Oi! Seiiti Arata. A indústria da motivação está fazendo um grande sucesso. Posts motivacionais no Instagram, vídeos inspiradores no YouTube, histórias de superação em livros, filmes e seriados ganham milhões de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais.
Agora, deixe eu te fazer uma pergunta sincera. Esse material motivacional tem realmente ajudado você a conquistar grandes objetivos?
Não estou falando de ficar animado ao ver um desses posts motivacionais. Estou falando de resultado de verdade. Você conseguiu concretizar alguma das suas grandes metas com base apenas na motivação?
É bem provável que não, e isso tem uma explicação. A motivação não é sustentável. Quando você tem metas de longo prazo, você precisa de mais do que simples motivação. Você precisa de disciplina.
Disciplina é o fundamento para qualquer grande objetivo. Enquanto a motivação é uma faísca, a disciplina é uma lenha que queima durante dias.
Os materiais motivacionais funcionam como uma faísca para o seu ânimo. Às vezes você está meio para baixo, sem vontade de fazer nada, até mesmo triste. Aí vê um vídeo motivacional e se anima para começar a agir.
O problema é que esse ânimo passa rápido. Logo você está de volta ao antigo padrão e precisa buscar um novo material motivacional para se animar outra vez.
E assim, de faísca em faísca, você vai vivendo um ciclo de tédio e ânimo. Dá um pequeno passo para frente, depois outro para trás, depois mais um para frente. E fica sempre dependendo de uma fonte externa para agir.
Conquistar grandes objetivos dessa forma é quase impossível. Se você quer mudar o seu corpo, aprender a falar um idioma ou construir seu próprio negócio, você vai precisar de um combustível mais constante e duradouro do que a motivação.
E esse combustível se chama disciplina.
Disciplina é a capacidade de dominar a si mesmo. Pessoas disciplinadas alcançam resultados maiores do que pessoas motivadas.
Abraham Lincoln dizia que a disciplina é a capacidade de dominar a si mesmo. É uma forma de você demonstrar respeito aos seus próprios sonhos. Disciplina é a capacidade de dizer não a si mesmo.
Pense em alguma meta que você já traçou para você mesmo, mas que nunca conseguiu alcançar. Emagrecer, aprender a tocar um instrumento, parar de fumar. Tanto faz.
É muito provável que a razão do seu insucesso tenha sido a falta de disciplina, a falta de capacidade de dizer não para você mesmo.
Por exemplo, naquele momento em que estava motivado, você disse que queria emagrecer. Mas depois quando viu aquela sobremesa, foi incapaz de dizer não para a sua vontade de comer doce. Aí viu uma foto inspiradora de antes e depois de uma pessoa que conseguiu emagrecer… e essa foto motivacional fez voltar a sua motivação. No dia seguinte, sem aquela faísca motivacional, você foi incapaz de dizer não para a preguiça e pediu pizza com refrigerante para jantar.
O que estamos falando aqui é bem simples e fácil de ser entendido por qualquer pessoa. Mas mesmo entendendo isso, por que não conseguimos ser disciplinados? Por que não conseguimos nos manter no rumo até conseguir o objetivo final?
A resposta é que muitas vezes confundimos disciplina com sofrimento.
A disciplina nos liberta do sofrimento. Uma pessoa disciplinada não precisa ficar sofrendo a todo instante para decidir o que fazer.
A disciplina muitas vezes é vista como um sofrimento porque achamos que o caminho para conquistar um grande objetivo é sempre muito difícil.
Imagine ter que ficar sem comer doces ou pizzas para conquistar o seu objetivo de emagrecer? Parece um sofrimento ter que manter essa disciplina.
Mas será que não é um sofrimento ainda maior ter que ficar decidindo a cada refeição se você vai ou não vai ser capaz de dizer não para você mesmo? Será que não é um sofrimento ainda maior ver o seu corpo tomando uma forma que você não quer? Será que não é um sofrimento ainda maior perder sua saúde?
Em vez de ver a disciplina como um sofrimento, você pode pensar na disciplina como uma verdadeira liberdade.
Vamos voltar ao exemplo. Digamos que você tomou uma só decisão de emagrecer. Você colocou aquela meta no seu plano de vida e seguiu o planejamento com disciplina. Você até pode ter escorregado aqui e ali, mas não teve que ficar a cada refeição decidindo se ia ou não seguir o plano.
Nesse exemplo, a disciplina é uma liberdade. Você se livra de ter que ficar tomando decisões repetidas, sofrendo para saber se vai ser capaz de dizer não a si mesmo.
A disciplina pode parecer difícil no começo, quando a sua zona de conforto está se expandindo para alcançar o seu novo padrão de comportamento. Depois, a disciplina vira a liberdade de você experimentar na prática resultados que antes eram apenas sonhos descritos em um plano de vida abstrato.
Para ter disciplina todos os dias você precisa de razão, ambiente, planejamento e resiliência.
Agora que entendemos que a disciplina é muito mais efetiva do que a motivação para você alcançar objetivos de longo prazo, está faltando saber como ter disciplina todos os dias.
O primeiro passo é você entender o seu porquê. Por que você quer alcançar esse objetivo específico?
A maioria de nós parte direto para o “o quê”. Por algum motivo, dizemos a nós mesmos que queremos ter um corpo bonito. Que queremos ler mais livros. Que queremos falar outro idioma.
Mas você já se perguntou “por quê” quer fazer tudo isso? Quando você tem clareza de qual é a sua razão por trás da decisão que tomou, fica muito mais fácil manter a disciplina no longo prazo.
O segundo passo é você ter um ambiente que favoreça a sua disciplina. O ambiente físico exerce uma grande influência na forma como você se comporta, podendo atrapalhar ou até ajudar você a se manter disciplinado.
Por exemplo, se você quer emagrecer, o que significa um ambiente que favoreça sua disciplina? Significa que você não deve ter doces e guloseimas nas prateleiras da sua casa. Se quer parar de fumar, o ambiente que favorece é aquele em que não existem outros fumantes. Se quer falar outro idioma, o ambiente que favorece é aquele em que você tem a possibilidade de se comunicar com pessoas que falam esse idioma.
O terceiro passo para ser uma pessoa mais disciplinada é você ter um planejamento claro. Esse planejamento deve considerar o ponto onde você está atualmente e qual é o destino final desejado. Depois, deve listar quais são os passos que você tem que dar para sair da situação atual até a situação desejada.
O quarto e último passo para ser disciplinado é você ter resiliência. É aceitar que, por mais disciplinado que você seja, ainda assim os erros vão acontecer. Você não está buscando perfeição. O que você está buscando é a capacidade de seguir em frente mesmo quando esses erros acontecerem, sem depender a todo instante de materiais motivacionais.
Ter disciplina todos os dias não é tarefa fácil. Na verdade, desenvolver sua disciplina é um dos maiores desafios que você pode enfrentar. Seu cérebro sempre vai preferir economizar energia e se manter em sua zona de conforto. Por isso temos a tendência em preferir materiais de motivação fáceis de consumir.
Mas esses materiais motivacionais de curto prazo não te oferecem o que você precisa.
O que você precisa é ter disciplina. É tomar uma só decisão e agir de acordo, aceitando os seus erros e aprendendo com eles. Faça isso dia após dia, semana após semana, e logo logo aqueles sonhos distantes vão se tornar realidade na sua vida.
Caso você queira montar um planejamento completo para concretizar esses sonhos sem depender de motivação, eu te convido a assistir uma aula especial do curso Planejando Sua Vida acessando agora mesmo.