse em ser empresário, existe uma maneira muito simples de fazer o seu dinheiro para trabalhar para você enquanto você continua seguindo a sua vocação. Como? Investindo na empresa de outras pessoas que tenham a vocação de ser empresárias. E para você saber fazer esses investimentos e escolher quais ações comprar… você também vai precisar de educação financeira.
Ganhe mais do que você gasta. A diferença entre receitas e despesas vai trabalhar por você.
Se você trabalha pelo dinheiro… você está preso em uma armadilha de três partes. Primeiro, você gasta tudo o que você ganha. Segundo, quando você aumenta seus ganhos, você aumenta as suas despesas. Terceiro, você não está melhorando sua educação financeira.
É por isso que mesmo quando você está ganhando mais, continua não sobrando dinheiro no final do mês. Isso é o que se chama de corrida dos ratos. É um ciclo de trabalhar para ganhar dinheiro e de ter que ganhar dinheiro para pagar as contas.
A única forma de sair dessa corrida dos ratos é vencendo a ignorância. Além de aprender como o dinheiro funciona, você precisa aprender como as suas próprias emoções guiam você na busca por independência financeira. De todas as emoções, você precisa aprender a dominar principalmente o seu medo e a sua ambição.
Dominando o medo de perder dinheiro e a ambição de querer sempre mais, você pode controlar melhor os seus gastos. Pode começar a fazer com que sobre algum dinheiro no final do mês.
Essa sobra pode ser usada de duas formas. Se você tem vocação para iniciar um negócio, pode começar a investir em construir a sua própria empresa. Se você não tem vocação para ser empresário, pode começar a investir na empresa dos outros.
Esse investimento pode tanto ser no negócio de uma pessoa conhecida quanto em investimentos mais estruturados, como aplicações de renda fixa, imóveis e ações. E qual é o melhor investimento? Somente você é que poderá escolher o que é melhor pro seu perfil, desde que você tenha educação financeira.
O importante, no final das contas, é entender como o dinheiro funciona e colocar o dinheiro para trabalhar para você. Com tempo e o poder dos juros compostos, uma hora esse dinheiro investido pode ser capaz de gerar uma renda que liberte você de ter que passar a vida trocando seu tempo por dinheiro.
Se você quer ser uma pessoa rica, pare de trabalhar pelo dinheiro e comece a viver de renda. Comece desde já a estudar como o dinheiro funciona e como as suas emoções em relação ao dinheiro funcionam. Com esse conhecimento, coloque o seu dinheiro para trabalhar para você até se libertar da corrida dos ratos.
Uma boa forma de fazer isso é estudando como as pessoas da classe alta agem. Como elas trabalham? Como pensam? O que fazem para ter cada vez mais dinheiro?
Para você que ficou aqui até agora, mostrando que realmente se interessa por esse assunto, eu te convido a assistir a uma aula especial do curso A Classe Alta em que eu explico outros tabus relacionados a dinheiro.