Você tem medo de magoar ou chatear as pessoas?

Produtividade Arata! Hoje nosso formato de vídeo é diferente (inclusive eu tenho uma novidade pra você no final do vídeo) e vamos começar com uma historinha:

Era uma vez uma menina, Mariana, que comeu um sonho pela primeira vez.

O pai Mario tinha voltado do trabalho e passou na padaria e comprou um sonho para dar de presente.

A menina Mariana adorou, se lambuzou inteira e ficou muito feliz. E falou que esse era um tipo de doce tão bom que ela poderia comer todo dia.

Como o papai Mario viu que ela ficou tão feliz, ele então fez o que ela pediu: no dia seguinte ele comprou mais um sonho. E assim foi repetindo todos os dias quando voltava do trabalho.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Você já consegue imaginar o que aconteceu? Hoje em dia temos vários estudos na área de psicologia positiva e neurociência que explicam algo que todo mundo já sabe intuitivamente: conforme mais a gente repete um evento que trouxe alegria, a alegria tende a diminuir.

O primeiro doce é uma delícia, pois é uma novidade. O contraste entre nunca ter comido o sonho na vida… e comer o primeiro sonho é enorme e por isso sentimos a diferença. O segundo sonho também é gostoso, mas já não é tão surpreendente. O terceiro já entra dentro da zona da normalidade. O quarto já começa a ficar algo entediante, enjoativo.

Pois é. A intenção do pai era positiva: proporcionar o mesmo tipo de alegria que tinha acontecido na primeira vez que ele trouxe o doce.

Mas chegou rapidamente o dia em que a Mariana tinha enjoado e não queria mais comer, mas ela tinha medo de chatear o pai.

ESTE É O TEMA DO VÍDEO PRODUTIVIDADE ARATA DE HOJE: O MEDO DE CHATEAR AS PESSOAS AFETA SEU COMPORTAMENTO.

Você já se sentiu assim? Você não quer algo, mas acaba aceitando só por causa do medo de não magoar os outros? 

O que a menina acabou fazendo? Por causa do medo de dizer pro pai que ela não gostava mais de comer sonho todo dia, quando ela ganhava o sonho, ela dizia que ia comer em outro lugar, e a verdade é que ela jogava o sonho na privada e dava descarga.

A Mariana ficava triste com o desperdício, mas ela não sabia como dizer não. O  pois ela queria controlar o sentimento do pai: queria evitar deixar o pai chateado. 

Mal sabia ela que o pai todos os dias comprava o sonho com uma certa preocupação.

Os sonhos não eram muito caros, mas mesmo assim representavam uma despesa que antes a família não tinha.

Como Dizer Nao Seiiti Arata, Arata Academy

Além disso, Mario tinha medo de que tanto carboidrato e doce poderia causar problemas de saúde mais para frente.

Mas ele também não sabia dizer não e tinha medo de deixar a filha desapontada.

Quem sabe a Mariana pudesse pensar que ele não a ama se decidir parar de comprar o sonho!

Será que de alguma maneira você se identifica com este tipo de história? Nossa série aqui é sobre produtividade. Onde é na sua vida que você também está fazendo coisas pros outros com medo de magoar, sendo que a outra pessoa poderia ficar ainda mais satisfeita se você parar de fazer aquilo? Onde é que você precisa aprender a desenvolver melhor a sua comunicação, para conversar abertamente e entender quais são as escolhas mais eficientes? Onde é que você está jogando sonhos na privada e puxando a descarga?

Veja nessa história como a dificuldade de dizer não acaba prejudicando o desenvolvimento de relacionamentos autênticos, das pessoas realmente saberem o que as outras gostam ou não gostam, o que querem e que não querem.

A novidade que nós temos é um curso novinho que se chama Como Dizer Não. Eu convido você pra conhecer o curso visitando o link aqui – Abraços!