Oi! Seiiti Arata. Você já ouviu falar que precisa de vinte e um dias para criar um hábito? Sinto muito, mas essa informação não tem base científica.
Formar hábitos certamente muda a sua vida. Isso é verdade. Hábitos permitem que a gente faça as coisas em uma espécie de piloto automático. Formando os hábitos certos, você pode transformar o seu corpo, aprender um idioma, juntar dinheiro, ou alcançar qualquer outra meta que exija consistência.
Mas isto também significa que hábitos ruins podem te atrapalhar. Comer alimentos ultraprocessados, ficar nas redes sociais em vez de estudar, gastar mais do que ganha… esses são exemplos de comportamentos prejudiciais quando são repetitivos.
É importante, então, que você forme hábitos de forma inteligente. Hábitos que deixem você cada dia mais perto de se tornar a pessoa que você quer ser.
Agora, você sabe quanto tempo demora para criar um hábito?
A história dos 21 dias para criar um hábito não passa de um mito sem comprovação científica.
Algum tempo atrás, um médico chamado Maxwell Maltz escreveu que pessoas amputadas levam cerca de vinte e um dias para se acostumar com a perda do membro amputado. Essa informação viralizou, e acabou sendo generalizada para dizer que se leva vinte e um dias para criar um hábito.
Vem daí a mania que você vê na internet, com desafios de vinte um dias para isso, trinta dias para aquilo, como se criar hábitos fosse uma ciência exata. Vinte e um se tornou um número mágico. Mas esse prazo não passa de um mito sem comprovação científica.
Vamos ver o que diz a ciência. Em 2009, uma pesquisa recrutou noventa e seis participantes para fazer uma mesma atividade diária, em um mesmo contexto, por doze semanas. Por exemplo, um participante escolheu fazer exercícios diariamente logo após o café da manhã. Outro escolheu correr quinze minutos antes do jantar.
O objetivo da pesquisa era descobrir quanto tempo demora para as pessoas criarem um hábito. Alguém poderia dizer que na média, os participantes levaram sessenta e seis dias. Mas essa média é um número inútil pois o tempo variava drasticamente caso a caso. Um hábito simples, como beber um copo de água, pode levar dezoito dias. Algo mais difícil, como fazer uma hora de academia, pode demorar mais de duzentos dias.
Quando a pergunta é “quanto tempo demora para criar um hábito?”, a resposta certa é uma que ninguém quer ouvir: criar hábitos pode demorar para sempre.
Um hábito só é formado quando você pratica o hábito. Nem um dia a mais, nem um dia a menos.
Quando as pessoas pesquisam quanto tempo demora para criar um hábito, elas estão buscando um atalho. É como se elas pensassem assim: vou me esforçar por vinte e um dias fazendo exercício. Depois dos vinte e um dias, isso vai ficar tão automático que a minha vida vai ficar fácil e não vou precisar me esforçar mais.
Na prática, não é isso que acontece. A pessoa se força a fazer aquela ação por vinte e um dias, trinta dias ou até sessenta e seis dias… e, depois, tem que continuar se esforçando.
Um hábito só dura enquanto você pratica o hábito. Parece óbvio, mas muita gente esquece isso. Não importa se você fez exercício nos últimos trezentos e sessenta e cinco dias. Se você parar hoje e não fizer mais exercícios, você perde o hábito.
Se você tem que continuar repetindo o hábito, o que importa quanto tempo leva para criar aquele hábito? Colocar um prazo só serve para criar uma expectativa irrealista. Isso pode até jogar contra os seus objetivos. Se você perder um dia, pode acabar frustrado e desistindo.
Não se julgue por não dominar um novo hábito em poucas semanas. Em vez de buscar números mágicos, pense no longo prazo.
Hábitos são um processo, e não um evento. Assuma o compromisso consigo mesmo para formar hábitos inteligentes que te ajudem a cumprir os seus objetivos. Se leva vinte e um dias, ou duzentos, não importa. Hábito é uma atitude contínua que vai te transformar na pessoa que você quer ser.
A boa notícia sobre o tempo que demora para formar um hábito… é que fica mais fácil a cada dia.
Tente se lembrar da primeira vez que você fez alguma coisa. A primeira vez que andou de bicicleta, ou que usou algum aplicativo. Você estava aprendendo. Na primeira vez que você tenta algo, tudo é mais difícil. Na segunda vez, fica um pouco mais fácil. Na terceira, mais fácil ainda. Até que, um dia, não existe mais dificuldade em fazer aquilo.
Com os hábitos, acontece algo parecido. Não existe um número mágico de dias para transformar um hábito difícil em algo fácil. A evolução pode ser devagar quando comparamos de um dia para o outro. Mas, no longo prazo, existe uma diferença grande. A dificuldade de praticar o hábito no primeiro dia será muito maior comparada à dificuldade cem dias depois.
A dificuldade cai quando você não tem mais tanta resistência em praticar o hábito. Por exemplo, no começo você se forçava a ir para a academia. Agora, já é parte natural da sua rotina.
Isso não significa que o hábito está formado para sempre. Se você deixar de ir por um tempo, vai formar o hábito de não ir para a academia.
O seu cérebro sempre vai preferir o caminho da menor resistência. Cada vez que você faz ou deixa de fazer um hábito, está criando um caminho neural no seu cérebro. Quanto mais pavimentado for esse caminho, maior a probabilidade de você percorrer esse caminho.
Seus hábitos podem te ajudar ou te atrapalhar. Muito mais importante do que pensar quanto tempo leva para criar um hábito, é você realmente fazer o hábito.
A história de que leva vinte e um dias para se criar um hábito é um mito. Pode levar bem mais tempo do que isso. A verdade é que esse tempo não importa. No final das contas, você vai ter que continuar praticando o hábito para que ele não se desfaça.
O seu foco deve ser em praticar o hábito hoje. Esqueça o futuro. Pratique o hábito hoje e você já vai estar formando o hábito.
Claro que não é tão simples. Mas, para te ajudar, preparei para você o resumo de um livro sobre como criar e modificar hábitos. Você pode baixar o resumo agora mesmo no endereço https://arata.se/ebookhabito .